Yamaha Drag Star XVS 650 é boa? Vale a pena comprar em 2024?
A Yamaha Drag Star 650 foi um dos modelos oferecidos pela Yamaha no Brasil até a marca, assim como outras, deixar o segmento custom por aqui. A ‘XVS 650 Drag Star‘ esteve disponível entre 1997 e 2008. Vamos revisitar sua trajetória, especificações técnicas, imagens, desempenho e outros aspectos relevantes.
A Yamaha XVS 650 Drag Star
Quando a Yamaha XVS 650 Drag Star chegou ao Brasil, ela veio para ocupar o lugar da XV 535 Virago, trazendo consigo uma série de inovações. Seu novo design adotava o estilo “long & low”, abandonando a pegada chopper da sua antecessora. Além disso, suas novas dimensões a tornavam mais adequada para aventuras na estrada, deixando um pouco de lado o uso urbano, é claro.
Inspirada no Estilo ‘Harley’
Na parte de trás, a Yamaha Drag Star 650 apresenta uma suspensão monoshock que imita o visual de um hardtail, reminiscente das motos Harley-Davidson clássicas. Além disso, os detalhes como as coberturas do garfo em aço escovado, o velocímetro montado no tanque e os para-lamas profundos conferem à moto uma aparência típica das custom americanas. Como é de praxe, diversas peças são cromadas, incluindo o escapamento, farol e carcaças do motor.
Desempenho do Motor
A Yamaha Drag Star 650 compartilhava o mesmo motor de dois cilindros em V e arrefecido a ar da Virago, porém com algumas melhorias significativas. Suas dimensões foram aumentadas, passando de 535 cm³ para 649 cm³, e agora o motor não fazia mais parte da estrutura do chassi, que passou a ser de berço duplo. A transmissão final continuou sendo por eixo cardã.
O motor foi equipado com dois carburadores Mikuni BDS28 e teve um aumento no diâmetro e curso em relação ao modelo anterior de 535cc. Trabalhando em conjunto com uma caixa de câmbio de cinco marchas, o motor produzia 40 cv a 6.500 rpm e um torque de 5,19 kgf.m a 3.000 rpm, em comparação aos 45 cv a 7.500 rpm e 4,56 kgf.m de torque a 5.000 rpm do modelo anterior. Embora seu desempenho não seja o mais impressionante em termos de velocidade máxima, mantendo-se confortável até 120 km/h, dependendo do estilo de pilotagem, pode proporcionar uma experiência satisfatória.
Legado e Sucessão
A Yamaha Drag Star competiu principalmente com a Honda Shadow e permaneceu no mercado brasileiro até 2008, com poucas mudanças significativas ao longo dos anos. Em 2008, foi substituída pela XVS 950 Midnight Star. No entanto, na América do Norte, ela continuou a ser comercializada sob o nome V-Star 650.
Eficiência de Combustível
Com um tanque de gasolina de 16 litros (com 3 litros de reserva), a Yamaha Drag Star oferece uma autonomia moderada, de acordo com testes de rua. Equipada com um escape JJ esportivo, que produz um som alto e emite mais gases na combustão, a moto alcança uma média de 14/15 km por litro na cidade e cerca de 17 km por litro na estrada, quando pilotada de forma moderada. Isso resulta em uma autonomia máxima de aproximadamente 240 km.
Com o escape original, a moto apresenta uma eficiência um pouco melhor, alcançando uma média de 17/18 km por litro na cidade e cerca de 20 km por litro na estrada. Com esses números, a autonomia máxima pode chegar a até 288 km, proporcionando uma viagem mais longa com um único tanque de combustível.
Embora muitas motos custom não tenham um marcador de combustível, é possível se acostumar a monitorar a quantidade de combustível restante com base nos quilômetros percorridos. Ao registrar a quilometragem rodada, torna-se mais fácil determinar quando é hora de abastecer. Além disso, completar o tanque é mais conveniente do que abastecer apenas parcialmente, já que calcular quantos quilômetros ainda restam pode ser complicado e desconfortável.
