Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

A Triumph lançou a Tiger 800 em 2010. Essa moto aventureira britânica foi projetada para viagens longas, estradas de terra e cidade. Somente em 2020, ela deu lugar à Tiger 900. A Tiger 800 desembarcou no Brasil em novembro de 2012, por ocasião da inauguração da fábrica da Triumph em Manaus (AM). Oferecida em diversas versões, as principais eram a XR (de Road), focada na estrada, e a XC (de Country), mais indicada para off-road.

triumph-tiger-800-e-boa-vale-a-pena-comprar-scaled Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

A Triumph Tiger 800

As diferenças entre elas eram notáveis. A XR vinha com rodas de liga leve, sendo 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás. Já a XC apresentava rodas raiadas, aro 21 na dianteira e também 17 polegadas na traseira. Além disso, a XC contava com suspensão de curso mais extenso na frente e atrás, proporcionando melhor desempenho em terrenos acidentados.

No aspecto eletrônico, as diferenças persistiam, alinhadas com as propostas específicas de cada modelo. Entretanto, uma lista considerável de componentes era compartilhada entre elas, como motor, tanque de combustível, painel de instrumentos e o quadro de treliça de aço, reforçando a base comum que permeava ambas as siglas.

As Tiger 800 vinham com um motor DOHC de 3 cilindros em linha, refrigerado a líquido, contando com 12 válvulas. Este propulsor entregava 95 cv a 9.250 rpm e um torque de 7,95 kgf.m a 7.850 rpm. Com uma resposta suave em todas as rotações, a moto alcançava facilmente velocidades superiores a 200 km/h. Quanto ao consumo, no teste realizado pelo Motonline, a versão XC alcançou uma média de 17,89 km/litro.

Primeira geração 2010-2014

A primeira geração, compreendida entre 2010 e 2014, foi o berço das variantes XR e XC. Em ambas as versões, um banco mais baixo era oferecido como acessório oficial, permitindo reduzir a altura do assento em 20 milímetros. Um detalhe curioso é que os modelos de 2011 apresentavam quadros prateados, enquanto a partir de 2012, a Tiger adotou quadros na cor preta. As exceções eram as edições especiais (SE), que se destacavam com quadros vermelhos.

Segunda geração 2015-2017

Na segunda geração, de 2015 a 2017, a Tiger 800 adotou o acelerador eletrônico drive-by-wire. As opções adicionais para essa big trail incluíam diferentes combinações de Cruise Control, um computador de bordo avançado e até 6 modos de condução. No quesito controle, o modo “Off-Road Pro” se destacava ao desativar o ABS e o controle de tração, oferecendo uma experiência mais intensa em terrenos off-road.

triumph-tiger-800-e-boa-vale-a-pena Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Terceira – e última – geração 2018-2020

Na terceira e última geração, que abrangeu os anos de 2018 a 2020, a Triumph lançou uma versão aprimorada da Tiger 800, introduzindo mais opções entre os dois modelos base. Originadas da versão voltada para a estrada, a XR, surgiram as variantes XRx, XRx LOW e XRT. Essas versões apresentavam características como rodas de liga leve de alumínio fundido, pneu dianteiro de 19″ e suspensão Showa.

Enquanto isso, na XC, as opções eram as XCx e XCA, ambas equipadas com rodas raiadas, pneus dianteiros de 21″ e suspensão WP, caracterizada por um curso mais longo. Essas mudanças ampliaram a diversidade de escolha para os entusiastas da Tiger 800.

Cada versão, sem exceção, vinha equipada com ABS comutável, contando com discos duplos de freio dianteiros de 305 mm e um disco único de 255 mm na parte traseira. Além disso, todas compartilhavam o painel de instrumentos digital em LCD.

As versões topo de linha se destacavam ainda mais, oferecendo recursos como luzes de LED, uma variedade expandida de modos de condução, pinças da renomada marca Brembo, e o conforto adicional dos punhos e assentos aquecidos. Esses aprimoramentos garantiam uma experiência ainda mais sofisticada para os pilotos mais exigentes.

