Quantos km por litro faz a Royal Enfield Himalayan?

A aguardada versão de 450 cc da Himalayan ainda não está disponível no Brasil, mas a Royal Enfield anunciou a chegada de opções de cores atualizadas para a Himalayan 411 2024. Lançada inicialmente em 2016, essa motocicleta conquistou rapidamente o coração dos amantes de aventura.

Desde sua introdução no mercado brasileiro em 2018, a Himalayan se destacou como a preferida, vendendo quase 900 unidades em 2020, superando até mesmo a Interceptor 650, que ficou em segundo lugar com 819 motos vendidas no ano.

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A Royal Enfield Himalayan

A Royal Enfield Himalayan destaca-se como a opção mais acessível da marca para viagens de aventura. Seu motor oferece bastante torque, boas habilidades off-road e uma posição de pilotagem confortável e ereta. Além de ser ideal para passeios turísticos, também funciona bem como meio de transporte diário. Entre os benefícios, destaca-se o alto torque do motor e a altura generosa em relação ao solo. Os pneus de uso misto montados em rodas de raios também são vantajosos. No entanto, poderia ter uma partida mais ágil e a altura do assento pode ser um desafio para pilotos mais baixos.

Design

Com um estilo que se destaca das outras motos trail do mercado, a Himalayan 411 atraiu muitos olhares desde o seu lançamento e continua sendo admirada até hoje. Sua performance está alinhada com sua proposta, e seu visual original tem uma vibe única, misturando elementos “Mad Max” e pós-apocalípticos, sem se parecer com nenhuma outra moto. A intenção era manter um estilo clássico durante o desenvolvimento, evitando uma abordagem mais moderna que lembraria as Ducati Scrambler, garantindo assim a preservação da identidade que a tornou tão famosa.

Detalhes Práticos

A Royal Enfield Himalayan 411 se destaca por alguns detalhes inteligentes em seu visual retrô. Possui um protetor de metal no tanque, onde o logo da marca está fixado, e pontos de fixação para malas rígidas e galões de combustível. Na parte traseira, o suporte do baú, que é padrão, também funciona como alças para o passageiro. O banco é outro destaque, dividido em duas partes para evitar que o passageiro escorregue para frente, com espuma confortável e tecido agradável ao toque.

Motorização

A Royal Enfield Himalayan 411 2024 continua com seu motor monocilíndrico de 411 cm³ refrigerado a ar e com injeção eletrônica de duas válvulas. Embora sua potência de 24,5 cv seja um pouco menor que a da Honda XRE 300 (25,6 cv), seu torque de 3,26 kgfm entre 4.000 e 4.500 rpm é notavelmente superior, superando tanto a XRE (2,8 kgfm a 6.000 rpm) quanto a nova Yamaha Lander 250 (20,9 cv e 2,1 kgfm a 6.500 rpm). O câmbio possui seis marchas, e a transmissão final é feita por corrente.

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Chassi

O chassi de berço duplo da Royal Enfield Himalayan 411 foi projetado para proporcionar robustez, aliado a suspensões de longo curso que garantem uma experiência confiável em diversos tipos de terreno. Com uma roda dianteira de 21 polegadas e uma suspensão de longo curso, esta motocicleta foi feita para aventuras off-road. Sua distância ao solo de 220 mm e a suspensão de curso estendido tornam-na ideal para enfrentar estradas irregulares e terrenos desafiadores. A Himalayan é uma escolha sólida para quem busca aventuras fora do asfalto.

Confiabilidade e Conforto

A Royal Enfield Himalayan 411 oferece confiança ao piloto tanto em estradas pavimentadas quanto fora delas, mesmo com seu peso um pouco mais elevado em comparação com outras motos do segmento, pesando 185 quilos a seco e 191 quilos pronta para rodar. Apesar de não ser a mais ágil, ela não surpreende negativamente o piloto.

Os freios, com discos de 300 mm na frente e 240 mm atrás, incluem ABS, que não pode ser desativado. O freio dianteiro requer um pouco mais de pressão para uma frenagem eficaz, mas isso não compromete o sistema, que está bem ajustado para o desempenho da Himalayan.

O assento a 800 mm do solo é confortável e permite viagens longas sem cansar excessivamente o piloto.

Segurança

Além de seu desempenho confiável, a Royal Enfield Himalayan 411 oferece uma série de equipamentos que garantem segurança e conforto ao piloto. Desde a fábrica, o modelo já vem equipado com um para-brisa que ajuda a proteger contra o vento e os detritos da estrada, protetores laterais que ajudam a evitar danos em caso de quedas ou colisões leves, e um sistema ABS de dois canais que melhora significativamente a capacidade de frenagem em diferentes condições de terreno.

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Quantos km por litro faz a Royal Enfield Himalayan?

De acordo com a Royal Enfield, a Himalayan 411, que possui um tanque de 15 litros, tem uma autonomia de até 450 quilômetros. Isso significa que a empresa estima um consumo médio de 30 km/l. No entanto, é importante notar que esses números são baseados em condições ideais e um estilo de condução que favoreça a economia de combustível.

Em testes realizados em perímetro urbano, a Royal Enfield Himalayan 411 alcançou uma média de consumo de 28 km/l, o que resulta em uma autonomia de aproximadamente 420 quilômetros. Essa marca se aproxima do que foi divulgado pela fabricante.

Outros testes, considerando a gasolina brasileira com etanol na mistura, também registraram um consumo médio de 28 km/litro. Esses resultados mostram uma consistência no desempenho econômico da motocicleta em diferentes condições de uso.

Em outro teste realizado, a Royal Enfield Himalayan 411 mostrou um bom desempenho, mantendo uma condução suave e sem esforço até 120 km/h em quinta marcha, com cerca de 6.000 rpm. A média de consumo nesse teste foi de 29 km/l, destacando a eficiência do motor mesmo operando apenas com gasolina, já que não é um modelo flex.

Fotos da Royal Enfield Himalayan

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Detalhes da Royal Enfield Himalayan

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Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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