Tendências de Customização de Motos em 2024
A arte de personalizar motos tem ganhado cada vez mais destaque entre os apaixonados e colecionadores de motocicletas. Essa tendência de deixar a moto com um visual único, que reflita o estilo e a personalidade do proprietário, não é algo novo e existe há quase um século.
Apesar de ter ficado um pouco esquecida por algum tempo, a customização de motos, também conhecida como custom, voltou a ganhar popularidade nos últimos anos, especialmente na última década.
As motocicletas Custom
A prática de customizar motocicletas não é uma novidade. Já nos anos 1920, surgiram as primeiras customizações, incluindo pinturas diferenciadas e a aplicação de adesivos. No entanto, foi nas décadas de 1950 e 1960 que as verdadeiras motos custom nasceram.
Para uma moto ser considerada custom, ela precisa passar por modificações e personalizações significativas, muitas vezes criadas do zero. Antigamente, o termo “motos custom” estava associado principalmente às clássicas Harley-Davidson. No entanto, com a ampla variedade de opções de personalização disponíveis no mercado atual, há uma diversidade de marcas e estilos de motos customizadas.
Tendências de Customização de Motos em 2024
A personalização de motocicletas segue ciclos de popularidade, e atualmente está mais em evidência do que nunca, especialmente na Europa, Estados Unidos e no Brasil. Oficinas independentes estão transformando modelos originais em verdadeiras obras de arte exclusivas.
Essa tendência se espalhou tanto que até mesmo as fabricantes aderiram, lançando motos que são facilmente customizáveis, como a BMW R nineT, a Ducati Scrambler e a recém-lançada Triumph Bonneville. As inspirações geralmente têm raízes no estilo vintage.
Abaixo, destacamos os estilos mais populares, que podem servir como uma diretriz para quem deseja soltar a imaginação na hora de customizar sua moto. Vamos conhecê-los:
As oficinas de customização encontram grande inspiração nas motocicletas clássicas, o que faz com que o mercado, ao mesmo tempo em que se moderniza, volte às suas raízes vintage. Alguns dos estilos mais populares são:
Customização Cafe Racer
Este estilo de customização é inspirado nas motos inglesas dos anos 1950 e 1960, usadas em corridas nas ruas de Londres. As características incluem guidão baixo, banco único e pedaleiras recuadas.
Customização Chopper
As motos chopper são facilmente reconhecíveis à distância devido a uma característica distintiva: seu garfo dianteiro alongado e o ângulo de cáster aumentado. O exemplo mais emblemático de chopper é a “Capitão América”, pilotada por Peter Fonda no filme “Easy Rider”. O estilo chopper foi popularizado por Tom Fugle, do motoclube americano El Forastero, sendo considerado um dos pioneiros nesse estilo.
Além do garfo dianteiro alongado e do ângulo de cáster aumentado, as choppers geralmente têm guidões altos, o que contribui para sua estética única. Esse tipo de moto tem sido popular desde os anos 60 até os dias atuais.
Customização Brat Style
O estilo Brat tem suas raízes nas motos japonesas dos anos 70 e apresenta características específicas que combinam linhas retas com uma estética limpa, nova e urbana.
As principais características do Brat Style incluem assentos baixos e retos, lanternas pequenas e para-lamas extremamente curtos. Essa estilização busca um visual minimalista e moderno, destacando-se por sua simplicidade e elegância nas linhas.
O estilo Brat Style foi criado por uma customizadora japonesa com o objetivo de transformar motos acessíveis, como a Yamaha XS 650 ou a Harley Sportster. Suas características incluem assentos baixos e retos, lanternas pequenas e charmosas, e para-lamas extremamente curtos, resultando em um visual limpo e urbano.
Muitas das customizações atuais são influenciadas pela escola Brat Style, adotando guidões retos das trackers, suspensões rebaixadas e uma estética de pintura escura e livre de cromados, priorizando partes mecânicas polidas quando necessário. Essa abordagem confere às motos um estilo único e moderno, mantendo a essência simplista e elegante do Brat Style.
Customização Bobber
O estilo bobber de customização teve origem nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, os soldados que retornavam da guerra buscavam motocicletas mais leves e retiravam peças consideradas “supérfluas”, como carenagens e acessórios.
