Quantos km por litro faz a Yamaha Fazer 150?

A Yamaha Fazer 150 entrou no mercado brasileiro em 2013, sendo o primeiro modelo de 150 cilindradas da marca. Seu lançamento teve dois objetivos desafiadores: competir com a Honda CG 150 Titan e revitalizar a presença da Yamaha neste segmento, que anteriormente se limitava à Factor 125.

A veterana já passou por poucas e boas, mas em si, pouco mudou ao longo das gerações. Quer entender melhor? Vamos conferir juntos os motores que a Fazer 150 já teve e Quantos km por litro faz a Yamaha Fazer 150!

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A Yamaha Fazer 150

A Yamaha lançou a YS150 Fazer em 2013 como uma resposta tardia à evolução da CG 150, que recebeu injeção eletrônica e motor flex em 2008, enquanto a Honda introduziu o motor 150 em 2004. Um ano depois, a concorrência lançou um novo visual para a CG, muito similar ao que é usado até hoje. O design da Yamaha Fazer 150 foi inspirado na geração atual da Fazer 250, com carenagens mais volumosas no tanque, rodas de liga leve e um farol recortado por vincos, o qual estava fixado em uma máscara. Esses elementos também eram vistos na CG 150 2013/2014, o que causava certa confusão para quem não estava acompanhando de perto ambos os modelos.

A Fazer 150 foi oferecida em duas versões: ED, com detalhes mais simples como piscas laranjas, pintura fosca apenas no tanque e sem cavalete central; e SED, mais requintada, com piscas cristal, cavalete central e molas traseiras pintadas em cores vibrantes. A versão de entrada passou a ser a Factor 125, equipada com freio a tambor na roda dianteira e rodas raiadas, aspectos que a Fazer herdou em parte.

O motor da Fazer 150 era novo, um monocilíndrico arrefecido a ar com 149,3 cm³, alimentado por injeção eletrônica. Flexível, entregava 12,4 cv a 7.500 rpm e 1,295 kgf.m de torque a 5.500 rpm com etanol, e com gasolina os números eram de 12,2 cv e 1,285 kgf.m, com picos nas mesmas rotações.

Desempenho

Os números podem ser parecidos com os da Factor 125, com 10,2 cv e 1,13 kgf.m, mas a Fazer oferece uma experiência de pilotagem mais segura e confortável. Nota-se uma diferença perceptível no desempenho, especialmente em rodovias, ultrapassagens e retomadas de velocidade. Ela atende às demandas dos consumidores, que clamavam por mais potência desde o lançamento da CG 150 pela Honda, deixando a YBR literalmente para trás.

Posteriormente, o modelo mudou de nome para Factor e passou a ser oferecido em uma única versão, substituindo a ESD. A versão simplificada é vendida como Factor 150, mantendo o nome Fazer, que tem história na Yamaha, para um toque extra de requinte. Na prática, são essencialmente a mesma motocicleta, compartilhando chassi, motor, freios e até rodas. As diferenças estão nos acabamentos, painel, banco e guidão, por exemplo.

A versão de entrada continua sendo a Factor 125i, agora com injeção eletrônica e um visual mais refinado, incluindo rodas de liga leve.

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Após 2008

Após 2008, a Yamaha introduziu uma variante da Fazer YS 250, adicionando a sigla LE (Limited Edition) ao nome do modelo. A Yamaha Fazer YS 250 LE manteve a mesma configuração, mas apresentava acabamento e pintura mais sofisticados em preto fosco. O sucesso foi tanto que o modelo continuou sendo fabricado ao longo dos anos.

Cinco anos após poucas novidades na linha Fazer YS 250, a Yamaha lançou uma “segunda geração” em 2011, em um movimento dividido em duas fases. No entanto, a grande mudança ocorreu em 2012, com a introdução do motor bicombustível, chamado de Blueflex pela Yamaha.

Em 2016, a Yamaha descontinuou a versão movida apenas a gasolina da Fazer YS 250, mantendo apenas o modelo com motor bicombustível, que passou por uma reestilização e recebeu um painel completamente digital.

O Retorno da Yamaha Fazer 150

A Yamaha YS 150 Fazer passou por um facelift e em 2016 recebeu um sistema de freios combinados (CBS), em conformidade com a legislação vigente.

Esse sistema funciona assim: ao acionar o freio traseiro, que é a tambor, automaticamente o freio dianteiro, que é a disco, também é acionado, reduzindo o tempo necessário para a frenagem completa. Essa característica é especialmente útil para motociclistas iniciantes, que ainda estão aprendendo a equilibrar o peso entre a traseira e a dianteira. No entanto, é importante destacar que o sistema utilizado pela Honda CG é mais avançado que esse.

Além disso, a YS 150 Fazer apresenta uma pegada mais esportiva devido ao seu novo design, com linhas mais angulares e guidão mais baixo, influenciando diretamente o estilo de pilotagem, uma vez que a posição “ideal” do motociclista também foi alterada.

Ao longo dos anos, a Yamaha YS 150 Fazer manteve sua mecânica intacta, realizando apenas mudanças em seu grafismo e cores. No ano de 2023, ela foi disponibilizada em três opções de cores: Vermelho Fosco (Matt Red), Preto Metálico (Midnight Black) e Azul Metálico (Racing Blue).

Já em 2024, sem alterações significativas, a Yamaha Fazer 150 continua a ser uma opção intermediária para o ambiente urbano, convivendo harmoniosamente com a Factor e a FZ15 (não confundir). Uma nova opção de cor, Pure Purple, roxa, foi introduzida, a mesma cor utilizada na Yamaha R3.

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Quantos km por litro faz a Yamaha Fazer 150

Desde o seu lançamento em 2005, a Yamaha Fazer 150 mostrou-se bem ajustada, combinando potência com eficiência de consumo. Em testes práticos, alcançou médias acima de 35 km por litro com gasolina, embora a Yamaha tenha afirmado que poderia percorrer mais de 40 km com um litro de combustível. Além disso, atingiu uma velocidade final real de 119 km/h, enquanto no painel digital registrava até 136 km/h, um desempenho notável para uma moto dessa categoria.

Na nova geração de 2016, o motor permaneceu inalterado, mantendo o destaque da Fazer 150 na economia de combustível. Em uso urbano, o modelo alcança uma média de 41 km por litro. É importante ressaltar que a partir desse ano, a Fazer 150 passou a ser oferecida apenas na versão SED.

Assim como atualmente em 2024, que o consumo permanece em média 40 a 45km/l. Há quem diz que já registrou 50km/l. Será que é história de pescador? Talvez não seja, deixe-nos seu relato se tem ou conheça alguém que tenha uma veterana dessa!

Fotos da Yamaha Fazer 150

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Detalhes da Yamaha Fazer 150

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Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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