Quantos km por litro faz a Honda XRE 300?
A Honda XRE 300, herdeira legítima da linhagem de motos de uso misto da marca no mercado nacional, tem uma trajetória que remonta à icônica XL 250R. Desde então, a Honda introduziu uma variedade de motocicletas de uso misto no Brasil, incluindo modelos como XLX e NX. Atualmente, a responsabilidade por manter essa tradição recai sobre a XRE 300, que se espera que permaneça por muito tempo como líder nesse segmento.
Com tudo isso, você sabe o consumo da XRE 300? Se tem dúvidas continue conosco que iremos fazer uma análise completa sobre quantos km por litro faz a Honda RXE 300!
A XRE 300
Em 2009, a Honda lançou a XRE 300 no mercado nacional, ao lado da CB 300R. Ambas as motocicletas compartilhavam o mesmo motor e tinham a missão de substituir modelos populares no mercado. Agora, após 13 anos, a XRE 300 permanece essencialmente a mesma em termos de projeto. No entanto, ao longo desse período, a moto passou por três atualizações de estilo, sendo a última delas anunciada no final de 2018. Essa última atualização foi a mais significativa na história da XRE 300 até então.
Enquanto a nova naked, CB 300R, ocupava o lugar anteriormente pertencente à CBX 250 Twister, a XRE 300 assumiu o posto da XR 250 Tornado e da NX4 Falcon 400 simultaneamente. Enquanto a CB 300R representava uma evolução da antiga Twister, a XRE 300 rompeu com o conceito estabelecido por suas antecessoras.
Ela era uma motocicleta totalmente nova, com uma proposta inédita até então. A própria Honda reconhece que o motor da CB 300R (e também da XRE) é praticamente o mesmo usado nas antigas Tornado e Twister 250, embora tenha sido dimensionado de 249 cc para 291 cc.
O grande destaque da XRE 300 era o seu visual marcante, com o farol e o para-lama superior fixados no chassi. Seu motor também era uma novidade, sendo um monocilíndrico refrigerado a ar, equipado com injeção eletrônica e com 291 cm³, herdando características do antigo conjunto da Tornado. Com isso, entregava uma potência de 26,1 cv a 7.500 rpm e um torque de 2,81 kgfm a 6.000 giros, acoplado a um câmbio de cinco marchas.
Em 2013, a XRE 300 recebeu seu motor flex. Apesar disso, o novo propulsor mantinha os mesmos 26,1 cv e 2,81 kgfm com gasolina, enquanto com etanol esses números subiam para 26,3 cv e 2,85 kgfm. O modelo estava disponível em versões com e sem ABS.
Além disso, para atender aos requisitos de emissões de poluentes, o propulsor passou por ajustes na injeção eletrônica, visando maior eficiência, e modificações no sistema de mistura ar/combustível. Isso resultou em uma mistura mais pobre para atender aos padrões de emissões. Também houve melhorias no sistema de escape, projetado para reter gases mais quentes, o que dificulta o fluxo sob pressão. Ademais, as alterações incluíram o aumento das válvulas de admissão e escape, resultando em paredes mais finas no cabeçote, onde as velas são alojadas.
Em 2016, a XRE 300 recebeu melhorias significativas, incluindo um novo painel de instrumentos e novos comandos no guidão. Além disso, a capacidade do tanque de combustível teve um leve aumento, alcançando 13,8 litros. No entanto, o motor flex teve uma redução de potência e torque, ficando em 25,6 cv e 2,8 kgfm, em conformidade com as novas normas de emissões de poluentes.
Já em 2019, a XRE 300 passou por sua atualização mais marcante, praticamente inaugurando uma segunda geração do modelo. A trail da Honda apresentou um visual completamente renovado, com carenagens redesenhadas, um bico menor e linhas mais compactas, conferindo um aspecto mais moderno. Além disso, recebeu iluminação full LED e um painel do tipo Blackout, proporcionando informações de fácil e rápida visualização.