Conforto na Estrada
Para viagens longas e solitárias, a Yamaha Drag Star 650 oferece um conforto excepcional. É possível percorrer muitos quilômetros sem sentir desconforto significativo, graças ao assento do piloto, que é especialmente confortável. No entanto, se planeja levar um passageiro, considere trocar o banco, pois o original tende a ser duro e desconfortável.
Se você estiver viajando com um passageiro e bagagens, a moto pode lidar bem, mas é importante estar ciente de que, nessa configuração, a velocidade tende a ficar em torno de 100 km/h. Nessas condições, a moto pode ficar mais pesada e exigir redução de marcha em subidas íngremes ou ultrapassagens difíceis. No entanto, graças ao guidão de 14 polegadas, que mantém os braços na altura dos ombros e pouco esticados, a moto permanece confortável mesmo nessas situações.
É Boa?
A Yamaha Drag Star XVS 650 apresenta diversos pontos positivos que a tornam uma escolha sólida. Para começar, a altura do assento, que é de apenas 695 mm, a torna acessível e segura mesmo para pilotos mais baixos. Além disso, as amplas barras de recuo e os apoios para os pés dianteiros garantem uma posição de pilotagem confortável.
O conforto também é aprimorado pelos 6 níveis de ajuste da pré-carga da suspensão traseira. Em termos de estilo, a Drag Star atrai olhares com seu design elegante e os acabamentos cromados. Quanto ao desempenho, o motor oferece um torque sólido e confiável para ultrapassagens, além do característico ronco do V2. Com todas essas características positivas, a Yamaha Drag Star XVS 650 certamente é uma opção que vale a pena considerar.
Pontos a Considerar
Apesar de suas vantagens, a Yamaha Drag Star XVS 650 apresenta alguns aspectos que merecem atenção. O consumo médio de 19 km/l pode decepcionar alguns pilotos, afetando sua eficiência geral. Além disso, a moto mostra sinais de envelhecimento com a presença de carburadores duplos, que podem ser desafiadores de sincronizar, e o freio a tambor na roda traseira, que pode não oferecer o mesmo desempenho que os freios a disco.
Outra preocupação relatada por alguns proprietários são os problemas crônicos no eixo cardã, especialmente em modelos fabricados até 2004. Embora não haja informações oficiais da marca sobre esse problema, uma manutenção preventiva adequada pode ajudar a evitar contratempos no sistema.
Vale a Pena Comprar?
Com um estilo que evoca as custom clássicas, a Yamaha Drag Star 650 pode ser uma excelente escolha para aqueles que buscam uma moto para viagens de final de semana e passeios mais longos. Apesar de sua idade, o modelo ainda é bem aceito no mercado e, em algumas ocasiões, pode ter um preço elevado no mercado de motos usadas.
O valor da Drag Star 650 varia dependendo do estado de conservação e do nível de customização. De acordo com a FIPE, o preço médio de um modelo de 1997 é de aproximadamente R$ 5.000, enquanto um modelo de 2008 pode custar cerca de R$ 15.000. Considerando suas características e popularidade, a Yamaha Drag Star 650 pode ser uma opção que vale a pena considerar para aqueles que buscam uma moto com estilo e desempenho confiável.
Por Fim…
A Yamaha Drag Star XVS 650 oferece um equilíbrio entre estilo clássico, desempenho sólido e conforto na estrada, tornando-a uma escolha atraente para os entusiastas de motocicletas custom.
Embora tenha seus pontos fracos, como o consumo de combustível e possíveis problemas de manutenção, seu charme atemporal e versatilidade ainda conquistam muitos pilotos.
Se você está considerando adquirir uma Drag Star 650, avalie cuidadosamente suas necessidades e expectativas para garantir que ela seja a escolha certa para você.
Gostou?
Compartilhe e acompanhe todas as novidades do Site MOTOS.net.br.
Fotos da Drag Star 650
Detalhes da Drag Star 650