Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Introduzida para seguir as regras sobre emissões de poluentes, a Honda CB 300R foi lançada em 2010, ocupando o lugar da famosa Honda CB 250 Twister. Com os elementos adequados para prosperar, um obstáculo ainda suscita opiniões divergentes entre os apaixonados por motos.

honda-cb-300r-motorizacao Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024?

A Honda CB 300R

A Honda CB 300R, no aspecto mecânico, foi lançada junto com sua contraparte off-road, a XRE 300, reforçando a renovação no catálogo da Honda, que estava trocando também a XR 250 Tornado.

É importante destacar que, à semelhança de sua predecessora, a CB 300R divide o motor com a versão off-road da linha. Contudo, sua aparência foi inspirada na segunda geração da CB 600F Hornet.

Aqui, você encontra nossa análise da Honda CB 300R e como essa moto evoluiu, mantendo o sucesso da marca japonesa na categoria de 300cc.

Honda CB 300R: Vale a Pena em 2024?

Primeira Geração

Quando a Honda CB 300R foi lançada, já apresentava inovações como duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção eletrônica, abandonando o sistema ultrapassado de carburação.

Além disso, houve um aumento de 50 cilindradas, passando de 250 para 300. Essa alteração proporcionou, sobretudo, mais potência e torque, deixando a CB 250 Twister para trás.

Equipada com um motor de 300cc, a Honda CB 300R gera 26,5 cv de potência a 7,5 mil rotações por minuto (em comparação aos 24 cv da Twister) e 2,8 kgfm de torque a 6 mil giros (superando os 2,48 kgfm da Twister).

honda-cb-300r-avaliacao-1 Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Defeitos no Motor

Mesmo com melhorias significativas, a Honda CB 300R apresentava uma falha crítica no cabeçote do motor nos modelos fabricados entre 2010 e 2012. Essa questão resultava em vazamentos de óleo, trincas no cabeçote e, em casos mais extremos, até mesmo na quebra do motor.

Segundo a Honda, essas falhas eram consideradas isoladas, e a orientação era para que os proprietários desses modelos submetessem a moto a uma inspeção a cada 4 mil quilômetros percorridos.

A postura da fabricante recebeu críticas intensas, já que nunca foi realizado um recall para resolver esse problema, e a inspeção sugerida precisava ser realizada com frequência.

Segunda Geração
A Honda realizou uma atualização na CB 300R, e a grande inovação foi a introdução do motor flex na linha. Com o uso do etanol, o modelo atingia 26,73 cv de potência e 2,86 kgfm de torque.

No quesito visual, as alterações incluíram novos defletores laterais no tanque, juntamente com um painel que agora apresenta uma luz indicadora para partida com etanol. As demais configurações fundamentais permaneceram inalteradas.

Em 2016, a Honda interrompeu temporariamente a linha de 300cc, mais uma vez devido a regulamentações sobre emissões de gases e as mudanças na legislação.

A CB 300R Sai de Linha e chega Nova Geração
Em 2023, apenas sete anos após sair de circulação, a CB 300 retornou ao mercado, renascendo como CB 300F Twister, representando uma evolução da linha anteriormente composta por modelos de 250cc.

A Honda CB 300F apresenta notáveis diferenças em relação à moto fabricada até 2015. Seu motor flex proporciona uma potência máxima de 24,7 cv e torque máximo de 2,67 kgfm, ficando aquém da antiga CB 300R.

Contudo, quando se trata de dirigibilidade e economia, a CB 300F se destaca. A moto é mais leve, possui seis marchas, uma a mais que a antiga CB 300R, e alcança uma impressionante média de quase 40 km/l de gasolina, em comparação aos 24,3 km/l do modelo fabricado entre 2010 e 2015.

Quanto ao design, a CB 300F busca inspiração em modelos como a CB 500F e a CB 750 Hornet.

honda-cb-300r-analise Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Vale a Pena Comprar em 2024?

A menção à antiga CB 300R geralmente evoca sentimentos divergentes, estabelecendo uma relação de amor e ódio que varia de acordo com a opinião de cada pessoa.

Apesar das críticas intensas encontradas em diversos sites, a moto manteve vendas elevadas (mas não maiores que sua antecessora) durante sua comercialização, e o valor na tabela FIPE não apresentou uma queda expressiva, ao contrário do que seria esperado para um modelo em baixa. Isso contrasta com a situação da Yamaha Fazer, que teve uma redução semelhante.

A CB 300R evocava o estilo das CB 600F Hornet e CB 1000R da época. Essa semelhança, aliada à sua potência considerável para o tamanho, explica por que a moto ainda conta com um grupo de admiradores até os dias de hoje.

O consumo da CB 300R é consideravelmente elevado para uma moto de 300cc na categoria street. Entretanto, além desse aspecto, a principal crítica recai sobre o cabeçote. Apesar de ser frequentemente mencionado, sua substituição não se revela tão dispendiosa nem tão determinante para a performance da moto.

A crítica recorrente ao visual da CB 300R destaca a rigidez e uma estética considerada extremamente desatualizada, envelhecendo de maneira desfavorável. Além disso, a tentativa de adotar uma aparência similar à Hornet em miniatura foi mal recebida, especialmente quando a Hornet já exibia um visual considerado desgastado na época.

A presença da moto nas concessionárias foi breve, durando apenas 7 anos, e as vendas foram consideravelmente menores em comparação com sua antecessora, a CBX 250 Twister: 347 mil unidades contra 459 mil.

A maior parte desse declínio nas vendas pode ser atribuída aos problemas na motorização. Atualmente, os desafios enfrentados pelas unidades mais antigas são amplamente reconhecidos, e diversas oficinas oferecem soluções para reparos ou medidas preventivas visando evitar falhas prematuras.

Preço

A CB 300R continua gerando divisão de opiniões no mercado de motos usadas. Com tanto admiradores quanto críticos, a Honda tem um preço médio de cerca de R$ 13.729 para o modelo de 2015. Quando saiu de produção, seu preço sugerido era de R$ 13.840, na versão com ABS. Vale destacar que na época, o salário mínimo era de ‘apenas’ R$ 788.

Por fim…

A trajetória da Honda CB 300R revela altos e baixos, desde sua introdução até a evolução para a CB 300F Twister. A dualidade de sentimentos entre admiradores e críticos, aliada aos altos índices de vendas e as melhorias incorporadas ao longo do tempo, compõem uma narrativa intrigante sobre essa icônica motocicleta. Se este mergulho no passado e presente da CB 300R despertou seu interesse, não deixe de compartilhar e continuar acompanhando todas as novidades do Site MOTOS.net.br. Curta as fotos a seguir e fique conectado ao universo fascinante das duas rodas.

Fotos da CB 300R honda-cb-300r-design-carenagem-ciclistica Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-cb-300r-rabeta-traseira Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-cb-300r-e-boa-vale-a-pena Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-cb-300r-avaliacao Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-cb-300r-e-boa Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-cb-300r-vale-a-pena Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-cb-300r-e-boa-vale-a-pena-comprar Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Detalhes da CB 300R

honda-cb-300r-painel Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-cb-300r-conforto-banco-1 Honda CB 300R é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
Deixe seu comentário