Moto Origem X 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Filmes de ficção científica ficam para trás. A tecnologia transformou nossas expectativas para o futuro. Hoje, os celulares agem quase como computadores, e a mobilidade está conectada a todos através de aplicativos. Startups no Brasil recebem investimentos e focam na produção nacional para impulsionar a eletrificação das motos no país.

Os veículos estão se modernizando aos poucos. Atualmente, há pelo menos três modelos à venda no Brasil, e mais estão a caminho.

A mais recente novidade é a Origem X, a primeira moto totalmente elétrica do país. Três amigos e engenheiros formados pela Universidade de Brasília (UnB) são os mentes por trás dessa inovação, que começou há cerca de um ano e agora está em fase de testes. Surpreendentemente é uma experiência agradável de conduzir, sem mencionar que é silencioso.

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Para impulsionar a eletrificação da frota de motos, empresas brasileiras estão investindo consideravelmente para produzir motos elétricas localmente. Com investimentos de fundos de investimento, startups nacionais como Voltz, Watts e Origem têm planos de estabelecer fábricas no Polo Industrial de Manaus (AM) para produzir em grande escala e popularizar as motos elétricas no Brasil, que é o sétimo maior mercado de motocicletas do mundo.

Em maio do ano passado, um investimento de R$ 100 milhões foi recebido pela startup Voltz Motors, focada em mobilidade elétrica e fundada em Recife (PE) no final de 2019, em uma rodada liderada pela Creditas, especializada em crédito. Esse financiamento foi crucial para atender à crescente demanda por seus modelos elétricos.

A construção da fábrica é um marco importante para expandir sua capacidade e atender aos pedidos das motos elétricas. Com mais de 12 mil metros quadrados, a planta em Manaus começará a operar no final de maio, com capacidade para produzir 15 mil unidades por mês. Anteriormente, os três modelos da Voltz – a scooter EV1 e duas versões da EVS, todas elétricas – eram fabricados em Suape (PE).

Além da montagem dos modelos, a instalação da fábrica em Manaus possibilitará uma logística mais eficiente e a produção local de diversos componentes, como pedais, retrovisores, pastilhas e discos de freio, entre outros.

50 mil motos/ano

No último mês de março, a paranaense Watts Mobilidade Elétrica foi adquirida pela Multilaser, uma das principais empresas de informática e eletroeletrônicos do país, por R$ 10,5 milhões, com foco no mercado de veículos elétricos. Entre os planos está a implantação de uma linha de montagem na planta da Multilaser na capital do Amazonas, para a produção de patinetes, scooters e até mesmo uma moto elétrica, a partir do segundo semestre deste ano.

Fundada em 2018 em Londrina (PR), a Watts já comercializava patinetes e scooters elétricos em suas 22 lojas, distribuídas em dez estados e no Distrito Federal. “Apesar de serem importados, todos os veículos eram montados e testados aqui, no Brasil. Além disso, foram desenvolvidos e adaptados ao nosso mercado”, assegura Rodrigo Gomes, fundador e agora diretor comercial da Watts.

Em outubro do ano passado, a marca apresentou o modelo W 125, equipado com um motor elétrico de 3.000 W, projetado para oferecer desempenho comparável ao de uma moto de 125 cc com motor de combustão interna, assegura Gomes. O público-alvo são motociclistas urbanos e profissionais que buscam uma opção de transporte não poluente e que não dependa de gasolina ou etanol para funcionar.

Segundo revelado pelo fundador da Watts, a construção da fábrica em Manaus já estava nos planos para possibilitar a produção em larga escala da moto elétrica no Brasil. No entanto, a aquisição pela Multilaser acelerou significativamente o processo. “A produção está programada para iniciar no segundo semestre deste ano, quando a W-125 estará disponível para venda”, revela Rodrigo Gomes.

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Preço da Origem X

O modelo será comercializado por R$ 19.990, com uma bateria, e por R$ 24.990, com duas baterias. A autonomia total pode atingir até 180 quilômetros. Tanto o preço quanto as especificações técnicas são bastante semelhantes às da Voltz EVS, que já está disponível no mercado. De acordo com o diretor comercial da Watts, a capacidade de produção da nova planta será de 50 mil unidades por ano.

