5 motos Honda 2025 mais baratas
A Honda surpreende com a ideia de lançar pelo menos 10 novas motos elétricas até 2025, e algumas delas podem aparecer já neste ano. A gigante japonesa busca ampliar sua participação em um mercado que, até agora, é principalmente liderado por empresas iniciantes em todo o mundo, especialmente na Europa.
A Honda promete lançar novas motos em três categorias: mobiletes, scooters e streets. Nas mobiletes, a velocidade máxima será de até 25 km/h, enquanto as scooters podem atingir até 50 km/h, e as streets podem ultrapassar esse limite. A marca também planeja criar motos elétricas para crianças e e-bikes com pedais assistidos.
Motocicletas representam dois terços dos 30 milhões de veículos vendidos pela Honda anualmente em todo o mundo. A empresa vê um potencial de crescimento, especialmente porque muitas pessoas estão trocando seus carros por motocicletas, não apenas devido ao trânsito nas grandes cidades, mas também devido ao aumento nos preços.
A estratégia inclui a introdução de baterias intercambiáveis, com as quatro grandes marcas japonesas (Honda, Suzuki, Kawasaki e Yamaha) concordando em padronizar suas motos. Com isso, um proprietário de uma moto Honda poderá trocar sua bateria em uma estação de serviço por uma da Kawasaki, por exemplo.
Esse modelo de compartilhamento de baterias já está presente no Brasil, especificamente em São Paulo, onde a Voltz instalou estações de troca para entregadores do iFood e outros usuários. Globalmente, os fabricantes estão acelerando a oferta de modelos elétricos, especialmente devido às proibições iminentes de venda de veículos a combustão em regiões como a União Europeia e o Reino Unido a partir de 2035.
MS01 2025
Uma das novidades já disponíveis é a MS01, uma mobilete elétrica projetada exclusivamente para o mercado chinês. O design da MS01 foi criado por Kenya Hara, chefe de design da Honda, inspirado em uma bicicleta antiga que fez muito sucesso na China e era vendida em supermercados. A pintura preta e branca, com muitas partes foscas, reflete a influência do minimalismo, buscando cores que não cansam os olhos.
Similar à Mobylette, a Honda MS01 possui acelerador eletrônico e pedal assistido, permitindo que o ciclista escolha entre pedalar ou descansar as pernas. Apesar da simplicidade, se fosse comercializada no Brasil, seria necessário realizar o emplacamento e possuir a CNH para condução.
Equipada com rodas aro 17 e pneus sem câmara, a MS01, segundo a Honda, é adequada para qualquer tipo de terreno urbano. Seu motor de 400W atinge uma velocidade máxima de 25 km/h. A bateria de 48V oferece autonomia para percorrer 65 km apenas no modo elétrico, sem a necessidade de pedalar. A Honda estima que um usuário médio teria que recarregar a MS01 uma ou duas vezes por semana.
Focada no mercado chinês, a MS01 tem um preço equivalente a R$ 4 mil, tornando-a mais acessível do que a Caloi Mobylette, disponível no Brasil por R$ 10 mil.
Shine 100 2025
A Honda acaba de lançar na Índia a Shine 100, que se destaca por ser a moto mais acessível da empresa nesse mercado e também a mais barata no país com partida elétrica. Com um preço anunciado de 64.900 rúpias, o equivalente a cerca de R$ 3,8 mil, a Shine 100 supera a Pop 110i, que é o modelo mais econômico da marca no Brasil e tem um preço inicial de R$ 9.010, sem considerar o frete.
Recentemente, patentes divulgadas pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) indicam que a Honda solicitou o registro de uma nova moto no Brasil, e pelas imagens, parece ser a Shine 100, que foi recentemente lançada no mercado indiano.
A Shine 100 chama a atenção por oferecer alguns recursos que não estão presentes na nossa Pop 110i, como um tanque convencional que não requer abrir o banco para abastecimento, rodas de liga leve, partida elétrica e até mesmo um marcador de combustível. Ao contrário da Pop 110i no Brasil, que possui rodas raiadas e apenas uma luz de aviso para indicar nível baixo de combustível.
