Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Em setembro de 2002, a Yamaha lançou a XTZ 125, que rapidamente conquistou o público com suas características estéticas e mecânicas.

Popularmente conhecida como “xistezinha”, ela se destacava por sua elegância e oferecia um excelente custo-benefício, além de ser uma opção off-road em comparação com outras motos street de 150 cc na mesma categoria.

Mesmo após sair de produção, a XTZ ainda ocupa um lugar especial no coração dos brasileiros, sendo bastante procurada no mercado de usados.

Neste artigo, vamos analisar em detalhes a ficha técnica da Yamaha XTZ 125 em 2024.

yamaha-xtz-125-preco Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Ficha Ténica da Yamaha XTZ 125 2024

A XTZ 125 foi pensada para proporcionar uma opção mais acessível aos consumidores que apreciam o estilo off-road. Além disso, ela atende àqueles que buscam uma motocicleta versátil e econômica para o uso diário na cidade. Sua adaptabilidade se destaca ao percorrer as ruas urbanas e encarar os desafios de terrenos acidentados ou com piso irregular.

Design

A Yamaha XTZ 125 2024 apresenta um design moderno e consolidado, mantendo o mesmo padrão desde seu lançamento. Entretanto, é importante observar que o farol da XTZ 125 2023 é considerado fraco, o que pode causar algum desconforto ao pilotar durante a noite. Portanto, é recomendável redobrar a atenção nessas situações.

O painel da motocicleta inclui luz indicadora de seta, farol alto, ponto morto, alerta de problema no motor, velocímetro, hodômetro total e parcial, além do botão de ajuste.

Versões e Gerações

A Yamaha XTZ 125 foi produzida entre os anos de 2002 e 2016, tendo passado por duas gerações distintas. A primeira geração perdurou até 2008, caracterizando-se por uma leve potência adicional. Por sua vez, a segunda geração, iniciada em 2009, trouxe consigo sutis alterações estéticas à motocicleta.

Motorização

A principal modificação na Yamaha XTZ 125 ocorreu nos ajustes do motor para atender ao programa de emissões, o PROMOT. Isso resultou em uma maior eficiência no consumo de combustível, porém, houve uma redução na potência. Anteriormente entregando 12,5 cv, a potência foi ajustada para 10 cv. Apesar de parecer uma diferença pequena, na prática significa uma diminuição de 20% na potência disponível para o piloto.

Possivelmente, a principal desvantagem desse modelo é sua potência mais baixa e a dificuldade em manter velocidades acima de 100 km/h em situações como aclives leves. Esse aspecto limita seu desempenho em estradas, tornando-o menos adequado para uso rodoviário.

yamaha-xtz-125-versoes Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Conforto e Construção

A Yamaha XTZ 125 apresenta alguns pontos positivos, especialmente considerando sua posição como uma moto de entrada. Destaca-se o relativo conforto oferecido, sendo um aspecto notável para essa categoria. Além disso, as longas suspensões, com um curso de 180 mm em ambas as rodas, são dignas de destaque. Isso contrasta positivamente com outras motos street, como a YBR 125, que possui apenas 120 mm na suspensão dianteira e 105 mm na traseira.

O conjunto de pneus da Yamaha XTZ 125 2024 é composto por modelos resistentes e eficientes. Na dianteira, o pneu, do tipo com câmara, possui dimensões de 80/90-21M/C 48S e é fabricado pela Pirelli, sendo o modelo Scorpion MT90 A/T. Já o pneu traseiro, também com câmara, apresenta dimensões de 110/80-18M/C 58S e tem o mesmo fabricante e modelo, Pirelli Scorpion MT90 A/T.

O sistema de rodas da XTZ 125 é caracterizado por rodas raiadas. Na frente, o aro tem dimensões de 21 x 1,60, enquanto na traseira, o aro possui dimensões de 18 x 2,15.

Além disso, é notável o cuidado no nível de acabamento dos plásticos, que atendem satisfatoriamente aos padrões de qualidade. O chassi do modelo é do tipo Diamond, com um ângulo de cáster de 27,50 graus e uma trail de 106 mm, proporcionando estabilidade e controle durante o percurso.

