Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

A Honda apresenta a versão 2024 da sua conhecida CBR 1000RR-R, um modelo superesportivo que continua focado nas pistas. A principal novidade desta edição é a inclusão de uma nova cor na sua paleta. Esta atualização marca a mais recente evolução da moto mais vendida da Honda no Brasil, especialmente notável em seu modelo mais veloz. Na linha 2024, a CBR 1000RR-R recebeu algumas melhorias, embora siga a tendência da marca em realizar atualizações principalmente nas opções de cores.

honda-cbr-1000rr-r-ficha-tecnica Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

A Honda CBR 1000RR-R

A última vez que a CBR 1000RR-R Fireblade SP passou por uma atualização técnica foi em 2023, quando foram feitas modificações para aprimorar a resposta do motor em baixas e médias rotações. Essas alterações resultaram em melhorias nas acelerações ao sair das curvas. Outra mudança significativa foi a redução na carga da mola de retorno do sistema do acelerador. Isso, combinado com ajustes no sistema HSTC de controle de tração, proporciona ao piloto uma conexão mais precisa entre o punho do acelerador e a roda traseira.

Ficha Técnica da Honda CBR 1000RR-R 2024

Design

Na linha 2024, a Honda CBR 1000RR-R, desenvolvida pela HRC (Honda Racing Corporation), conhecida por suas motocicletas de alto desempenho, traz uma inovação marcante: a adição da cor Preta (Mat Pearl Morion Black), que contrasta de forma radical com as já disponíveis Fireblade.

As tradicionais tonalidades, Vermelho Grand Prix e “30th Anniversary Edition”, continuam disponíveis para os clientes. A combinação clássica de vermelho, azul e branco, as conhecidas “cores Honda”, evoca a história de sucesso da marca nas pistas, destacando-se como a maior vencedora em todas as categorias do motociclismo.

O design da Fireblade 2024 apresenta um preto fosco alternado ao preto brilhante, grafismos discretos em prata e dourado, e elementos impressionantes, como rodas e suspensão dianteira douradas, harmonizando-se com o cinza-titânio da ponteira de escape Akrapovic.

Essa combinação confere à Fireblade uma notável e exclusiva estética, destacando-se como uma das versões mais atrativas já produzidas. Os logos HRC na carenagem frontal e o “badge” Honda em fundo vermelho, exclusivos de modelos de alta performance/tecnologia, ganham ainda mais destaque, consolidando a Fireblade como uma opção irresistível.

Um destaque tanto estético quanto prático é o design da carenagem, projetado para otimizar a eficiência aerodinâmica. A presença de aletas laterais eleva a carga aerodinâmica vertical descendente, proporcionando maior estabilidade em alta velocidade, capacidade de aceleração em curvas e controle superior em manobras rápidas e frenagens extremas.

Painel

O cockpit da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP é equipado com um painel de tela TFT de 5 polegadas totalmente personalizável, controlado por um comando situado no punho esquerdo. O sistema Smart-Key, uma chave presencial, adiciona um toque de praticidade ao modelo. A ergonomia perfeita para uso em pista complementa essa verdadeira vitrine tecnológica da maior fabricante de motocicletas do mundo.

Motorização

No departamento de motorização, a Honda CBR 1000RR-R 2024 mantém as especificações do modelo de 2023, apresentando uma potência máxima de 216,5 cv a 14.500rpm e torque máximo de 11,5 kgfm a 12.500rpm.

Seu motor conta com pistões de alumínio forjado e bielas de titânio, destacando-se por sua arquitetura que privilegia baixo peso e dimensões compactas. Essa qualidade possibilita um posicionamento ideal no chassi, contribuindo para a obtenção de um centro de gravidade equilibrado.

honda-cbr-1000rr-r-design-carenagem Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Tecnologias

O uso abrangente da eletrônica é evidenciado por sistemas como o controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), o acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire) e os Riding Modes correspondentes, que regulam quatro parâmetros: potência (P), freio-motor (EB), atuação do anti-wheelie (W) e HSTC (T). Complementando a sofisticação técnica do motor da CBR 1000RR-R 2024, temos o Launch-control regulável e o Quickshifter.

