Quanto custa uma Yamaha R3 2024 financiada?
A Yamaha R3 2024 é uma moto superesportiva internacional projetada para uso urbano, oferecendo alta performance para o cotidiano. Apesar de seu design esportivo e tecnologias avançadas dos modelos maiores da marca japonesa, a Yamaha YZF-R3 destaca-se como uma escolha prática para o dia a dia.
A Yamaha R3 2024
Motorização
A Yamaha R3 2024 possui um motor ágil e fácil de pilotar, ideal para o trânsito urbano. Mesmo com seu torque máximo de 3,02 kgf.m atingido apenas aos 9.000 rpm, o motor da Yamaha responde rapidamente a partir dos 5.000 rpm, proporcionando uma entrega progressiva de potência e torque.
Em meio aos corredores estreitos das grandes cidades, a Yamaha R3 2024 se destaca ao rodar principalmente em quarta e quinta marchas, otimizando os médios regimes. Com a quinta marcha acionada, a moto mantém com facilidade uma velocidade de 55 km/h a 4.000 giros, demonstrando sua agilidade em ambientes urbanos.
A Yamaha R3 2024 impressiona pela eficiência de seu câmbio de seis marchas, com escalonamento adequado e engates precisos. Seu bom desempenho em baixas e médias rotações, além da potência em altas rotações, é atribuído aos pistões forjados mais leves, que permitem ao motor ganhar giros com facilidade, uma característica herdada das superesportivas maiores da marca.
Comparação com a Concorrente
Ao comparar com sua principal concorrente, a Kawasaki Ninja 300, a Yamaha R3 2024 também apresenta um motor de dois cilindros paralelos, porém com capacidade cúbica maior de 321cc. A potência máxima da R3 é de 42 cv a 10.750 rpm e torque máximo de 3,02 kgf.m a 9.000 rpm. A diferença notável está nas respostas mais instantâneas da R3 devido ao torque que surge mais cedo em seu motor.
Com suas características mecânicas e ciclísticas, a Yamaha YZF-R3 se destaca como uma opção diferenciada para quem busca fugir do comum. Seu design agressivo sugere uma moto de porte maior, enquanto sua capacidade de rodar com fluidez na cidade a torna uma companheira ideal para viagens.
Conforto
A Yamaha R3 2024 oferece um bom nível de conforto para o piloto. Seu assento largo e com espuma de boa densidade proporciona uma posição agradável. As pernas ficam bem encaixadas entre o tanque e a carenagem, enquanto os semiguidões e a mesa em alumínio, mais elevada, contribuem para uma pilotagem prazerosa. Isso reforça sua capacidade de ser uma moto esportiva para uso diário e uma excelente companheira em viagens. No entanto, as pedaleiras estão posicionadas mais para trás, em um estilo mais voltado para corridas.
Estrutura
A Yamaha R3 2024 apresenta um chassi construído em tubos de aço, onde o motor faz parte da estrutura no estilo Diamante. Com um peso de 179 kg (versão ABS) em ordem de marcha, ela reforça sua proposta de ser uma moto esportiva leve para uso diário.
Na parte frontal, possui um garfo telescópico de 41 mm de diâmetro com 130 mm de curso, acompanhado por freios a disco flutuante de 298 mm de diâmetro e pinça de dois pistões. Na traseira, a balança alongada conta com um monoamortecedor de 125 mm de curso, ajustável na pré-carga da mola, e utiliza um disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de único pistão. Ambas as rodas da unidade avaliada contam com o sistema de freios ABS, proporcionando segurança adicional durante a condução.
Estabilidade e Eficiência
Durante alguns testes práticos, a Yamaha R3 2024 mostrou-se extremamente estável e equilibrada, absorvendo bem as imperfeições do terreno. O destaque, no entanto, vai para os freios. Ao contrário de outros modelos de baixa e média cilindradas da Yamaha, o sistema de freios da R3 merece elogios pela sua atuação segura e eficaz, proporcionando frenagens confiáveis. Com o sistema ABS na unidade testada, a moto transmitiu uma sensação de segurança e tranquilidade adicionais aos pilotos.
Chassi
Os pneus esportivos e radiais Metzeler Sportec ME Interact, nas medidas 110/70-R17 (dianteira) e 140/70-R17 (traseira), proporcionaram uma excelente aderência, permitindo aproveitar ao máximo as curvas mais desafiadoras, em linha com a proposta da R3. Além disso, contribuíram para manter o conjunto equilibrado e auxiliaram na absorção de impactos durante a condução.
Financiamento da R3
A Yamaha YZF-R3 modelo 2024 apresenta um preço público sugerido de R$ 33.590,00 à vista, sem incluir o frete.
Para adquiri-la à vista com frete incluso, o preço de venda sobe para R$ 35.026,00 (base ICMS 12%), com o frete adicionando R$ 1.436,00 ao valor final.
Para aqueles que optam por financiamento na modalidade de CDC em 18 meses, a entrada é de R$ 17.513,00 (50%), seguida de parcelas mensais fixas de R$ 1.028,00, com taxa de juros de 0% a.m. e 0% a.a.
O custo efetivo total (CET) fica em 07,26% a.a., com um IOF de R$ 70,02. O valor total a ser financiado é de R$ 18.496,02, resultando em um valor final total, considerando os encargos de financiamento, de R$ 36.017,00.
Para quem prefere um financiamento mais estendido, em 36 meses, a Yamaha YZF-R3 modelo 2024 oferece uma entrada de R$ 10.508,00 (equivalente a 30% do valor total) e parcelas mensais fixas de R$ 847,00. Com uma taxa de juros de 0,99% a.m. e 13% a.a., o custo efetivo total (CET) fica em 15,80% a.a., com um IOF de R$ 96,64 incluso.
O valor total a ser financiado é de R$ 25.527,64, resultando em um valor final total, considerando os encargos de financiamento, de R$ 41.000,00.
É importante mencionar que esse cálculo considerou a tarifa de cadastro de R$ 650,00, o valor de IOF informado em cada condição e o valor médio de registro de contrato de R$ 263,00.
É importante notar que o valor da taxa de registro de contrato varia em cada estado, o que pode impactar o valor das parcelas de financiamento anunciadas.
Recomenda-se verificar o valor da taxa de registro de contrato e o ICMS no estado onde a motocicleta será emplacada no momento da compra. No cálculo do Custo Efetivo Total (CET), considerou-se a tarifa de cadastro de R$ 650,00, o valor do IOF informado em cada condição e o valor médio de registro de contrato de R$ 263,00.
É importante observar que o valor da taxa de registro de contrato varia conforme o estado, o que pode impactar o valor das parcelas de financiamento divulgadas. Recomenda-se verificar o valor da taxa de registro de contrato e do ICMS no estado onde a motocicleta será emplacada no momento da compra.
Em relação à inadimplência, é válido destacar que é permitida a cobrança de multa moratória de 2%, acrescida de juro de mora de 1%, além da taxa de juros remuneratórios pactuada no contrato ao mês, conforme estabelecido pela resolução 4558 do Banco Central.
Por Fim…
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