5 motos Yamaha 2025 mais baratas
As motocicletas Yamaha estão conquistando espaço no mercado brasileiro, consolidando-se como uma força significativa. A marca está se destacando no cenário das motos acessíveis, reforçando sua presença no segmento de motos populares com o lançamento de novos modelos programados para 2025.
Motos Yamaha 2025 mais baratas
Como você deve ter percebido, as motocicletas entraram na lista de bens duráveis que sofreram aumentos significativos de preço após a pandemia. Por exemplo, a Honda CG Fan, que custava R$ 10.300 nas lojas até 2019, agora é vendida por R$ 17.900 (valor na tabela FIPE), representando um aumento assustador de 75%. No entanto, não é apenas a moto mais vendida do país que teve seu valor ajustado para cima.
Dessa forma, é compreensível que as motos Yamaha também tenham experimentado aumentos de preço ao serem comparadas com períodos anteriores. Entretanto, ainda é possível encontrar boas opções para quem procura scooters, streets e aventureiras, com preços variando entre 10 mil e 25 mil reais. Confira o ranking das mais acessíveis atualmente enquanto aguardamos os próximos lançamentos da marca.
Yamaha PG-1
A Yamaha apresenta a PG-1 2024, lançada na Tailândia como uma opção econômica na categoria CUB, para concorrer diretamente com a conhecida Honda Pop 110 ou Biz. Com um preço de 64.900 baths tailandeses, equivalente a cerca de R$ 9,1 mil em nossa moeda, a PG-1 destaca-se como uma alternativa aventureira, lembrando a bem-sucedida Honda CT125 Hunter Cub, popular em alguns mercados asiáticos.
A moto popular da Yamaha se diferencia com pneus mistos, rodas raiadas de 16 polegadas e guarda-pó nas bengalas dianteiras, proporcionando um visual robusto preparado para diversos terrenos. Com atenção aos detalhes, a PG-1 permite personalizações com acessórios, como um pequeno “bico” na parte frontal e um para-lama mais amplo, conferindo um toque off-road.
Apesar das suspensões não serem muito longas, oferecem 130 mm de curso na dianteira e 109 mm na traseira. Os freios consistem em um disco na parte da frente e tambor na traseira. Sob o tanque de 5,1 litros, a moto abriga um motor monocilíndrico de 114 cc com 10 cavalos, combinado a um câmbio de 4 marchas. Leve e ágil, a PG-1 tem um peso de apenas 107 kg em ordem de marcha.
Yamaha scooter E01
A Yamaha revelou sua scooter elétrica, a E01, como uma opção mais acessível no Salão do Automóvel de Tóquio. Após alguns anos, ela já está disponível no mercado asiático, sendo testada e oferecida por meio de programas de leasing no Japão, Taiwan, Indonésia, Malásia e Tailândia. Há indícios de que a scooter elétrica logo estará disponível no mercado europeu, respondendo à crescente demanda por mobilidade elétrica na União Europeia.
A Yamaha E01 se destaca ao utilizar uma plataforma de scooter comprovada, adaptando-a para o futuro com um sistema de propulsão elétrica avançado. Ao contrário de scooters mais econômicas, o motor elétrico da E01 não fica no cubo da roda traseira, mas sim centralizado no chassi, proporcionando um equilíbrio aprimorado. Com desempenho equivalente a uma motocicleta de 125 cm³ a gasolina, o motor elétrico entrega 8,1 kW, cerca de 11 cv de potência, e 2,9 kgfm de torque.
A bateria, com 56,3 amperes-hora e 87,6 volts, possui capacidade de 4,9 kWh. A Yamaha estima uma autonomia de aproximadamente 100 km em condições reais, com a velocidade máxima da scooter limitada a 100 km/h. Destaca-se que essa autonomia pode ser atingida a uma velocidade média de até 70 km/h. Além disso, a scooter conta com um sistema de carregamento rápido, permitindo uma recarga em apenas uma hora, enquanto em tomadas convencionais, leva cerca de cinco horas para uma carga completa.
A Yamaha E01 oferece comodidades, incluindo um amplo compartimento de armazenamento abaixo do assento, com capacidade para 23 litros. Esse espaço generoso acomoda até mesmo um capacete fechado, tornando-se ideal para armazenar itens essenciais do dia a dia.
Embora o preço exato ainda não tenha sido divulgado, a scooter elétrica já está em fase de testes nas estradas francesas por meio de programas de leasing. A expectativa é que a distribuição para o restante da Europa ocorra em 2025.
RayZR
A Yamaha apresentou a RayZR, sua mais recente scooter acessível, durante o Salão de Milão de motocicletas. Esse modelo econômico combina um design contemporâneo com eficiência de custos, posicionando-se como uma excelente escolha no mercado.
Com um preço de cerca de R$ 12 mil na conversão direta com base na cotação atual, a Yamaha ainda não confirmou a disponibilidade do modelo RayZR no mercado brasileiro. Contudo, ele surge como uma opção atrativa para a mobilidade urbana. Impulsionada por um motor monocilíndrico de 125 cc, a RayZR oferece 8,1 cavalos de potência a 6.500 rpm e um torque de 9,7 Nm a 5 mil rpm.
YZF-R3
A Yamaha está se preparando para relançar a YZF-R3, marcando uma mudança significativa após um longo período de destaque para uma motocicleta de 150 cc. O novo R3 compartilha o motor DOHC de dois cilindros paralelos de 321 cc refrigerado a líquido com o MT-03. Este propulsor entrega 42 CV de potência máxima e 29,5 Nm de torque máximo, combinado a uma transmissão de malha constante de 6 velocidades. O desempenho foi aprimorado ainda mais, aproveitando o chassi leve do Yamaha R3.
Ambas as bicicletas possuem um quadro de diamante e serão equipadas com garfos USD na dianteira e um monoamortecedor na traseira. O sistema de frenagem apresenta discos em ambas as extremidades, com ABS de canal duplo como padrão. A expectativa é que a YZF-R3 seja comercializada por aproximadamente R$33.000,00.
O principal concorrente do R3 é, em certa medida, a próxima KTM RC 390. Esse relançamento da Yamaha busca destacar-se no cenário das motocicletas, oferecendo melhorias no desempenho e design, consolidando sua posição no mercado.
MT-09
A Yamaha está prestes a lançar a aguardada MT-09, que passa por sua primeira grande atualização desde sua chegada. Essa moto roadster, conhecida por sua rapidez, leveza e acessibilidade, desempenhou um papel crucial na recuperação da fortuna da empresa japonesa.
Apesar de manter sua estética distintiva, a MT-09 recebe uma renovação visual com novos plásticos, incluindo um facelift que incorpora faróis de projetor LED e luzes de presença. A beleza é subjetiva, mas a frente discreta contrasta com o estilo robusto característico da Yamaha. Disponível em três cores, como Icon Blue e Tech Black, a mais atraente, em nossa opinião, é a ligeiramente retrô Storm Fluo da bicicleta de teste.
O potente Euro5 triplo da MT-09 cresce de 847 cc para 889 cc graças a um curso mais longo. Com novos pistões, bielas, cames, caixas de motor, embreagem e caixa de câmbio, que agora conta com primeira e segunda relações mais altas, a MT-09 viu sua potência aumentar de 113 cv para 117 cv (ainda a 10.000 rpm), enquanto o torque subiu de 64 lb-ft a 8.500 rpm para 67 lb-ft a 7.000 rpm. Essa atualização chega ao mercado por aproximadamente R$ 62.000.