Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024?

A Yamaha XJ6 N, uma naked de quatro cilindros, marcou presença no Brasil por nove anos antes de dar lugar à MT-07. Essa moto esportiva japonesa destacou-se em sua época, sendo uma opção desejada, mesmo competindo em uma categoria diferente da conhecida Honda CB 600 Hornet. Mas em 2024, a Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024? Vamos descobrir!

yamaha-xj6-n-boa-vale-a-pena Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Trajetória da Yamaha XJ6

Em uma categoria altamente competitiva, a Yamaha XJ6 provou seu valor com um desempenho sólido antes de se despedir do mercado, cumprindo sua missão. Seu motor gerava 77,5 cavalos e 6,08 kgfm, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingindo uma velocidade final de 192 km/h.

Outro destaque da XJ6 era seu design esportivo, que mantinha linhas atraentes mesmo após as atualizações. No entanto, a superioridade visual da CB 650 F, aliada aos 10 cavalos a mais, afetou a posição da Yamaha, apesar da popularidade mantida.

Nos quatro anos seguintes, a Yamaha viu sua elegante naked envelhecer diante da concorrência, sem encontrar uma estratégia para reagir. A resposta à Honda veio com a arrojada MT-07 no mesmo ano do lançamento da CB 650F, embora pertencesse a uma categoria diferente, apresentando um motor bicilíndrico com 74 cavalos.

A pressão nas vendas levou a XJ6N, que desafiou a Hornet, a sair de cena em 2019, deixando espaço para a MT-07 e, para quem busca mais potência, a MT-09, capaz de superar a Hornet com seus 115 cavalos em um tricilíndrico impressionante.

Infelizmente, a Yamaha abandonou o segmento de 600/650 no Brasil, marcando o encerramento do ciclo da XJ6 no país. Contudo, rumores indicam que a YZF R6 pode retornar inspirada na MT-07, oferecendo uma potencial concorrência à altura para a CB 650F.

A história da Yamaha XJ6 teve início em 2009, mas seu DNA remonta à antiga XJ600 de 1984, substituída pela linha Diversion nos anos 90. O modelo vendido no Brasil derivou dessa série, pertencendo à última geração XJ da marca japonesa, conhecida como XJ6 Diversion.

Internacionalmente, a XJ6 apareceu em três versões: XJ6 Diversion, XJ6 Diversion N e XJ6 Diversion F. A primeira possuía meia carenagem, enquanto a XJ6 N era a naked, e a XJ6 F era totalmente carenada. Embora ambas tenham chegado ao Brasil, a F foi descontinuada precocemente.

Vale ressaltar que a XJ6 teve uma versão com potência limitada em alguns mercados, atendendo às regulamentações para jovens motociclistas, oferecendo apenas 34 cavalos. No Brasil, a moto manteve a mesma motorização desde sua chegada, sem receber atualizações, mesmo diante da presença da Honda CB 650 F.

Lançada no modelo 2010, a XJ6F se destacava pelo visual completamente preto, emanando agressividade com ausência de faixas decorativas ou desenhos chamativos, exibindo apenas o nome XJ6F e Yamaha no spoiler sob o motor.

Enquanto isso, a XJ6N vinha em uma pintura branca com detalhes em preto, apresentando uma faixa decorativa identificadora do modelo e um quadro na cor caqui, harmonizando com a carcaça do motor.

Apesar de serem essencialmente a mesma moto, visualmente, eram distintas. A XJ6N exibia escapes anodizados impressionantes, enquanto ambas compartilhavam o escape único posicionado entre o motor e a roda traseira, conferindo um visual mais clean, apesar de dividir opiniões sobre a exposição natural do escape.

yamaha-xj6-n-e-boa-vale-a-pena Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Yamaha XJ6: Vale a Pena Comprar em 2024?

Desempenho do Propulsor

No cenário altamente competitivo das motocicletas, a Yamaha XJ6 demonstrou seu potencial com um desempenho notável, cumprindo sua missão no mercado. O motor entregava uma potência de 77,5 cavalos e torque de 6,08 kgfm, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 192 km/h.

Estilo Distinto

Outro ponto de destaque na XJ6 era o seu design com características esportivas, superando a Hornet em termos visuais, mesmo após as modificações. Entretanto, a CB 650 F apresentava uma estética superior, impactando a XJ6 devido à potência extra de 10 cavalos que a concorrente oferecia.

