Honda XR 250 Tornado é boa? Vale a pena comprar em 2024?

A Honda XR 250 Tornado precedeu a XRE 300. Foi considerada uma das opções mais completas do mercado brasileiro. A XR 250 Tornado é uma motocicleta do tipo on/off road fabricada pela Honda, compartilhando o mesmo motor da CBX 250 Twister. Por muito tempo, liderou o mercado de média cilindrada on-off road, com pouca concorrência, até 2007, quando a Yamaha lançou a Yamaha XTZ 250 Lander, com características semelhantes, mas com injeção eletrônica. Sua produção foi descontinuada em 2009, sendo substituída pela XRE 300.

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A Honda XR 250 Tornado

A Honda XR 250 Tornado, lançada em 2001 e fabricada até 2008, quando foi substituída pela XRE 300, é uma motocicleta de uso misto. Conhecida pelo seu sucesso de vendas, durante a maior parte do tempo, não enfrentou concorrência significativa no mercado, dominando as vendas no segmento de motos on-off road e se tornando um ícone de agilidade e resistência.

Foi somente em 2007 que a XR 250 Tornado viu sua posição ameaçada, com o lançamento da XTZ 250 Lander. Equipada com um motor monocilíndrico de 249 cm³, o modelo compartilhava o mesmo propulsor da CBX 250 Twister.

Muitas pessoas desconhecem, mas o motor 250cc, quatro tempos, de quatro válvulas e duplo comando da Honda foi inicialmente desenvolvido para equipar uma motocicleta off-road. Em 2001, este motor encontrou seu lugar ideal no lançamento da Honda XR 250 Tornado, que se tornou um grande sucesso de vendas no Brasil. Somente mais tarde é que este motor foi adaptado para uma moto urbana, a Twister 250. No entanto, desde o início, sua harmonia foi evidente na versão off-road.

As motocicletas de uso misto são, na prática, mais adequadas para as estradas e ruas brasileiras. Surpreendentemente, apenas 13% de todas as vias do Brasil são asfaltadas, o que pode parecer ficção, mas é a realidade. Nos 87% restantes, é crucial ter um veículo capaz de enfrentar essas condições. No caso da Tornado, ela lidava tão bem com terrenos fora de estrada que várias vezes o autor se aventurou em trilhas pesadas com a moto original, sem fazer nenhuma alteração nos pneus ou na relação.

Outro aspecto notável deste modelo é o seu design, que permanece atual até os dias de hoje. Uma revelação para os entusiastas da Tornado é que ela saiu de linha no Brasil em 2008, mas continuou sendo produzida até 2019 para o mercado argentino! Sim, era possível adquirir uma Tornado “zero km” em 2019! O encerramento das vendas da Tornado no Brasil foi motivado pelas regras de emissão de poluentes da PROMOT, que tornaram inviáveis os motores com carburador e aceleraram o lançamento da XRE 300.

Um elemento que fez grande sucesso foi o painel digital. Tão bem concebido e desenhado, tornou-se um item de customização popular entre as motocicletas de outras categorias. Tornou-se uma tendência instalar o painel da Tornado em diversos tipos de motos! Por esse motivo, a Tornado foi alvo de interesse de criminosos por muitos anos! Além disso, sua habilidade de fuga também contribuiu para isso!

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Como é a Tornado

A Tornado 250 é uma motocicleta muito equilibrada para circular tanto em ambientes urbanos quanto rurais. Seu sistema de suspensão, diretamente derivado das motocross da marca, adota o conjunto traseiro Pro-Link monoamortecido regulável, com 224 mm de curso, enquanto a dianteira possui bengalas com tubos de 41mm de diâmetro e 245mm de curso. O desempenho dessa suspensão no fora de estrada pesado é notável.

Embora equipadas com o mesmo motor, Twister e Tornado apresentavam propostas e dinâmicas diferentes. Qual delas se destacava mais na pista? Surpreendentemente, era a XR 250! Em testes realizados pelo Motonline, foi possível atingir a velocidade máxima de 138 km/h (no velocímetro) com a CBX, enquanto a trail ultrapassou os 160 km/h com o vento a favor.

