Quantos km por litro faz a Yamaha MT-03?

Quando foi lançada em 2006, a Yamaha MT-03 chamava a atenção por onde passava. Com sua aparência única, era comum as pessoas perguntarem: “Que moto é essa?” A primeira geração da MT-03 foi fabricada de 2006 a 2014. Em 2019, a segunda geração surgiu, aproximando ainda mais a MT-03 de sua irmã, a R3. Mas e quanto ao motor e seu consumo, você sabe o que aconteceu ao longo dos anos? Se quer saber Quantos km por litro faz a Yamaha MT-03 continue conosco nessa matéria!

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Yamaha MT-03 Primeira Geração

Quando surgiu em 2006, a Yamaha apresentou a MT-03 como uma mistura única entre uma naked ágil para estradas e uma supermotard. Além disso, esta moto se destaca por seu quadro tipo diamante e um motor monocilíndrico de 660 cm³, que lembra o estilo da trail XT 660R. No entanto, a MT-03 é equipada com rodas aro 17 e possui um visual bastante ousado para a época.

Destacando-se ainda mais, sua ciclística apresenta características não convencionais, como o amortecedor traseiro posicionado horizontalmente ao lado do motor. Essa disposição faz a ligação entre a balança traseira de alumínio e o quadro de uma forma totalmente surpreendente.

Design e Pilotagem

No quesito design, a Yamaha MT-03 se destaca por sua originalidade. Seu farol, tanque e bancos têm formas diferenciadas, culminando em duas saídas de escape opulentas e uma rabeta minimalista. Este design foi premiado na Europa tanto por especialistas quanto em vendas.

Além do visual marcante, a experiência de pilotar esta Yamaha é verdadeiramente surpreendente. Seu motor de um cilindro, com comando simples no cabeçote (OHC) e refrigeração líquida, é alimentado por injeção eletrônica, similar à XT 660R. Com um torque impressionante em baixas rotações, atingindo 5,95 kgf.m de par máximo a 5.500 rpm, a MT-03 responde prontamente ao acelerador, até mesmo empinando facilmente.

Com uma potência de 48 cv (a 6.250 rpm), a moto mantém boas velocidades na estrada, podendo alcançar até 170 km/h no velocímetro digital. No entanto, é sua agilidade em mudanças de direção que revela sua essência “supermotard”. Com rodas de 17 polegadas na frente e atrás, equipadas com pneus sem câmara, a MT-03 pode desviar de obstáculos e realizar manobras em baixas velocidades com facilidade. Com um ângulo de cáster menor que na XT 660R (26° contra 27,25° na XT), ela se mostra ideal para navegar pela cidade com destreza.

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Agilidade e Segurança

Com uma distância entre-eixos de apenas 1.420 mm (8 cm a menos que na XT 660R), a MT-03 demonstra toda sua agilidade, especialmente ao contornar curvas de forma esportiva. No entanto, é importante ressaltar que ela não se trata de uma superesportiva nem de uma naked de quatro cilindros, como a Yamaha FZ-6N ou a Honda Hornet.

Apesar disso, para controlar seus 174,5 kg, a MT-03 possui um excelente conjunto de freios. Com dois discos flutuantes de 298 mm de diâmetro e pinças de dois pistões na dianteira, juntamente com um disco de 245 mm na traseira, a moto para com eficiência, mesmo permitindo que a roda traseira derrape com facilidade.

Devido à sua singularidade em relação a outros modelos disponíveis no mercado, encontrar concorrentes diretos para a Yamaha MT-03 era uma tarefa difícil.

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Yamaha MT-03 segunda Geração

Em 2016, a segunda geração da Yamaha MT-03 foi lançada, apresentando um novo visual enquanto mantinha a essência do DNA Master of Torque, conhecido por seu impressionante torque. Esta motocicleta é reconhecida pela qualidade pelos clientes, que a veem não apenas como uma moto de 320 cilindradas, mas sim como um conjunto harmonioso que oferece uma experiência de pilotagem única.

Na dianteira da nova MT-03, o design do farol foi inspirado no modelo da MT-09 e inclui luzes de posição que lembram os olhos de um predador. Todo o sistema óptico é em LED, incluindo os piscas, proporcionando uma maior eficiência e segurança durante a pilotagem.

O tanque de combustível foi ampliado em 31,4mm em largura e reduzido em 20mm em altura para melhorar a ergonomia, permitindo um melhor encaixe das pernas do piloto e oferecendo mais apoio durante as curvas. Apesar dessas mudanças, a capacidade total do tanque permanece inalterada, mantendo-se em 14 litros.

O motor bicilíndrico em linha da MT-03 tem uma capacidade de 321 cc e apresenta uma concepção moderna, tanto no projeto quanto nos processos e materiais nobres utilizados em sua construção. Equipado com duplo comando (DOHC – Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, este motor é capaz de entregar uma potência máxima de 42,01cv a 10.750 rpm e um torque máximo de 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm.

Os pistões são forjados em alumínio, semelhantes aos usados em motos de competição, e o cilindro utiliza a tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de alumínio e silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em desempenho.

Modelo 2024

Desde o seu lançamento, as atualizações no modelo da Yamaha MT-03 têm sido principalmente estéticas, como alterações no grafismo, no novo e exótico farol, no painel de instrumentos e na suspensão dianteira invertida. No entanto, não houve nenhuma mudança no motor, mantendo assim o mesmo consumo.

Quantos quilômetros por litro a Yamaha MT-03 faz? Com capacidade para 15 litros, a MT-03 660 pode não ser a mais econômica para viagens, já que costuma rodar cerca de 18 km por litro. Seu consumo não é dos melhores, mesmo para uma moto de 660 cm³.

O motor da segunda geração da MT-03, apesar de oferecer uma boa condução com pouca necessidade de trocas de marcha, devido ao seu design bicilíndrico, tende a consumir mais combustível. Na cidade, seu consumo fica em torno de 17 km por litro, enquanto na estrada alcança cerca de 23 km por litro, resultando em uma média de 20 km por litro. Se a moto tivesse injeção direta de combustível, uma tecnologia pouco comum em motos, o consumo e o desempenho poderiam ser melhores.

Fotos da Yamaha MT-03

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Detalhes da Yamaha MT-03

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Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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