O motor da atual Honda XRE 300, do modelo 2024, é um monocilíndrico de 291,6 cm³, DOHC e refrigerado a ar. Ele produz uma potência de 25,4 cavalos com gasolina e 25,6 cavalos com etanol, ambos a 7.500 rpm. O torque é de 2,76 kgf.m com gasolina e 2,80 kgf.m com etanol, a 6.000 rpm. Este motor está associado a um câmbio manual de cinco marchas e transmissão final por corrente.
Desenhada para enfrentar terrenos adversos, a XRE 300 possui suspensões com 245 mm de curso na frente e 225 mm na traseira. As rodas, aro 21 na dianteira e 18 na traseira, são feitas em alumínio, garantindo leveza ao conjunto. Com um peso seco de 148 kg, a XRE 300 oferece a opção de ABS de dois canais, sem a possibilidade de desligamento parcial ou total.
Consumo da XRE 300
O consumo da Honda XRE 300 tem se mantido praticamente constante desde sua chegada ao Brasil, mesmo após a adoção da tecnologia flex e ajustes para atender às normas de emissões. Em média, a XRE 300 de 2009 apresenta um consumo que varia de 25 km/l a 28 km/l quando abastecida com gasolina.
Essa eficiência proporciona uma autonomia impressionante, permitindo percorrer mais de 350 km com um único tanque de combustível. Com uma capacidade de 13,6 litros, isso significa que seria possível rodar aproximadamente 340 km sem a necessidade de reabastecer.
Em 2013, a adoção do sistema flex pela Honda e Yamaha permitiu o abastecimento com 100% de etanol na XRE 300. No entanto, devido à redução de custos e simplificação técnica, nenhum dos modelos possui sistema de partida a frio. Por isso, é recomendável ter pelo menos 20% de gasolina no tanque para facilitar a partida em dias com temperatura abaixo de 20 graus Celsius.
O motor flex de um cilindro e 291,6 cc da XRE 300 oferece tanto bom desempenho em estradas quanto economia para uso urbano. Ela pode atingir facilmente uma média de 30 km/l com gasolina. Através do painel digital, o piloto pode monitorar e controlar o consumo. Com uma condução cuidadosa, é possível superar os 35 km/l.
Ao longo dos anos, poucas mudanças ocorreram, e mesmo em 2024, a XRE 300 continua equipada com motor flex.
Ao engatar a última marcha, a Sahara 300 oferece maior conforto, reduzindo as vibrações em altas velocidades e proporcionando um consumo mais econômico, graças aos giros mais baixos.
Na estrada, o consumo médio exibido no painel da Sahara 300 caiu para impressionantes 33,1 km por litro. Com o tanque mantendo a mesma capacidade do modelo anterior, que é de 13,8 litros, a autonomia desta motocicleta atinge os 400 quilômetros. Essa é uma marca bastante satisfatória para aqueles que planejam realizar viagens com este modelo.
Em 2013, tanto a Honda quanto a Yamaha adotaram o sistema flex em suas motocicletas, permitindo o abastecimento com 100% de etanol. No entanto, visando redução de custos e simplificação técnica, nenhum dos modelos possui sistema de partida a frio. Por isso, é recomendável ter pelo menos 20% de gasolina no tanque para facilitar a partida em dias com temperatura abaixo de 20 graus Celsius.
O motor flex de um cilindro e 291,6 cc da XRE 300 consegue oferecer bom desempenho em estradas, além de economia para o uso urbano. Ela pode facilmente alcançar uma média de consumo de 30 km/l com gasolina. O piloto tem a possibilidade de controlar o consumo através do painel digital. Com um controle cuidadoso, é possível até mesmo superar os 35 km/l de consumo.
Ao longo dos anos poucas coisas mudaram e atualmente em 2024 a XRE 300 tem motor flex.
Fotos da Honda XRE 300
Detalhes da Honda XRE 300
Eu não conheço mais eu estou querendo trocar de moto quem sabe eu não vi nem uma de perto eu tenho uma xre 300 2019 tá com 50 mil rodado varzea grande mt