Calibragem Pneu Moto 150, como fazer

É comum os motociclistas se concentrarem na parte mecânica da moto e ignorarem problemas visíveis a olho nu. No entanto, é importante destacar que os pneus da motocicleta demandam uma atenção especial. Eles são essenciais para a segurança do condutor, sendo recomendado por especialistas manter as duas rodas em boas condições para evitar problemas durante a viagem. Uma das etapas mais simples, mas crucial, é a calibragem dos pneus.

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A calibração em motos

Segundo especialistas, é recomendado fazer a calibração dos pneus de motos de três a quatro vezes por mês para garantir uma condução segura. A falta dessa prática pode afetar negativamente a experiência de pilotagem. Embora possa parecer simples, a calibragem dos pneus tem um grande impacto na condução, conforme apontado por especialistas. Normalmente, o manual do fabricante fornece informações sobre a calibragem adequada dos pneus para diferentes situações, como pilotar sozinho ou acompanhado, em diferentes tipos de terreno ou estradas.

Uma dica

Quando se trata de pilotar em estradas de barro ou terrenos difíceis, é essencial ajustar a moto para off-road. Nesses casos, a calibragem dos pneus deve ser reduzida significativamente, chegando a cerca de 15 lbs. Isso pode fazer com que os pneus pareçam um pouco murchos, mas é necessário para garantir uma boa aderência em superfícies como essa. Em algumas situações extremas, pode ser necessário reduzir ainda mais a pressão dos pneus, porém, é importante usar uma trava de pneu para evitar que a roda gire em falso e o pneu saia da roda. No entanto, é importante ressaltar que tais casos são excepcionais, e em outras situações, o uso da trava de roda não é necessário.

Por outro lado, os experientes do ramo destacam que, para viagens longas em rodovias asfaltadas, a pressão dos pneus deve ser mantida alta, em torno de 35 lbs. Manter os pneus bem cheios reduz o esforço do motor e resulta em maior economia de combustível e velocidade. No entanto, é importante notar que pneus excessivamente cheios tendem a ficar muito rígidos, o que significa que absorvem menos os impactos de buracos e irregularidades na estrada.

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importância de ficar atento ao desgaste

Os especialistas experientes, habituados a calibrar os pneus diariamente, destacam a importância de ficar atento ao desgaste dos mesmos. A durabilidade dos pneus depende diretamente da maneira como a moto é conduzida. Em uma moto de 150cc, pode-se esperar uma vida útil de mais de 30 mil km para os pneus, enquanto em uma superesportiva essa durabilidade pode ser significativamente reduzida, chegando a menos de 5 mil km.

O desgaste dos pneus

O desgaste dos pneus está diretamente relacionado à potência do motor, mas também é influenciado pela maneira como o piloto opera a moto, incluindo a forma de arrancar, frear e fazer curvas. Em modelos urbanos, as especificações para calibrar os pneus são importantes. No pneu dianteiro, por exemplo, é comum recomendar uma pressão menor, variando geralmente entre 28 e 29 libras.

Para a maioria dos modelos

Para a maioria dos modelos, é recomendado calibrar os pneus conforme as especificações padrão. No entanto, ao pilotar sozinho, é aconselhável manter uma pressão em torno de 30 libras para o pneu traseiro. Se houver um pouco mais de peso, ajustar para cerca de 32 libras. Em última análise, a dica crucial é compreender as necessidades específicas do seu modelo, levando em consideração seu tamanho e peso únicos.

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Manter a calibragem

Manter a calibragem correta dos pneus da sua moto pode ter um grande impacto na sua segurança e na forma como você pilota, seja em curvas ou em linha reta. É recomendável verificar a pressão dos pneus semanalmente, preferencialmente quando a moto não foi utilizada por um longo período para que os pneus estejam frios. Se os pneus estiverem quentes, motos com pneus de 170 a 190 (traseiro) e sem passageiro devem ter uma pressão entre 38 e 40 libras.

Como mencionado anteriormente, a temperatura desempenha um papel crucial na pressão dos pneus, uma vez que o calor pode aumentar a calibragem devido à dilatação do ar dentro deles. Em dias quentes, a pressão dos pneus pode variar até 8 libras enquanto estão em movimento. Além disso, é importante notar que, em média, ocorre uma perda de pressão de cerca de 1 psi por mês.

No que Prestar atenção

É crucial prestar atenção a esses detalhes. Em uma situação hipotética, se você calibrar os pneus em um dia quente de verão e não verificar a pressão deles por um longo período de seis meses, ao sair em um dia frio de inverno, poderá encontrar uma redução de até 12 libras na pressão dos pneus, o que pode ser extremamente perigoso.

Além disso, é importante considerar que um pneu calibrado enquanto quente, após um uso prolongado, como em uma viagem, e exposto a uma temperatura mais amena de cerca de 20 graus Celsius, pode atingir uma pressão de até 48 libras. Isso pode resultar em um pneu muito rígido e perder aderência quando mais necessária, especialmente em curvas.

É essencial destacar que o pneu dianteiro deve ser calibrado com 4 libras a menos do que o traseiro, devido ao seu menor volume cúbico.

Outra opção é o uso de nitrogênio para calibrar os pneus, pois seu ponto de dilatação é mais elevado, o que ajuda a manter a calibragem mais estável ao longo do tempo.

Uma dica final importante

Uma dica final importante é calibrar os pneus ao máximo ao rodar pela cidade, o que proporciona melhor estabilidade e aderência em condições urbanas. No entanto, ao se aventurar na estrada, é recomendável calibrar os pneus para uma pressão um pouco mais baixa, garantindo assim a melhor performance dos pneus em viagens de longa distância.

Lembre-se de verificar periodicamente a pressão dos seus pneus, pois isso não só é crucial para a segurança, mas também afeta diretamente a performance da sua moto.

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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