Quantos km por litro faz a Yamaha Lander?

A Yamaha Lander, também conhecida como XTZ 250, é uma das motos mais antigas em produção, mantendo-se como uma opção veterana no segmento das trilhas, ideal para uso tanto em estradas asfaltadas quanto em terrenos off-road. Contudo, será que sua economia é notável? É hora de investigar: Quantos quilômetros por litro a Yamaha Lander faz ao longo de suas diferentes gerações?

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A Yamaha Lander

A Yamaha XTZ Lander 250 sucedeu a XT 225, uma trail antiga que já possuía um motor 4 tempos SOHC de 225cc. Sua missão era desafiar as vendas da concorrente Honda Tornado 250, que dominava o mercado. A Lander surgiu com a tarefa de igualar ou, pelo menos, reduzir a diferença de vendas para a Tornado, que chegou a vender nove vezes mais que a Yamaha. Em 2009, a Honda lançou a XRE 300 para substituir a Tornado, mas a Lander permaneceu no mercado, pronta para a competição.

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Modelos 2006

Em 2006, a Yamaha Lander 250 foi introduzida no mercado brasileiro, atendendo às necessidades específicas dos consumidores locais. Como uma verdadeira moto de trilha, ela foi projetada para enfrentar tanto o asfalto quanto terrenos acidentados. Seu motor monocilíndrico de 249 cm³, equipado com duas válvulas e comando simples no cabeçote (SOHC), refrigerado a ar/óleo, entregava 20,1 cavalos a 8.000 rpm, com um torque máximo de 2,1 kgf.m a 6.500 rpm, em conjunto com uma transmissão de cinco velocidades.

O sistema de suspensão dianteira contava com um garfo telescópico de 240 mm de curso, enquanto na traseira, havia um sistema monoamortecido com links, oferecendo 220 mm de curso. Com rodas raiadas de 80/90-21 na frente e 120/80-18 na traseira, a Lander pesava 130 kg a seco e 141 kg em ordem de marcha.

Este conjunto se mostrou um sucesso notável, levando a Yamaha a lançar, em 2007, uma versão motard, a Yamaha XTZ 250 X, com rodas de 17 polegadas. No entanto, esse modelo foi descontinuado já em 2011. Agora, surge a pergunta: Quantos quilômetros por litro a Yamaha Lander fazia em 2006?

Parte do sucesso da XTZ 250 se deve à sua reputação impecável. Reconhecida por sua durabilidade, versatilidade e eficiência, a moto ganhou a confiança dos usuários ao longo dos anos. De acordo com testes realizados pelo Motonline e relatos de proprietários, a Lander 250 alcança uma impressionante média de consumo de combustível, variando entre 21 e 30 quilômetros por litro, dependendo das condições de uso.

Além disso, seu desempenho não deixa a desejar: a moto pode atingir uma velocidade máxima de cerca de 140 km/h (conforme indicado no painel). Os pilotos podem monitorar facilmente a autonomia do tanque de 11 litros através do hodômetro de combustível, proporcionando uma experiência de condução confiável e conveniente.

No ano de 2016, a Yamaha Lander recebeu atualizações significativas, incluindo novos grafismos e um painel digital mais abrangente, que continuou a exibir relógio e conta-giros e introduziu o sistema Eco, projetado para auxiliar os pilotos a adotarem uma condução mais econômica. Nessa mesma época, o motor da Lander tornou-se flexível, permitindo o uso tanto de etanol quanto de gasolina.

Mantendo o conjunto mecânico SOHC de 249cc, o propulsor refrigerado a ar de 249,5 cm³ passou a gerar 20,7 cv com gasolina e 20,9 cv com etanol, ambos a 8.000 rpm, além de oferecer um torque de 2,1 kgfm, tanto com gasolina quanto com etanol, a 6.500 rpm. O câmbio permaneceu com cinco velocidades.

Apesar dessas melhorias, o tanque da Lander, com capacidade de apenas 11 litros, não é suficiente para proporcionar uma autonomia ideal quando abastecido com etanol.

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Modelos 2018

Em 2018, a Yamaha Lander passou por uma transformação visual significativa, inspirada no sucesso da XT 660R. O design foi completamente renovado, incluindo as abas do tanque, que foram redesenhadas, e a capacidade do tanque aumentada de 11 para 13,6 litros. Além disso, o assento foi aprimorado, tornando-se mais largo e com uma espuma mais rígida, herdada da Ténéré 250, que já não estava mais em produção.

Como resultado dessas mudanças, a partir do modelo 2019, a trail foi rebatizada como Yamaha XTZ 250 Lander ABS. Esta nova geração trouxe uma inovação importante para o mercado: o sistema de freio ABS na roda dianteira. Com um disco de 245 mm de diâmetro e pinça de dois pistões na frente, e um disco de 203 mm de diâmetro com pinça simples na traseira, a Lander 2018 oferece um desempenho de frenagem mais seguro.

Os testes de consumo realizados na nova Yamaha XTZ 250 Lander 2018 sugerem uma média de 30 km/l na cidade ou em estradas, quando abastecida com motor flex. Isso proporciona uma autonomia impressionante de 408 quilômetros para uso urbano.

O ano de 2020 trouxe consigo surpresas e novidades, mesmo em meio a circunstâncias atípicas. A Yamaha seguiu firme em seus planos e apresentou as primeiras Edições Especiais resultantes da parceria com a Marvel, destacando a Lander Capitão América.

Para celebrar cinco anos de colaboração com a Marvel, a Yamaha lançou uma versão comemorativa da XTZ 250 ABS Lander, inspirada no icônico super-herói Capitão América. A união entre a forte presença de vendas da Lander 250 ABS no Brasil e a popularidade do personagem da Marvel resultou em uma nova e emocionante versão para marcar mais um aniversário dessa parceria.

Com a suspensão da fabricação da Honda XRE 300, a Lander agora reina sozinha no mercado de trilhas na categoria de 250 a 300 cilindradas, consolidando sua posição como líder e oferecendo aos consumidores uma opção única e distintiva.

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Yamaha Lander 2024

Apesar de não ter passado por alterações mecânicas desde 2018, a Yamaha XTZ 250 Lander continua a ser uma escolha popular. Equipada com um motor flex de 249 cm³ que gera 20,2 cv, esta trail de 250 cc ainda se destaca devido ao atraso no lançamento da nova XRE 300.

Em 2023, a Yamaha XTZ 250 Lander foi a moto nova mais procurada no primeiro semestre. Liderando o ranking das motocicletas zero quilômetro mais buscadas entre janeiro e junho daquele ano.

Para manter sua atratividade, a Lander recebeu atualizações estilísticas em 2024. Sua carenagem frontal foi redesenhada com um “bico” estilizado, seguindo o estilo da irmã menor Crosser 150 Z ABS. Além disso, o farol e a lanterna traseira agora utilizam tecnologia LED.

O tanque de combustível também foi aprimorado, agora com tampa fixa e capacidade para 13,6 litros, garantindo uma excelente autonomia. Com médias de consumo na faixa de 35 km/l, a Yamaha XTZ 250 Lander continua a oferecer uma combinação única de desempenho e eficiência no mercado de motocicletas.

Por Fim…

Se você é um entusiasta das motocicletas e se interessou pela evolução da Yamaha XTZ 250 Lander ao longo dos anos, continue acompanhando as últimas notícias e atualizações no Site MOTOS.net.br.

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Fotos da Yamaha Lander 2024

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Detalhes da Yamaha Lander 2024

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Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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