Envelhecimento no Mercado

Apesar de manter sua popularidade, nos quatro anos seguintes, a Yamaha testemunhou a sua adorada naked envelhecer diante da concorrência, sem encontrar uma solução viável. A resposta à Honda veio com a chegada da CB 650F no mesmo ano, acompanhada pela inovadora MT-07, embora pertencente a uma categoria diferente, equipada com um motor de dois cilindros, mas com 74 cavalos de potência.

Descontinuação e Novos Rumos

A pressão nas vendas levou a XJ6N, que desafiou a Hornet, a ser descontinuada em 2019, restando apenas a MT-07 e, para os que buscam mais potência, a MT-09, capaz de superar a Hornet com seus impressionantes 115 cavalos em um motor de três cilindros excepcional.

Fim da Linha para a XJ6

Infelizmente, a Yamaha abandonou a categoria de 600/650 no Brasil, encerrando assim um ciclo da XJ6 no mercado brasileiro. Rumores indicam a possibilidade do retorno da YZF R6, inspirada na MT-07, o que poderia proporcionar uma rivalidade à altura para a CB 650F.

Características do Motor

A Yamaha XJ6 contava com um motor de quatro cilindros alinhados, duplo comando de válvulas (DOHC) no cabeçote de alumínio, injeção eletrônica e sistema de refrigeração líquida. Com 599 cm³, o propulsor oferecia uma potência adequada para sua proposta, derivado da FZ6 e da renomada Fazer 8 ou 800.

Ajustes na Performance

Comparado aos 106 cavalos a 12.000 rpm da FZ6, o motor da XJ6 apresentava uma calibração mais suave, proporcionando 77,5 cavalos a 10.000 rpm e torque de 6,08 kgfm a 8.500 rpm. O câmbio de seis marchas sincronizadas e a embreagem multidisco imersa em óleo compunham a transmissão.

Dispositivo de Segurança

A XJ6 incorporava um dispositivo para evitar o bloqueio da roda ao reduzir marchas, contribuindo para a segurança do piloto e do passageiro. A embreagem era acionada de maneira mecânica, não incluindo recursos avançados como controle de tração ou modos esportivos.

yamaha-xj6-n-boa-vale-a-pena-comprar Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Pontos Positivos

A XJ6 destacava-se por seu visual impressionante, o envolvente ronco do motor e um conjunto mecânico robusto. Com raras necessidades de manutenção, oferecia uma retomada de aceleração eficiente e uma ergonomia de qualidade, tornando-a uma excelente opção para deslocamentos urbanos.

Pontos Negativos

Entre os aspectos menos favoráveis, o peso mais elevado para uma 600 cc dificultava a manobrabilidade em baixas velocidades. A suspensão traseira, devido ao resistente quadro de aço, mostrava-se macia, resultando em atritos com a roda ao passar por buracos ou lombadas. O painel, apesar de grande, poderia ter sido otimizado pela montadora.

Consumo de Combustível

No quesito consumo, a XJ6 apresentava médias de aproximadamente 18 km por litro na cidade e 22 km/l na estrada.

Preço de Modelo Usado

Para quem busca adquirir uma XJ6 usada, a Tabela Fipe indica um valor em torno de R$ 34 mil.

Por Fim…

Gostou de conhecer mais sobre a Yamaha XJ6 e sua trajetória no mercado? Se sim, compartilhe este conteúdo e fique por dentro de todas as novidades sobre motocicletas no Site MOTOS.net.br. Aproveite para curtir as fotos incríveis que preparamos para os amantes das duas rodas. Seja parte da comunidade MOTOS.net.br e continue explorando o universo emocionante das motocicletas.

Fotos da Yamaha XJ6

yamaha-xj6-n-e-boa-vale-a-pena-motorizacao Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024? yamaha-xj6-n-vale-a-pena-comprar Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024?   yamaha-xj6-n-boa-design Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024? yamaha-xj6-n-e-boa-vale-a-pena-construcao Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024? yamaha-xj6-n-e-boa-vale-a-pena-comprar Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Detalhes da Yamaha XJ6

yamaha-xj6-n-e-boa-vale-a-pena-transmissao-mecanica Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024? yamaha-xj6-n-e-boa-vale-a-pena-farol-traseiro Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024? yamaha-xj6-n-e-boa-vale-a-pena-farol-carenagem Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024? yamaha-xj6-n-e-boa-vale-a-pena-painel Yamaha XJ6 N é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
Deixe seu comentário