Essa nova motocicleta da Honda Shine 100 é impulsionada por um motor monocilíndrico arrefecido a ar com 98,98 cm³, equipado com injeção eletrônica, catalisador e o sistema ESP de eficiência energética, uma característica encontrada apenas na linha PCX e ADV de scooters no Brasil. O motor oferece um desempenho modesto, com 7,38 cv de potência a 7.500 rpm e 0,8 kgfm de torque a 5.000 rpm. A transmissão é mecânica, com 4 velocidades, e a partida pode ser feita tanto por pedal quanto por botão.
Dax 125 2025
A Honda surpreende mais uma vez com o anúncio da Dax 125, uma nova opção acessível ao custo aproximado de 4 mil. A moto foi lançada no mercado europeu com um preço inicial de 4.290 euros, conforme informações da mídia local.
Também reconhecida pelo prefixo ST 125, essa moto de preço acessível da Honda compartilha a mesma base compacta presente na Honda Grom ou MSX 125, dependendo do país, sendo um modelo que se enquadra no conceito “Monkey”.
Equipada com o motor de 125 cc já presente na MSX 125 e em outros modelos da Honda, a Dax 125 apresenta um conjunto pouco convencional, incluindo um garfo invertido na parte dianteira com 31 mm de diâmetro. O coração dessa moto é um motor monocilíndrico de 124 cc, capaz de oferecer até 9,4 cavalos de potência e 10,8 Nm a 5 mil rpm. Uma opção atrativa para quem busca uma moto compacta e eficiente.
ADV 160 2025
A Honda registrou as patentes da ADV 160 no Brasil, um modelo que já está disponível nos mercados asiáticos desde 2022. Similar à ADV atual, a ADV 160 é uma opção aventureira baseada na plataforma da PCX, compartilhando motorização e componentes.
Com a recente mudança de geração da PCX, que agora utiliza o motor 160 em vez do anterior de 150, a Honda ADV aguarda alterações. A versão asiática da Honda ADV 160 revelou poucas mudanças visuais, incluindo novas texturas nas carenagens laterais, uma nova grade do radiador e uma inscrição acima dos faróis. Os emblemas laterais sob o banco indicam a renovação do modelo.
A principal mudança deve ocorrer no desempenho, já que a Honda ADV 160 usará o aprimorado propulsor da PCX 160. O motor monocilíndrico de 156,9 cm³ possui arrefecimento a líquido e comando simples no cabeçote com 4 válvulas, duas a mais do que o motor 150 da ADV atual. A potência aumentou de 13,2 cv a 8.500 rpm para 16 cv a 8.500 rpm na PCX, enquanto o torque passou de 1,38 kgfm a 5.000 rpm para 1,5 kgfm a 6.500 rpm. No mercado asiático, a Honda ADV 160 está sendo comercializada por 36.000.000 de rúpias, o equivalente a cerca de R$ 12.625 na conversão direta.
Sahara 2025
A linha de montagem da Honda XRE 300 passou por ajustes, resultando na temporária suspensão da oferta da moto. Inicialmente, não havia previsão de retorno, mas a moto voltou a figurar no site da marca como disponível para compra. Mesmo que essa ausência seja temporária, ela gerou especulações e alimentou rumores.
Durante o período em que a produção da Honda XRE 300 foi interrompida, surgiram especulações de que a marca estaria trabalhando em uma nova geração da moto, possivelmente reintroduzindo o sobrenome Sahara, utilizado nos anos 1990 para uma aventureira da Honda.
A proposta seria adotar o mesmo conjunto mecânico da Twister renovada. A última grande atualização da Honda XRE 300 ocorreu em novembro de 2018, com o lançamento da linha 2019. Sendo assim, a aventureira está prestes a receber mudanças significativas.
por Fim…
Ficamos atentos às evoluções no universo das motocicletas Honda, trazendo informações sobre os modelos mais recentes e as possíveis novidades, como a especulada renovação da XRE 300, possivelmente resgatando o nome Sahara.
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