A disparidade no desempenho final se deve à transmissão, que é mais “curta” na Tornado, o que se harmonizou melhor com o motor. Além disso, as rodas e pneus da XR 250 são mais finos e leves em comparação com os da Twister. Esses fatores conferiram uma leve vantagem à aventureira sobre a street de visual esportivo.

Pela primeira vez na Tornado, foi feito um trabalho direcionado aos motociclistas com menos de 1,70 m. No momento da aquisição do modelo, o cliente poderia optar pela versão alta ou baixa. As suspensões dianteira e traseira eram então rebaixadas, e a troca do cavalete lateral era realizada para adequar-se ao perfil do condutor.

Consumo da Tornado

No confronto entre Lander e Tornado, destaca-se que o modelo da Yamaha registrou uma média de 29,2 km/litro no Teste do Motonline, enquanto a Tornado alcançou 30,2 km/litro. A vantagem da injeção eletrônica da Yamaha foi compensada pela presença da sexta marcha na Honda.

Apesar de ser carburada, a Tornado possui um câmbio de seis marchas que oferece uma espécie de “over drive” em estradas planas, permitindo que o motor opere em rotações mais baixas. No entanto, enquanto a Lander consome menos, com uma média de 35,3 km/litro, mantendo-se abaixo de 90 km/h e trocando as marchas com até 5.000 rpm, a Tornado não fica muito atrás, com uma média de 29,2 km/litro nessas condições. No entanto, é importante ressaltar que se o piloto adotar uma condução mais esportiva com a XR 250, esse número pode cair para menos de 14 km/litro.

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É Boa?

A Tornado se destaca como uma motocicleta de condução agradável, especialmente devido às suas suspensões de longo curso. Com 245 mm na dianteira e 242 mm (ou 224 mm) na traseira, oferece uma capacidade de absorção de impactos superior à sua irmã CBX 250, que compartilha o mesmo motor e possui 130 mm de curso na frente e 100 mm na traseira.

Além de ser ágil para enfrentar obstáculos, a Tornado ajuda a evitar várias pancadas na coluna durante a passagem por trechos precários. Sua posição de pilotagem permite que o condutor permaneça com o corpo ereto e as pernas mais esticadas, exigindo menos esforço dos punhos e antebraços. O garupa também pode posicionar as pernas de forma mais esticada. O desempenho do motor de 23,3 cv é outro ponto positivo.

No entanto, como é comum em motocicletas de uso misto, o conforto do banco deixa a desejar. Estreito e duro, pode fazer o piloto repensar sua escolha durante viagens longas. Além disso, o painel, apesar de bonito e moderno para a época, não possui marcador de combustível ou conta-giros.

Quanto à condução em estradas, é importante mencionar o ruído excessivo produzido pelos pneus de uso misto. É preciso considerar que pode ser exagero esperar que o pneu se comporte bem em todas as situações e ainda seja silencioso.

Vale a Pena?

A Honda XR 250 Tornado certamente desperta o interesse de entusiastas e pode ser uma excelente opção para enfrentar os desafios do trânsito urbano e desfrutar do lazer. Sua versatilidade não conhece limites, enfrentando qualquer terreno com suas longas suspensões e rodas de 21″ e 18″ em alumínio.

No entanto, desde que saiu de linha, já se passaram 12 anos. Portanto, encontrar uma unidade em bom estado de conservação está se tornando cada vez mais difícil. Muitas motocicletas foram utilizadas por longos períodos por seus proprietários ou enfrentaram terrenos desafiadores. Isso significa que um modelo bem conservado pode ter um preço elevado.

De acordo com a FIPE, o modelo de 2001 tem um preço médio de R$ 4.653,00, enquanto o valor para o ano de 2008 é cotado em R$ 7.768,00. Considerando a durabilidade e a reputação da XR 250 Tornado, pode ser um investimento que valha a pena para quem busca uma moto confiável e capaz de enfrentar diversos tipos de terreno.

Por Fim…

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Fotos da Honda XR 250 Tornado

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Detalhes da Honda XR 250 Tornado

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Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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