Desenvolvida com foco no off-road, a XTZ 125 apresenta um banco plano, embora a sua dureza possa causar desconforto para aqueles que passam mais de 30 minutos sobre o assento.

Dimensões

As dimensões da Yamaha XTZ 125 2024 proporcionam uma estrutura equilibrada e adequada para diferentes tipos de terrenos. Com um comprimento total de 2090 mm, largura de 810 mm e altura de 1125 mm, a motocicleta apresenta proporções que favorecem a agilidade e a versatilidade durante o percurso. A altura do assento, fixada em 840 mm, contribui para uma posição de pilotagem confortável e ergonômica, enquanto a distância entre eixos de 1340 mm oferece estabilidade e controle.

A XTZ 125 destaca-se também pela sua capacidade de enfrentar obstáculos variados, graças à distância mínima do solo de 265 mm. O raio mínimo de giro de 2100 mm reforça a habilidade da motocicleta em manobras mais ágeis.

No que diz respeito ao peso, a XTZ 125 apresenta um peso em ordem de marcha de 114 kg.

yamaha-xtz-125-conforto Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Consumo da Yamaha XTZ 125 2024

Durante um trecho de 198,4 km, que envolveu uso urbano e em estrada, a motocicleta apresentou um consumo médio de 33,01 km/litro, demonstrando sua economia em condições mistas.

Em cenários exclusivamente urbanos, a XTZ 125 registrou um consumo de 36,13 km/litro ao percorrer 231,2 km e 37,08 km/litro em um trajeto de 210,7 km. Esses números evidenciam a eficácia da motocicleta em otimizar o consumo durante deslocamentos citadinos.

Quando submetida a uma combinação de uso urbano e estrada, cobrindo 197,2 km, a XTZ 125 registrou um notável consumo de 38,13 km/litro, reforçando sua versatilidade em diferentes contextos.

Ao somar todos os trechos e calcular a média, a Yamaha XTZ 125 apresentou um consumo total de 23,26 litros para percorrer 837,5 km, resultando em uma eficiência média de 36,13 km/litro.

Preço da Yamaha XTZ 125 2024

A Yamaha XTZ 125 2024 destaca-se pelo seu ótimo custo-benefício, estando disponível no mercado com um preço médio de R$15.500,00.

Fim da XTZ 125

O encerramento da produção da XTZ 125 foi marcado por uma trajetória desafiadora. Inicialmente, a motocicleta enfrentou dificuldades em competir com sua principal concorrente, a Honda NXR Bros, que recebeu um motor de 150 cc já em 2006. Posteriormente, em 2014, a XTZ 125 passou a enfrentar uma concorrência interna, dividindo as vendas com a Crosser, uma opção mais moderna, potente e com acabamento superior. Esses fatores contribuíram para o desfecho menos favorável do modelo.

Valente, resistente, leve, econômica e com um verdadeiro espírito off-road, a XTZ 125 deixou uma marca nostálgica no mercado brasileiro. A ausência de uma aventureira compacta com paralama dianteiro elevado foi sentida pelo público, levando a Yamaha a lançar a versão ‘Z’ da XTZ 150 Crosser em 2018, como uma espécie de acolhimento aos admiradores órfãos da Xtzinha.

Por Fim…

Se você curtiu as informações apresentadas, compartilhe com outros entusiastas e fique por dentro de todas as novidades do universo das motocicletas no Site MOTOS.net.br. Não deixe de curtir as fotos a seguir e acompanhar as atualizações que podem inspirar sua próxima aventura sobre duas rodas. Vamos juntos explorar o mundo das motos!

Fotos da Yamaha XTZ 125 2024

yamaha-xtz-125-design Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica  yamaha-xtz-125-chassi-suspensao-e-freio Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica   yamaha-xtz-125-potencia Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica yamaha-xtz-125-precos Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica  yamaha-xtz-125-ficha-tecnica Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica yamaha-xtz-125-consumo Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Detalhes da Yamaha XTZ 125 2024

yamaha-xtz-125-farol-frontal Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica yamaha-xtz-125-detalhes-traseira Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnicayamaha-xtz-125-carenagem Yamaha XTZ 125 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
Deixe seu comentário