Quantos km por litro faz a Yamaha Factor 150?
Destacada por ser econômica, a Yamaha Factor 150 apresenta um design esportivo e moderno, conquistando especialmente os jovens. Além de ser uma opção popular para uso profissional, sua procura se justifica não só pela economia, mas também pelo sistema de freios combinados. Vamos agora descobrir quantos quilômetros por litro a Yamaha Factor 150 faz!
A Yamaha Factor 150
Ao exibir a Factor 150 no Salão Duas Rodas, a Yamaha capturou olhares em seu estande. Em meio a motos potentes e tecnológicas, a Factor 150 se destacava como uma opção mais realista. Direcionada àqueles que procuram uma moto urbana para o dia a dia, a Yamaha apostava na capacidade da Factor 150 de expandir sua presença no segmento de motos de entrada no país, que representa a maior fatia do mercado.
Lançada em 2016, a Yamaha Factor 150 surgiu como uma iniciativa para atualizar a linha, que até então estava limitada ao mercado de 125 cilindradas. Este movimento representou mais uma tentativa de competir com a liderança da Honda nesse segmento.
A Yamaha Factor 150 compartilha alguns conceitos com a YS 150 Fazer, o que pode causar certa confusão entre esses modelos.
Isso mesmo, você leu corretamente. A YBR 150 compartilha alguns detalhes com a YS 150 Fazer. A estratégia da Yamaha era posicionar a Fazer como uma opção esportiva e manter a Factor no segmento das motos voltadas para o trabalho ou transporte.
A Yamaha Factor 150 e ajustes para economia
A Yamaha Factor 150 vem com ajustes para otimizar a economia. Seu painel de instrumentos é totalmente digital, incluindo um indicador de marchas e um conta-giros sensorizado, dispensando o uso de cabo. A responsabilidade recai sobre um sensor no motor que, por meio da ECU (o cérebro eletrônico da moto), calcula a rotação do motor. Adicionalmente, para incentivar uma condução mais econômica, a Factor 150 incorpora o indicador ECO no painel, seguindo a tendência das motocicletas de maior capacidade cúbica. Esse indicador acende quando o motor opera na faixa de rotação mais eficiente.
Equipada com a segunda geração do motor BlueFlex de 150cc, a Yamaha Factor 150 foi projetada para ser uma ferramenta de trabalho eficiente, além de uma companheira versátil no dia a dia, sendo também uma ótima opção em substituição ao transporte público. O design moderno é evidenciado pelas tomadas de ar injetadas em polipropileno, com textura esportiva hexagonal, e pela lanterna traseira bipartida.
A segunda geração do sistema BlueFlex pode gerar até 12,2 cv com gasolina e 12,4 cv com etanol, ambos atingidos na mesma faixa de rotação máxima: 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível a 5.500 giros. Os engenheiros da Yamaha do Brasil e do Japão colaboraram nos detalhes que resultaram em economia e conforto, como a adoção de uma relação secundária mais longa para otimizar a rotação do motor, proporcionando um melhor aproveitamento da potência e torque.
Como uma moto frequentemente utilizada para o trabalho, a Yamaha Factor 150 oferece uma posição de pilotagem confortável, com um banco espaçoso e macio. Sua leveza e altura mais baixa a tornam popular entre o público feminino.
No cenário brasileiro, a Yamaha enfrentou alguns desafios, especialmente em relação ao pós-venda e ao valor de revenda. Isso decorreu, em parte, da utilização de motores dois tempos em suas motos por muitos anos, os quais são mais poluentes e menos duráveis. Embora a rede de assistência técnica da Yamaha seja menor em comparação com a da Honda, a manutenção é considerada simples e econômica.
Quantos km por litro faz a Yamaha Factor 150?
Vamos descobrir quantos quilômetros por litro a Yamaha Factor 150 faz! Em testes urbanos, foi escolhido um percurso de 1 km, simulando as condições comuns encontradas nas ruas brasileiras, incluindo buracos, lombadas, curvas e retas. O circuito foi plano para evitar que a motocicleta se beneficiasse do uso da marcha neutra em descidas íngremes.
Apesar de ter uma potência menor em comparação com a concorrente, a Yamaha Factor 150 compensa abundantemente com sua eficiência. Seus números impressionam, ultrapassando 45 km/l com gasolina, proporcionando uma autonomia de quase 700 km para um tanque de 15,7 litros.
Para incentivar ainda mais a economia, a Yamaha Factor 150 possui um indicador ECO no painel digital, indicando se o piloto está conduzindo de maneira mais ou menos econômica.
Mais Detalhes da Yamaha Factor 150
Detalhando ainda mais a Yamaha Factor 150, seu preço inicial é de R$ 11.190, apresentando um motor monocilíndrico de quatro tempos, arrefecido a ar, com 2 válvulas e 149,3 cc. A potência atinge 12,4 cv a 7.500 rpm, e o câmbio possui cinco marchas. Seu quadro é construído em tubo de aço, enquanto os pneus, sendo 2.75-18 na dianteira e 90/90-18 na traseira, destacam-se por não utilizar câmara. O tanque de gasolina tem capacidade para 15,7 litros, e o peso total da motocicleta é de 115 kg.
Dentre os pontos positivos, a Factor 150 se destaca pela economia, uso de pneus sem câmara e sistema de freios eficiente. No entanto, é importante considerar os aspectos menos favoráveis, como o valor de revenda, uma rede de concessionárias relativamente menor e a potência inferior em comparação com alguns concorrentes.
Por fim…
Se você apreciou estas informações e deseja ficar por dentro de todas as novidades do universo das motocicletas, não deixe de compartilhar e seguir o Site MOTOS.net.br. Acompanhe também as fascinantes imagens que temos para você. Seja parte dessa comunidade apaixonada por duas rodas!
Fotos da Yamaha Factor 150