Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Apresentada em 2018, a Honda CRF 250F é uma opção para quem busca começar a pilotar motos fora de estrada. Ela foi projetada especialmente para trilhas e é uma adição à linha de motos off-road da Honda. Com preço acessível, é indicada para quem quer explorar trilhas com mais potência e desempenho.

honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar-conforto Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024?

A linha Honda CRF

A linha Honda CRF, abreviação de Competition Racing Four-stroke, consiste em motos de competição movidas a quatro tempos, ideais para trilhas ou uso misto. Ela sucedeu a linha CR da marca, que era composta por motos de dois tempos. A série CRF foi lançada globalmente nos primeiros anos do século XXI. Entre os modelos notáveis no mercado brasileiro estão a CRF 450R, lançada em 2002 para competir com a Yamaha YZ 426, e a CRF 250R, que chegou em 2004. Esses modelos geralmente são projetados exclusivamente para off-road, sem adições como luzes e partida elétrica.

As motos da linha CRF foram consideradas algumas das melhores no motocross em suas categorias específicas. Desde o seu lançamento, elas têm se destacado como vencedoras em várias competições. Por exemplo, a CRF 450R recebeu o prêmio de Melhor Motocross pela revista internacional “CycleWorld” por oito anos consecutivos, de 2002 a 2009.

Posteriormente, foram introduzidas as CRF 450X e CRF 250X, projetadas principalmente para uso off-road, mas equipadas com luzes e partida elétrica. Além disso, há modelos CRF mais adequados para trilhas, com motores simples refrigerados a ar, oferecendo uma variedade de opções de 50 cc a 230 cc. É nesse contexto que a história da linha CRF se inicia no Brasil.

A CRF 250F

No final de 2018, a Honda lançou no Brasil a CRF 250F, fabricada na Zona Franca de Manaus. Ela apresenta um design inspirado em modelos maiores e é equipada com um motor monocilíndrico SOHC de quatro válvulas, refrigerado a ar e alimentado pelo sistema PGM-FI.

A CRF 250F foi projetada para iniciantes nas trilhas, oferecendo confiabilidade típica das motos Honda a um preço acessível. Tanto os entusiastas de trilhas de fim de semana quanto os praticantes profissionais do off-road encontram na CRF 250F um modelo competente para atender à crescente popularidade do motociclismo fora de estrada no Brasil.

No que diz respeito ao motor e à suspensão, a CRF 250F, representada pela letra “F” de “fun” (diversão em inglês), possui especificações mais simples, mantendo sua proposta de ser uma moto divertida e fácil de pilotar. Em 2021, ela substituiu o modelo 230F e continua disponível no catálogo da marca.

O motor da CRF 250F é baseado no da CB 250F Twister, sendo um monocilíndrico de 249,58 cm³ com alterações internas e um câmbio de cinco marchas, mais adequado para o off-road. Nesta versão, o motor de um cilindro entrega 22,2 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 2,28 kgf.m de torque a 6.000 giros, utilizando apenas gasolina.

honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar-motorizacao Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Comparado com a Twister, que possui um motor bicombustível capaz de utilizar etanol, produzindo 22,6 cv e 2,24 kgf.m, a CRF 250F oferece 20% a mais de potência e torque. Essa diferença é notável logo nas primeiras acelerações, tanto em estradas como em trilhas. As respostas do acelerador são mais rápidas e intensas, permitindo uma condução mais ágil e potente. Em terrenos off-road, é possível sentir uma resposta mais vigorosa do motor, proporcionando uma sensação de maior desempenho em comparação com a CRF 230F.

A Honda destaca uma característica importante no sistema de alimentação PGM-FI da CRF 250F: o conjunto do corpo da borboleta e do injetor é projetado para manter o motor funcionando de forma consistente mesmo em condições típicas do off-road. Isso significa que o motor continua operando sem problemas mesmo diante de saltos, terrenos acidentados e quedas frequentes da moto, situações comuns que não afetam a alimentação do motor.

Ao contrário da CRF 230F que ela substituiu, a CRF 250F possui freios a disco nas duas rodas, com um design de disco “wave” ou “margarida” que evita o acúmulo de sujeira e lama. Na dianteira, o disco tem 240 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo; na traseira, o disco tem 220 mm de diâmetro com pinça simples. As rodas raiadas têm aros de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, completando o conjunto de suspensão e freios da moto.

Com um peso a seco de apenas 114 kg e uma altura do banco em relação ao solo de 883 mm, a Honda CRF 250F foi projetada com uma ergonomia voltada para simplificar a pilotagem, especialmente para iniciantes. É uma escolha ideal para quem está começando a explorar trilhas ou para aqueles que não têm intenção de competir profissionalmente.

honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar-farol Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Vale a Pena?

Em 2023, a linha CRF recebeu melhorias na ciclística, incluindo um novo chassi com maior flexibilidade para facilitar manobras durante as trilhas. As suspensões da marca Showa também passaram por ajustes: na dianteira, as paredes foram reforçadas (de 4 para 6 mm) para aumentar a rigidez, enquanto na traseira, o conjunto mola/amortecedor foi revisado para manter a eficiência e oferecer ampla capacidade de regulagem. Essas melhorias visam proporcionar uma experiência de pilotagem ainda mais agradável e controlada para os usuários da CRF 250F.

Os freios em todas as motos CRF incluem discos de 260 mm de diâmetro na dianteira e 240 mm na traseira, ambos do tipo Wave. Além disso, destacam-se pela sua resistência, não apenas dos componentes mecânicos, mas também das carenagens e peças plásticas em geral, projetadas para suportar os contatos frequentes com o solo característicos do off-road.

Por Fim…

Se você gostou de conhecer mais sobre a Honda CRF 250F e suas características ideais para quem está começando no mundo das trilhas ou busca uma experiência off-road confiável, não deixe de compartilhar e ficar por dentro de todas as novidades das motos aqui no Motos.net.

Acompanhe nossos conteúdos para ficar sempre atualizado sobre as últimas tendências e informações do mundo automotivo.

Fotos da Honda CRF 250F

honda-crf-250f-vale-a-pena Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024?honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar-equipamentos Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024?

 

Detalhes da Honda CRF 250F

 

honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar-freios-transmissao Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024?honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar-conforto-banco Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar-painel Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024?  honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar-motor Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024?  honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar-carenagem Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-crf-250f-vale-a-pena-comprar-painel-recursos Honda CRF 250F é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
Deixe seu comentário