A Origem

Desde 2017, motos elétricas são projetadas e fabricadas em solo brasileiro pela Origem. A primeira oferta de Mobilidade como Serviço do mundo foi construída pela empresa, na qual o custo por quilômetro rodado diminui conforme a quilometragem aumenta. Em 2022, uma fábrica foi erguida no coração da Amazônia, com capacidade para produzir 100 mil motos por ano. Agora, a empresa está pronta para expandir e democratizar a mobilidade elétrica na América Latina, uma moto de cada vez.

Criada em 2017, em Brasília (DF), a startup Origem foi concebida por três engenheiros com ênfase em sustentabilidade e mobilidade. “Logo percebemos que o Brasil carecia de uma moto elétrica”, afirma Diogo Lisita, um dos fundadores, com 33 anos.

No início de 2020, a moto elétrica Origem X começou a circular nas ruas, adotando um modelo de negócios MaaS (mobilidade como serviço). Em vez de vender a moto, a Origem a disponibiliza para aluguel em frotas corporativas.

Por R$ 1.000 mensais, a “assinatura” da Origem X inclui custos de seguro, IPVA, manutenção, rastreador e até mesmo a troca de baterias nas estações montadas pela empresa. Atualmente, apenas 50 motos estão em operação no Distrito Federal, com 15 pontos de troca já instalados.

Em dezembro do ano passado, em uma rodada de investimentos, a Origem captou R$ 100 milhões para estabelecer sua fábrica em Manaus. A nova planta deverá ter capacidade para produzir 50 mil motos por ano, mas, devido à dependência da infraestrutura de recarga, o plano inicial é disponibilizar 1.000 motos nas ruas e expandir para 200 pontos de recarga até o final de 2022.

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A Origem X

A moto Origem X, projetada para o ambiente urbano e equipada com um compartimento de 25 litros no lugar do tanque, possui velocidade limitada a 60 km/h e autonomia de 90 quilômetros. De acordo com os engenheiros, para recarregar completamente a bateria, são necessárias cerca de 5 horas utilizando uma tomada padrão. Além disso, durante o processo de frenagem, um sistema de recuperação de energia freia a roda traseira, transferindo energia de volta para a bateria.

A grande estratégia por trás disso tudo, pensando também naqueles que percorrem longas distâncias, é a instalação de pontos de troca de bateria em toda a cidade. Você simplesmente chega, troca a bateria descarregada por uma nova e continua sua viagem.

Inicialmente, a Origem X, concebida por um estúdio de design alemão, será disponibilizada para aluguel para empresas por R$ 1.000 por mês. Isso inclui todos os custos (pneus, manutenção, substituição de peças etc.). A data para a venda ao consumidor final ainda não foi definida.

Até o momento, discutimos apenas o modelo destinado ao transporte de duas pessoas, porém, também serão lançadas duas configurações para o transporte de cargas, denominadas Y e Z. Estima-se que as primeiras unidades estarão disponíveis nas ruas de São Paulo em outubro deste ano, com Brasília prevista como a segunda capital na lista de lançamento.

A Origem X apresenta uma potência de 3kW e um torque de 182 N.m, proporcionando uma velocidade máxima de 60 km/h. Esses números destacam o desempenho e a capacidade deste modelo elétrico, tornando-o uma opção interessante para o cenário urbano.

Origem X é equipada com uma bateria de 60 volts, oferecendo uma autonomia impressionante de 90 km com uma única recarga. Além disso, o ciclo de vida da bateria é estimado em 5 anos, o que ressalta a durabilidade e a confiabilidade deste componente crucial para a mobilidade elétrica.

Além disso, apresenta um peso leve de 80 kg, facilitando sua manobrabilidade e agilidade no tráfego urbano. Além disso, o porta-objetos substitui o tanque de combustível, oferecendo uma generosa capacidade de carga de 25 litros. Quanto ao sistema de freios, o modelo possui um freio dianteiro a disco de 240mm para maior eficiência de frenagem, enquanto o freio traseiro é elétrico regenerativo, que auxilia na recuperação de energia durante a frenagem. Para obter mais detalhes sobre a Origem X, você pode visitar o site oficial em origem.xyz.

Fotos da Moto Origem X 2024

 

Detalhes da Moto Origem X 2024

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Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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