Quantos km por litro faz a Honda CB 500X?
A Honda CB 500X vai ser substituída pela nova NX 500, uma moto aventureira com design moderno e controle de tração de série. Isso vai acontecer na Europa em 2024 e, mais tarde, no Brasil.
Mesmo com essa mudança, a CB 500X continua sendo uma moto excelente para rodar na cidade, viajar na estrada e até para aventuras off-road. Se você gosta de adrenalina, mas também precisa de uma moto prática para o dia a dia, a CB 500X é uma ótima escolha.
A CB 500X
A CB 500X foi lançada em 2013 e passou por atualizações importantes em 2018, além de receber uma nova geração em 2020, que trouxe uma roda dianteira de 19 polegadas.
Embora não seja uma moto de trilha como as Honda XR (como a 250 Tornado ou a XRE 300) e nem seja voltada para competições off-road, como as da família CRF, a CB 500X é uma moto urbana (CB significa Citizens Band, faixa do cidadão, ou City Bike, moto da cidade).
Isso significa que, se quando foi lançada em 2013 era mais adequada para o ambiente urbano, hoje ela permite aventuras quase inimagináveis para a sua primeira geração, embora ainda tenha algumas limitações.
Motorização
No trânsito congestionado do dia a dia, a CB 500X se destaca, e também encara os desafios fora da estrada. Com uma roda dianteira de 19 polegadas, embreagem deslizante para trocas de marcha suaves e suspensão ajustável, ela oferece desempenho e conforto que vão além do esperado. Seu motor de 471 cc, com potência de 50,4 cv, permite atingir uma velocidade máxima de 180 km/h.
A CB 500X está disponível em três cores incríveis: preto perolizado, vermelho perolizado e prata metálico. Todas elas combinam perfeitamente com a iluminação full LED e o painel 100% digital em LCD com acabamento premium e diversas funcionalidades. Seu design se destaca pelo guidão cônico, para-brisa mais alto, suporte para GPS e uma posição de pilotagem que proporciona conforto tanto para o piloto quanto para o garupa.
Design
O design da nova CB 500X se destaca por seu estilo compacto de crossover, com uma aparência robusta e agressiva. As novas cores e gráficos vibrantes complementam perfeitamente a suspensão invertida resistente em cor cobre. Seu painel 100% digital é moderno e elegante, com tecnologia blackout que facilita a visualização das principais informações de pilotagem.
A embreagem deslizante evita perdas repentinas de aderência da roda traseira em reduções de marcha extremas, comuns em pilotagem esportiva. Além disso, o acionamento da embreagem possui assistência no manete, reduzindo em 12% o esforço necessário para acionar a alavanca.
A Honda CB 500X é uma motocicleta equipada com um poderoso motor de dois cilindros, tecnologia DOHC, operando em quatro tempos e refrigerado a líquido. Isso resulta em um impressionante desempenho, fornecendo 50,2 cavalos de potência a 8500 rotações por minuto e um torque de 4,54 kgf.ma a 7000 rpm, garantindo uma pilotagem de alto nível.
No que diz respeito à suspensão, a Honda CB 500X apresenta uma solução altamente eficaz. Com um garfo telescópico na parte dianteira, com dimensões de 133 mm, ela absorve os impactos de forma excepcional. Na traseira, o sistema Pro-Link proporciona uma suspensão com curso de 135 mm, oferecendo um passeio suave e confortável.
Há algumas diferenças a serem consideradas, como a altura do solo, por exemplo. A CB 500X possui 196 mm, enquanto modelos como a XRE 300 têm 259 mm (6 cm a mais). Além disso, o curso das suspensões é de 150 mm em ambas as rodas, enquanto a Africa Twin tem 230 mm na frente e 220 mm atrás. Isso significa que a CB 500X pode ter dificuldade em passar por obstáculos maiores ou em enfrentar saltos mais pronunciados. Além disso, sua posição de pilotagem e ângulos do chassi são influenciados pela sua origem como uma naked.
Desempenhono off road
As mudanças no modelo estão concentradas na ciclística, mantendo o visual e o conjunto mecânico já conhecidos. A ideia era tornar a 500F mais esportiva e a 500X mais aventureira. Os testes realizados mostraram que a crossover está realmente mais preparada para enfrentar aventuras fora da estrada. A suspensão Showa SFF-BP proporciona uma melhora significativa no desempenho na terra: ela absorve melhor o terreno e está mais suave, garantindo maior segurança e conforto.
Apesar de manter o mesmo curso de 150 mm da sua antecessora, a nova CB 500X claramente se sente mais confortável ao rodar na terra. No entanto, é importante lembrar de trocar os pneus, já que os originais têm um visual aventureiro, mas seu desempenho é mais adequado para o uso em asfalto. Os sulcos dos pneus originais são estreitos e podem facilmente ficar cobertos por terra ou lama, tornando a pilotagem insegura. A CB 500X sai de fábrica com pneus Dunlop 110/80R 19M/C (59H) na frente e 160/60 ZR17M/C (69H) na traseira.
Quantos km por litro faz a Honda CB 500X?
A Honda CB 500X é conhecida por sua economia de combustível. De acordo com a Honda, o consumo do motor de dois cilindros e 500 cc é de 27,8 km por litro. Isso significa que a moto tem uma autonomia estimada de quase 500 quilômetros com um tanque cheio.
Testes de pilotagem mostraram que em trajetos na estrada, a moto pode alcançar entre 29 km/litro e 35 km/litro, enquanto no trânsito urbano congestionado, a média de consumo foi de 23,4 km/litro, um excelente resultado para uma crossover enfrentando engarrafamentos.
Em um outro teste, a CB 500X chegou a alcançar mais de 35 km por litro na rodovia. Com base nessas variações, podemos obter uma faixa determinada de consumo. O consumo pode variar de acordo com o nível de aceleração durante a condução, o tipo de asfalto, se é bem pavimentado ou acidentado.
Por Fim…
Se você procura por uma motocicleta econômica e versátil, a Honda CB 500X pode ser a escolha ideal. Com um consumo médio que varia de acordo com o estilo de condução e as condições da estrada, essa crossover oferece uma excelente autonomia e desempenho em diferentes cenários.
Seja nas ruas da cidade ou nas estradas longas, a CB 500X mostra sua eficiência e confiabilidade. Se gostou dessas informações, compartilhe e fique ligado para mais novidades no site MOTOS.net.br!