Ergonomia

No aspecto técnico, a nova opção de cor segue a mesma abordagem das Fireblade lançadas anteriormente no ano, aplicando a tecnologia mais recente da Honda ao conceito “Total Control”. Este conceito, iniciado com a pioneira Fireblade de 1992, destaca-se por enfatizar a extrema maneabilidade e facilidade de pilotagem, visando um desempenho superior em pista.

Estrutura

O chassi em alumínio com arquitetura Diamond recebe um acabamento em preto fosco e está conectado a um sofisticado sistema de suspensão.

Na parte traseira, o conjunto mola-amortecedor Öhlins TTX36 Smart-EC, totalmente ajustável, opera em um braço oscilante de alumínio, inspirado no design da Honda RC 213V da MotoGP. A suspensão dianteira invertida é uma Öhlins NPX com tubos de 43 mm de diâmetro, equipada com o sistema Öhlins S-EC – Semi active Electronic Control.

Os freios apresentam discos dianteiros de 330 mm de diâmetro com cálipers Brembo Stylema de quatro pistões, enquanto o freio traseiro é um disco simples de 220 mm de diâmetro.

O sistema ABS moderno permite configuração nos modos Circuito (pista) e Esportivo. A plataforma inercial IMU (Inertial Measurement Unit) de seis eixos monitora os parâmetros dinâmicos da Fireblade, ajustando em tempo real diversos dispositivos de controle, incluindo os três níveis do amortecedor de direção eletrônico HESD (Honda Electronic Steering Damper) e o sistema que reduz a tendência da roda traseira a se levantar durante frenagens.

honda-cbr-1000rr-r-especificacoes Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Consumo da Honda CBR 1000 RR-R

Quanto ao consumo desta esportiva, a Fireblade apresenta uma média ligeiramente mais elevada. Com uma estimativa de aproximadamente 15 km/l, o rendimento pode variar conforme a velocidade, estilo de pilotagem e outros fatores. Seu tanque generoso, com capacidade de 16,1 litros, confere uma autonomia satisfatória ao modelo.

Preços da Honda CBR 1000 RR-R

A aguardada CBR 1000RR-R Fireblade SP 2024 estará disponível nas concessionárias brasileiras a partir de novembro. O preço sugerido é de R$ 193.500 para as opções de cores Preta (Mat Pearl Morion Black) e Vermelha (Grand Prix), enquanto a versão Branca (Pear Glare – 30th Anniversary Edition) é proposta a R$ 198.500.

Com um design inovador, tecnologias avançadas, e a potência característica da linha Fireblade, esta máquina destaca-se não apenas pela sua performance, mas também pela estética arrojada que a torna única. Se você ficou intrigado com as emoções que essa superesportiva pode proporcionar, não deixe de compartilhar essa empolgante novidade e continuar acompanhando todas as atualizações do Site MOTOS.net.br. Aventure-se pelas fotos a seguir e mergulhe no universo da Honda CBR 1000RR-R 2024.

Fotos da Honda CBR 1000 RR-R

honda-cbr-1000rr-r-estrutura-chassi Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica honda-cbr-1000rr-r-conforto Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica
honda-cbr-1000rr-r-consumo Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica
honda-cbr-1000rr-r-design Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica honda-cbr-1000rr-r-farol-frontal Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica honda-cbr-1000rr-r-precos Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Detalhes da Honda CBR 1000 RR-R

honda-cbr-1000rr-r-traseira-farol Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnicahonda-cbr-1000rr-r-traseira Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnicahonda-cbr-1000rr-r-painel-de-controle Honda CBR 1000RR-R 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
Deixe seu comentário