Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024?
A Yamaha XJ6 N, uma naked de quatro cilindros, marcou presença no Brasil por nove anos antes de dar lugar à MT-07. Essa moto esportiva japonesa destacou-se em sua época, sendo uma opção desejada, mesmo competindo em uma categoria diferente da conhecida Honda CB 600 Hornet. Mas em 2024, a Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024? Vamos descobrir!
Trajetória da Yamaha XJ6
Em uma categoria altamente competitiva, a Yamaha XJ6 provou seu valor com um desempenho sólido antes de se despedir do mercado, cumprindo sua missão. Seu motor gerava 77,5 cavalos e 6,08 kgfm, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingindo uma velocidade final de 192 km/h.
Outro destaque da XJ6 era seu design esportivo, que mantinha linhas atraentes mesmo após as atualizações. No entanto, a superioridade visual da CB 650 F, aliada aos 10 cavalos a mais, afetou a posição da Yamaha, apesar da popularidade mantida.
Nos quatro anos seguintes, a Yamaha viu sua elegante naked envelhecer diante da concorrência, sem encontrar uma estratégia para reagir. A resposta à Honda veio com a arrojada MT-07 no mesmo ano do lançamento da CB 650F, embora pertencesse a uma categoria diferente, apresentando um motor bicilíndrico com 74 cavalos.
A pressão nas vendas levou a XJ6N, que desafiou a Hornet, a sair de cena em 2019, deixando espaço para a MT-07 e, para quem busca mais potência, a MT-09, capaz de superar a Hornet com seus 115 cavalos em um tricilíndrico impressionante.
Infelizmente, a Yamaha abandonou o segmento de 600/650 no Brasil, marcando o encerramento do ciclo da XJ6 no país. Contudo, rumores indicam que a YZF R6 pode retornar inspirada na MT-07, oferecendo uma potencial concorrência à altura para a CB 650F.
A história da Yamaha XJ6 teve início em 2009, mas seu DNA remonta à antiga XJ600 de 1984, substituída pela linha Diversion nos anos 90. O modelo vendido no Brasil derivou dessa série, pertencendo à última geração XJ da marca japonesa, conhecida como XJ6 Diversion.
Internacionalmente, a XJ6 apareceu em três versões: XJ6 Diversion, XJ6 Diversion N e XJ6 Diversion F. A primeira possuía meia carenagem, enquanto a XJ6 N era a naked, e a XJ6 F era totalmente carenada. Embora ambas tenham chegado ao Brasil, a F foi descontinuada precocemente.
Vale ressaltar que a XJ6 teve uma versão com potência limitada em alguns mercados, atendendo às regulamentações para jovens motociclistas, oferecendo apenas 34 cavalos. No Brasil, a moto manteve a mesma motorização desde sua chegada, sem receber atualizações, mesmo diante da presença da Honda CB 650 F.
Lançada no modelo 2010, a XJ6F se destacava pelo visual completamente preto, emanando agressividade com ausência de faixas decorativas ou desenhos chamativos, exibindo apenas o nome XJ6F e Yamaha no spoiler sob o motor.
Enquanto isso, a XJ6N vinha em uma pintura branca com detalhes em preto, apresentando uma faixa decorativa identificadora do modelo e um quadro na cor caqui, harmonizando com a carcaça do motor.
Apesar de serem essencialmente a mesma moto, visualmente, eram distintas. A XJ6N exibia escapes anodizados impressionantes, enquanto ambas compartilhavam o escape único posicionado entre o motor e a roda traseira, conferindo um visual mais clean, apesar de dividir opiniões sobre a exposição natural do escape.
Yamaha XJ6: Vale a Pena Comprar em 2024?
Desempenho do Propulsor
No cenário altamente competitivo das motocicletas, a Yamaha XJ6 demonstrou seu potencial com um desempenho notável, cumprindo sua missão no mercado. O motor entregava uma potência de 77,5 cavalos e torque de 6,08 kgfm, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 192 km/h.
Estilo Distinto
Outro ponto de destaque na XJ6 era o seu design com características esportivas, superando a Hornet em termos visuais, mesmo após as modificações. Entretanto, a CB 650 F apresentava uma estética superior, impactando a XJ6 devido à potência extra de 10 cavalos que a concorrente oferecia.
Envelhecimento no Mercado
Apesar de manter sua popularidade, nos quatro anos seguintes, a Yamaha testemunhou a sua adorada naked envelhecer diante da concorrência, sem encontrar uma solução viável. A resposta à Honda veio com a chegada da CB 650F no mesmo ano, acompanhada pela inovadora MT-07, embora pertencente a uma categoria diferente, equipada com um motor de dois cilindros, mas com 74 cavalos de potência.
Descontinuação e Novos Rumos
A pressão nas vendas levou a XJ6N, que desafiou a Hornet, a ser descontinuada em 2019, restando apenas a MT-07 e, para os que buscam mais potência, a MT-09, capaz de superar a Hornet com seus impressionantes 115 cavalos em um motor de três cilindros excepcional.
Fim da Linha para a XJ6
Infelizmente, a Yamaha abandonou a categoria de 600/650 no Brasil, encerrando assim um ciclo da XJ6 no mercado brasileiro. Rumores indicam a possibilidade do retorno da YZF R6, inspirada na MT-07, o que poderia proporcionar uma rivalidade à altura para a CB 650F.
Características do Motor
A Yamaha XJ6 contava com um motor de quatro cilindros alinhados, duplo comando de válvulas (DOHC) no cabeçote de alumínio, injeção eletrônica e sistema de refrigeração líquida. Com 599 cm³, o propulsor oferecia uma potência adequada para sua proposta, derivado da FZ6 e da renomada Fazer 8 ou 800.
Ajustes na Performance
Comparado aos 106 cavalos a 12.000 rpm da FZ6, o motor da XJ6 apresentava uma calibração mais suave, proporcionando 77,5 cavalos a 10.000 rpm e torque de 6,08 kgfm a 8.500 rpm. O câmbio de seis marchas sincronizadas e a embreagem multidisco imersa em óleo compunham a transmissão.
Dispositivo de Segurança
A XJ6 incorporava um dispositivo para evitar o bloqueio da roda ao reduzir marchas, contribuindo para a segurança do piloto e do passageiro. A embreagem era acionada de maneira mecânica, não incluindo recursos avançados como controle de tração ou modos esportivos.
Pontos Positivos
A XJ6 destacava-se por seu visual impressionante, o envolvente ronco do motor e um conjunto mecânico robusto. Com raras necessidades de manutenção, oferecia uma retomada de aceleração eficiente e uma ergonomia de qualidade, tornando-a uma excelente opção para deslocamentos urbanos.
Pontos Negativos
Entre os aspectos menos favoráveis, o peso mais elevado para uma 600 cc dificultava a manobrabilidade em baixas velocidades. A suspensão traseira, devido ao resistente quadro de aço, mostrava-se macia, resultando em atritos com a roda ao passar por buracos ou lombadas. O painel, apesar de grande, poderia ter sido otimizado pela montadora.
Consumo de Combustível
No quesito consumo, a XJ6 apresentava médias de aproximadamente 18 km por litro na cidade e 22 km/l na estrada.
Preço de Modelo Usado
Para quem busca adquirir uma XJ6 usada, a Tabela Fipe indica um valor em torno de R$ 34 mil.
Por Fim…
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