Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Após quase cinco anos fora de circulação, a Kawasaki relança a Ninja 300 no Brasil. Lançada em 2013 e descontinuada em 2018 para dar lugar à Ninja 400, a popular “Ninjinha” retorna ao mercado. A pergunta que fica é: será que ela ainda é uma boa opção? Vamos analisar se vale a pena comprar em 2024!

kawasaki-ninja-300-e-boa-vale-a-pena-comprar Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Kawasaki Ninja 300

A Kawasaki Ninja 300, sucessora da Ninja 250, foi descontinuada em 2018 para evitar competir com a recém-chegada Ninja 400 no mercado nacional. É importante ressaltar que o nome Ninja é usado pela Kawasaki para designar seus modelos esportivos. A única alteração é que a versão sem ABS não está mais disponível. Mesmo com o relançamento da Ninja 300, a versão de 400 cc continua sendo oferecida. Assim, a “Ninjinha” 300 retorna à linha de esportivas da Kawasaki, ao lado da Ninja 400 e da Ninja 650.

A linha da Kawasaki ficará mais completa com a Ninja 300, proporcionando aos fãs da marca a chance de reviver uma era gloriosa do motociclismo com esta versão zero quilômetro. Embora não seja uma novidade, a Ninja 300 retorna ao mercado com o mesmo conjunto ciclístico e mecânico que a tornou um sucesso de vendas.

Visual

O visual da Ninja 300 foi inspirado no foguete superesportivo Ninja ZX-10R, presente também no mercado brasileiro ao lado da Ninja 650. Fabricada na Tailândia e montada em Manaus (AM), onde a Kawasaki do Brasil opera desde 2008, a Ninja 300 ganha status de nacional. Sua carenagem integral, com o verde característico da Kawasaki, agora apresenta uma grande área em preto. As setas dianteiras são integradas à carenagem e a dianteira possui um duplo farol afilado. O banco é em dois níveis e o tanque de combustível comporta 17 litros, garantindo uma boa autonomia.

As rodas são feitas de liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro, mesma medida encontrada em esportivas maiores. A Ninja 300 mantém a mesma configuração do modelo que foi descontinuado em 2018. Por isso, o sistema de iluminação utiliza lâmpadas convencionais, sem a presença de LEDs. O painel de instrumentos também não recebeu atualizações e apresenta um velocímetro digital com conta-giros analógico. Apesar de ser um modelo novo,

O motor de dois cilindros, com arrefecimento líquido, possui uma capacidade de 296 cm³. Alimentado por injeção eletrônica, ele entrega uma potência máxima de 39 cv a 11.000 rpm e um torque de 2,8 m.kgf a 10.000 rpm. O câmbio de seis marchas oferece o conforto da embreagem deslizante. Similar às esportivas, as primeiras marchas do câmbio são mais curtas, ideal para uma condução suave em baixas velocidades, como nas cidades. Ao manter a rotação acima dos 10 mil giros e utilizar toda a potência do motor, é perceptível a excelência do conjunto. A Ninja 300 oferece respostas rápidas e é uma verdadeira miniesportiva de fácil condução.

kawasaki-ninja-300-e-boa-vale-a-pena-suspensao Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Quando se trata de velocidade, a Ninja 300, apesar de ser uma moto compacta, responde muito bem ao acelerador. Com facilidade, ela alcança os 120 km/h antes mesmo de engatar a quarta marcha. Para ultrapassagens, basta reduzir e manter o motor em rotação alta para obter uma resposta segura. Mantendo o giro alto, conseguimos atingir uma velocidade máxima de 183 km/h (conforme indicado no painel) em um local fechado.

No uso diário, o consumo médio da nova Ninja variou entre 20 e 22 km por litro, dependendo da maneira de pilotar. Este dado é notável, pois mesmo com um motor maior, é possível percorrer um pouco mais do que a 250R, que alcançava uma média entre 19 e 20 km/l. Com essa eficiência e o tanque de combustível de 17 litros, a autonomia ultrapassa os 360 km, o que é uma marca excelente.

Na parte ciclística, o quadro de aço tipo berço semiduplo apresenta as mesmas suspensões. Na frente, o garfo telescópico convencional possui tubos de 37 mm de diâmetro, com curso de 120 mm, sem opções de ajuste. Na traseira, o monoamortecedor possui reservatório de expansão a gás e curso de 132 mm, com ajuste na pré-carga da mola.

Destaque também para os freios da Kawasaki Ninja 300, que são a disco em ambas as rodas. Na frente, o disco tem 290 mm de diâmetro, enquanto na traseira, tem 220 mm, ambos equipados com pinças Nissin de dois pistões. Este conjunto é capaz de parar os 172 kg em ordem de marcha. Além dos discos em formato margarida, a miniesportiva também possui sistema ABS de dois canais.

Atualmente, a Ninja 300 está disponível a partir de R$ 31.310,00, com o frete não incluso. É importante ressaltar que a Ninja 400 continua sendo vendida normalmente por R$ 35.810,00.

kawasaki-ninja-300-vale-a-pena-comprar-desempenho Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Vale a Pena?

A Kawasaki Ninja 300 naturalmente chama a atenção por sua presença marcante, algo típico de uma verdadeira motocicleta esportiva, e seu desempenho está à altura desse visual. A posição de pilotagem da Ninja 300, com a pedaleira baixa e o guidão posicionado acima da mesa, oferece um equilíbrio entre esportividade e conforto, especialmente para pilotos com estatura média, até cerca de 1,70 a 1,75 metros. No entanto, os motociclistas mais altos podem sentir desconforto com essa posição e a disposição das pedaleiras.

Com a Ninja 300, é possível circular com facilidade na cidade e desfrutar de uma condução esportiva. O curso reduzido da suspensão pode afetar um pouco a absorção de impactos, mas mesmo com garupa, não chega ao fim de curso. No entanto, para viagens longas, a experiência pode se tornar um tanto cansativa.

Dependendo do estilo de pilotagem, a Ninja 300 oferece um excelente consumo de combustível. Durante os testes realizados em ambientes urbanos, conseguimos alcançar uma média de 23 km/l. Com um tanque de combustível com capacidade para 17 litros, a moto proporciona uma autonomia de aproximadamente 390 km.

Por Fim…

Se você está considerando adquirir uma Kawasaki Ninja 300, os aspectos levantados aqui podem ajudá-lo a tomar uma decisão informada. Com um equilíbrio entre desempenho esportivo e praticidade urbana, a Ninja 300 oferece uma experiência de condução única. Se gostou das informações fornecidas, compartilhe e acompanhe todas as novidades do Site MOTOS.net.br para mais conteúdo sobre motociclismo e atualizações do mundo das duas rodas.

Fotos da Kawasaki Ninja 300

kawasaki-ninja-300-e-boa-vale-a-pena Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?kawasaki-ninja-300-vale-a-pena Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024? kawasaki-ninja-300-e-boa-vale-a-pena-motorizacao Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Detalhes da Kawasaki Ninja 300

kawasaki-ninja-300-e-boa-vale-a-pena-conforto-banco Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?kawasaki-ninja-300-vale-a-pena-comprar-carenagem Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?  kawasaki-ninja-300-e-boa-vale-a-pena-carenagem-farol-frontal Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?   kawasaki-ninja-300-e-boa-vale-a-pena-painel Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?  kawasaki-ninja-300-e-boa-vale-a-pena-traseira Kawasaki Ninja 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

 

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
Deixe seu comentário