Uma característica marcante das bobbers é que suas rodas dianteiras e traseiras têm o mesmo diâmetro, proporcionando um visual mais limpo e simplificado. O termo “bobber” tem sua origem nas corridas de cavalos, onde os treinadores cortavam (to bob) os rabos dos animais para melhorar o desempenho.
Customização Bagger
As motos Bagger têm origem nos Estados Unidos e são reconhecidas por suas laterais mais rígidas e pinturas chamativas. Uma característica marcante das Baggers são suas rodas dianteiras maiores, geralmente com aro 19 ou 21, e frequentemente cromadas ou brilhantes.
O termo “bagger” refere-se a uma moto Harley-Davidson com malas laterais rígidas. Originárias dos Estados Unidos, as baggers são conhecidas por suas pinturas chamativas e rodas maiores, geralmente com aro 19 ou 21 na dianteira, frequentemente cromadas e brilhantes. Esse estilo é tão popular nos EUA que a fabricante americana Victory criou uma bagger de fábrica chamada Magnum.
Customização Streetfighter
A customização Streetfighter é mais recente e teve origem nos anos 90 na Europa. Consiste na remoção de peças das motos japonesas para melhorar sua ergonomia, seguindo o estilo das motos naked.
A vertente Streetfighter surgiu na Europa em meados dos anos 1990. Essa prática consiste em “depenar” motos esportivas japonesas para combinar a potência de seus motores com uma ergonomia mais amigável, semelhante às nakeds.
Um exemplo notável dessa tendência é a Triumph Speed Triple, que inicialmente era a Daytona 955i sem carenagem. Esse estilo de customização, que começou nas garagens, eventualmente ganhou espaço nas linhas de montagem das fábricas de motocicletas.
Customização Scrambler
A Scrambler é um dos estilos mais populares atualmente, originado da tradição de modificar (to scramble) a mecânica das motos. Essa tendência teve início em 1949 com o lançamento da Triumph TR5 Trophy, que apresentava uma ciclística off-road inovadora para a época.
A principal característica da Scrambler é sua estilização que combina elementos off-road com um toque vintage. Essa mistura confere à moto um caráter mais robusto e aventureiro, mantendo um estilo clássico e atemporal.
As motos Scrambler costumam ser equipadas com motor bicilíndrico, pneus de trilha, bancos mais altos, guidão elevado, escapamento lateral e suspensão com maior curso. A Triumph TR5 Trophy foi revolucionária ao oferecer características que, até então, eram encontradas apenas em motos customizadas em garagens.
Atualmente, os customizadores estão transformando o conceito, convertendo motos naked em elegantes Scramblers. Essa prática é cada vez mais comum, mostrando a versatilidade e o apelo estético desse estilo de customização.
Customização Rat Bike
As motos Rat Bike são menos comuns, mas seguem a mesma ideia dos “carros ratos”. Sua estética combina tanques e peças enferrujadas com elementos cromados em alguns componentes.
O estilo Rat Bike é inspirado nos carros ratos: veículos antigos com aparência envelhecida, incluindo tanques e peças enferrujadas que dão um visual desgastado, porém combinados com toques cromados e minimalistas. Essa estética valoriza uma mecânica robusta e potente, mesmo que a aparência pareça desgastada.
Motos em condições degradadas ou difíceis de restaurar são ideais para a customização Rat Bike. Um exemplo famoso é a moto pilotada pelo personagem Daryl Dixon na série de TV “The Walking Dead”.
Customização Tracker
As motos Tracker são semelhantes às Scramblers, porém são mais voltadas para circuitos esportivos e pistas ovais de terra batida. Para torná-las competitivas, são adicionados detalhes como guidões mais relaxados, suspensão traseira a gás e pneus específicos para terrenos irregulares.
Esse estilo ainda tem seus adeptos, que investem em pneus off-road de alta performance, guidões mais relaxados e suspensões ajustadas para competições. Com a crescente popularidade da customização retrô, até mesmo fabricantes renomadas como a Ducati lançaram versões Tracker de seus modelos, como a Scrambler.