Quantos km por litro faz a Yamaha MT-09?
A Yamaha MT-09 celebra 10 anos e sua versão 2024 vem com novidades. O modelo esportivo foi renovado para se tornar ainda mais potente, mantendo sua essência. A moto de três cilindros, conhecida por seu slogan “o lado negro do Japão”, passou por mudanças, especialmente no motor, para atender aos regulamentos Euro5+.
No entanto, uma pergunta ainda persiste: quantos quilômetros por litro a Yamaha MT-09 faz no Brasil? Vamos descobrir!
A Yamaha MT-09
A Yamaha MT-09 é uma motocicleta naked esportiva de alta performance, destacando-se como o modelo principal da marca japonesa no Brasil, com preço sugerido de R$ 60.900.
Seu design é marcado pela agressividade e modernidade, especialmente após a atualização recente que a tornou ainda mais expressiva.
Design
A Yamaha MT-09 possui um visual agressivo, destacando-se pelos faróis duplos de LED com dois projetores em cada lente retangular. A máscara também apresenta duas luzes diurnas em LED e pequenos spoilers.
A ausência de carenagem na parte superior dos faróis revela o suporte para o cluster digital, posicionado à direita. O display inclui tacômetro, velocímetro digital, indicador de combustível e hodômetros, proporcionando informações essenciais ao piloto.
O guidão cônico da Yamaha MT-09 está montado em uma mesa de alumínio e possui comandos para faróis, piscas, buzina, corta-corrente, partida elétrica, retrovisores, manetes de alumínio e manoplas ergonômicas.
O tanque da MT-09 tem um design aerodinâmico com capacidade para 14 litros, incluindo 3 litros de reserva. Possui uma tampa aeronáutica e aletas laterais com entradas de ar, avançando de forma elegante sobre a parte frontal da moto.
Com apliques decorativos nas laterais, a MT-09 exibe uma parte do quadro treliçado com suporte encoberto por molduras protetoras, criando um visual distinto ao redor do motor.
O banco duplo está integrado à rabeta, que apresenta uma lanterna dupla em LED, acompanhada por piscas convencionais nas laterais. O motor de três cilindros possui um acabamento em preto e a tampa do virabrequim em tom tungstênio, adicionando um toque de elegância ao conjunto.
Motorização
O motor CP3 de três cilindros é o coração pulsante da Yamaha MT-09 2024, adaptado para atender à norma Euro5+ sem comprometer seu desempenho. Com 890 cm³, entrega uma potência de 119 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 9,4 kgf.m a 7.000 rpm.
Mesmo na versão brasileira, um pouco mais contida, a MT-09 mantém sua excelência. O tricilíndrico de quatro tempos e refrigeração líquida, com radiador elevado, utiliza injeção eletrônica abastecida com gasolina, garantindo um desempenho robusto e eficiente.
O motor da Yamaha MT-09 é um três cilindros em linha com carcaça e cabeçote em alumínio, equipado com duplo comando de válvulas que possui quatro válvulas por cilindro, e tem uma capacidade de 847 cm³.
As especificações do motor incluem um diâmetro x curso de 78,0 mm x 59,1 mm, uma taxa de compressão de 11,5:1, e oferece uma potência de 115 cavalos a 10.000 rpm e um torque de 8,9 kgfm a 8.500 rpm.
O câmbio de seis marchas possui embreagem multidisco em banho de óleo com sistema deslizante, que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas. A tecnologia empregada permite um alto torque em baixas rotações, com uma programação específica e sistema antivibração para uma experiência de condução suave e potente.
Desempenho e Concorrentes
A Yamaha MT-09 apresenta uma excelente performance, alcançando de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 260 km/h.
Dentro da família Master of Torque da Yamaha, a MT-09 se destaca como a maior das MT vendidas no Brasil, ao lado dos modelos MT-03 e MT-07, sendo que apenas esta última ainda não passou por mudanças.
No segmento de motos rápidas e ágeis, a MT-09 enfrenta concorrentes como a Kawasaki Z900 japonesa e a Triumph Speed Triple inglesa. A Yamaha optou por não competir diretamente com a Honda, focando em segmentos alternativos como o de 900 cilindradas, onde a rival japonesa não possui produtos no Brasil.
Chassi
O chassi da Yamaha MT-09 apresenta tubos de aço visíveis na parte traseira, junto com uma suspensão traseira de braços curvados e para-lama em duas partes. A balança traseira possui um disco de freio ventilado de 245 mm com pinça de freio de pistão único, acompanhado pelo sistema ABS.
No lado esquerdo da balança, há um elemento vazado com a corrente passando pelo meio do braço da suspensão, oferecendo suporte único para o para-lama, que por sua vez sustenta a placa, a iluminação e os refletores.
As pedaleiras do piloto são apoiadas em suportes de alumínio, enquanto os pedais do garupa possuem suportes de aço. A roda traseira tem aro de 17 polegadas, com liga leve e pneu 180/55 R17 da Dunlop. Na frente, a roda também possui aro de 17 polegadas, equipada com pneu 120/70 R17.
Quantos km por litro faz a Yamaha MT-09?
A Yamaha MT-09 apresenta um consumo declarado de 14 km/l na cidade e 23 km/l na estrada, resultando em um consumo médio de 18,5 km/l. Com um tanque de 14 litros, a MT-09 oferece uma autonomia de aproximadamente 196 km na cidade e 322 km na estrada.
Em testes práticos, observamos algumas variações no consumo de combustível da Yamaha MT-09. Na cidade, com o modo B selecionado e mantendo a velocidade abaixo de 60 km/h (limite dos radares), o consumo foi de 23 km/l. Já na estrada, a uma velocidade constante de 120 km/h, o consumo foi de 18 km/l. No entanto, acima dos 120 km/h, o consumo diminui rapidamente, podendo chegar a 8 km/l em uma condução mais intensa na pista.
Esses resultados mostram que a MT-09 supera significativamente o consumo declarado de 14 km/l da Honda CB 1000R, destacando-se como uma opção mais econômica e eficiente.
Por Fim…
Gostou de conhecer mais sobre a Yamaha MT-09 e suas características impressionantes de desempenho e economia? Compartilhe este artigo e continue acompanhando todas as novidades do mundo das motos em nosso site MOTOS.net.br. Fique por dentro de tudo sobre as últimas tendências, lançamentos e testes práticos para escolher a melhor opção para suas aventuras sobre duas rodas!