É Boa?

A Tiger 800 recebe elogios frequentes quanto ao desempenho de seu motor. Os proprietários destacam a suavidade de rodagem, sem trepidações devido à configuração de três cilindros, e respostas eficientes em todas as faixas de rotação.

Com um pacote de itens de série generoso, o modelo proporciona uma fusão equilibrada entre conforto e conveniência, atendendo tanto aos usuários que buscam uma experiência mista quanto aos que preferem o asfalto. Enfrentando a concorrência direta, especialmente a BMW F 800 GS, a Tiger 800 se destaca por oferecer recursos que são considerados raros mesmo em big trails de categorias superiores, na faixa dos 1.000 cm³.

Como um produto premium, a Tiger 800 apresenta um preço condizente com sua categoria, refletindo sua qualidade e sofisticação. No entanto, críticas frequentes estão relacionadas ao consumo, considerado por muitos como elevado para a categoria, e aos custos associados a peças e revisões.

Apesar de ser uma marca renomada, a Triumph enfrenta o desafio de ter uma rede de concessionárias mais restrita no Brasil. Agendar serviços pode ser uma tarefa dispendiosa, especialmente para aqueles que residem fora das cidades onde estão localizadas as lojas autorizadas. É válido mencionar que a marca busca soluções inovadoras para contornar o desafio logístico, como a venda de peças originais através de plataformas como o Mercado Livre.

triumph-tiger-800-vale-a-pena-comprar Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Vale a Pena?

Se você chegou até aqui, é provável que esteja ponderando se a Tiger 800 é uma escolha acertada para a sua próxima compra. Se o seu objetivo é desfrutar de viagens e aventuras, é recomendável considerar este modelo como uma excelente opção, apesar dos pontos negativos que podem surgir.

No entanto, ao tomar sua decisão, é crucial ficar atento à versão específica que está adquirindo. A gama da Tiger 800 é diversificada, oferecendo propostas variadas. Recomenda-se refletir com calma sobre suas necessidades, identificando quais itens de série são indiferentes e quais farão diferença nas suas experiências de uso. Esse cuidado na escolha garantirá que você faça a melhor opção de acordo com suas preferências e estilo de pilotagem.

Vamos abordar agora os preços. A partir da versão de entrada mais acessível, a Tiger 800 XC do ano de 2012 possui um valor médio de R$ 26.620, conforme informações da FIPE. Já a versão mais recente e acessível fabricada, a 800 XR do ano de 2020, apresenta um preço médio de R$ 37.720. No outro extremo, a topo de linha XCa do ano de 2020, tem uma avaliação de R$ 50.234.

Em resumo, a Tiger 800 oferece uma gama diversificada e robusta, com opções para diferentes gostos e necessidades. Se você está em busca de uma motocicleta pronta para viagens e aventuras, este modelo pode ser uma excelente escolha. Contudo, é crucial considerar cuidadosamente as características de cada versão para garantir que atendam às suas expectativas. Se esta análise foi útil para você, compartilhe com outros entusiastas e continue acompanhando todas as novidades do mundo das motocicletas no Site MOTOS.net.br. Boas estradas!

Fotos da Triumph Tiger 800

triumph-tiger-800-vale-a-pena-suspensao Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024?triumph-tiger-800-vale-a-pena-detalhes-1 Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024? triumph-tiger-800-e-boa Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024?triumph-tiger-800-vale-a-pena Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024?triumph-tiger-800-vale-a-pena-desempenho-1 Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024?triumph-tiger-800-vale-a-pena-motorizacao-1 Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Detalhes da Triumph Tiger 800

triumph-tiger-800-vale-a-pena-conforto Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024? triumph-tiger-800-vale-a-pena-painel Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024? triumph-tiger-800-vale-a-pena-potencia Triumph Tiger 800 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
Deixe seu comentário