8 melhores modelos de Motos a diesel para comprar em 2024

Você já pensou em motores a diesel em motos? Grandes fabricantes já desenvolveram suas próprias motos a diesel e vamos mostrar algumas delas. Antes de tudo, vamos explicar por que os motores a diesel estão se tornando populares em motos, mesmo que ainda não tenham chegado ao Brasil. Eles podem oferecer um bom torque em baixas rotações, mas alguns fatores foram decisivos para que as montadoras de motos deixassem de produzi-los.

melhores-modelos-de-motos-a-diesel-para-comprar 8 melhores modelos de Motos a diesel para comprar em 2024

Motos a diesel para Comprar

Apesar do torque adicional, a relação peso-potência mais baixa influenciou os resultados das fabricantes. Isso significa que um motor a diesel eficiente exigiria um veículo mais pesado. Portanto, esse tipo de motor não se tornou viável em motos, que são veículos leves. Para ser uma opção, só seria possível em motocicletas maiores e mais caras, que poderiam melhor acomodar um motor mais pesado.

Por aqui, nunca tivemos motos a diesel. Isso se deve ao fato de que o país proibiu o uso de motores a diesel em veículos de pequeno porte desde 1976, o que eliminou a possibilidade de trazer uma moto movida a esse combustível. A proibição foi estabelecida durante a crise internacional do petróleo, um momento crucial dos anos 1970. Naquela época, as importações de combustíveis impactavam significativamente a balança comercial brasileira.

Royal Enfield Taurus

motos-a-diesel-royal-enfield-taurus 8 melhores modelos de Motos a diesel para comprar em 2024

A Royal Enfield introduziu uma moto a diesel na Índia para aproveitar a alta nos preços dos outros combustíveis. E funcionou! Foi com essa ideia que, em 1993, a marca lançou a Taurus, com 325 cc. O modelo, também chamado de Bullet Diesel, foi feito especialmente para o mercado local. Assim, a Taurus conseguia impressionantes 90 km com apenas um litro! No entanto, apesar do nome, a Taurus tinha uma potência de apenas 6,5 cv, o que a fazia mais parecer um pônei dócil, alcançando uma velocidade máxima de apenas 65 km/h. Eventualmente, a Índia interrompeu a comercialização do modelo devido à implementação de normas de emissão mais rigorosas. Isso marcou o fim da história da Taurus no país.

HDT M1030-M1

motos-a-diesel-hdt-m1030-m1 8 melhores modelos de Motos a diesel para comprar em 2024

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) provocou uma transformação na Kawasaki KLR650. O modelo teve que ser adaptado para uso militar pela Hayes Diversified Technologies (HDT) de Hesperia, na Califórnia.

Segundo a OTAN, todos os veículos precisavam ser capazes de funcionar com diesel, biodiesel, ou mesmo com o combustível de aviação JP8 ou querosene. Então, não teve jeito, foi necessário ajustar a trail.

Essa medida foi adotada para facilitar o abastecimento durante a guerra, padronizando o diesel como o combustível principal nas motocicletas militares dos EUA, assim como já era feito em outros veículos.

Dessa forma, nasceu uma moto resistente! A HDT usou a Kawasaki KLR650 resfriada a água como base para suas modificações. Assim, o modelo denominado HDT M1030-M1 foi criado, equipado com transmissão de cinco velocidades, 584 cilindradas e 30 cv.

Os Estados Unidos encomendaram 41 mil unidades em 2004. Para adquirir cada unidade do modelo adaptado, os EUA desembolsaram apenas 187 dólares, o que hoje equivale a um pouco mais de mil reais.

Sommer 462

motos-a-diesel-sommer-462-1 8 melhores modelos de Motos a diesel para comprar em 2024

Parecendo uma bicicleta clássica britânica dos anos 60, a alemã Sommer 462 está pronta para ser adquirida novinha em folha. A Sommer vem produzindo essas motocicletas desde o início dos anos 2000, e se elas se assemelham muito a uma Royal Enfield, isso não é por acaso, já que o modelo se inspirou na Royal Enfield a diesel do final dos anos 1990.

Quando a Royal Enfield saiu do mercado de diesel devido às vendas fracas, a Sommer assumiu a liderança, adquirindo um motor diesel monocilíndrico de 462 cc, instalando-o em um quadro da Royal Enfield e utilizando outros componentes da RE.

O motor pode gerar apenas 11 cavalos de potência, e a velocidade máxima é um tanto modesta, atingindo 65 mph, mas pode percorrer 300 milhas com um pequeno tanque de diesel! Com quatro marchas na transmissão e comando final por correia, o Sommer 462 é feito à mão na Alemanha, o que eleva o preço para cerca de US$ 13.000, porém, o que se perde em desempenho é compensado na economia de combustível.

Hero Motorcorp RNT

motos-a-diesel-hero-motorcorp-rnt 8 melhores modelos de Motos a diesel para comprar em 2024

Parece existir uma norma entre os principais fabricantes de que qualquer novo conceito de motocicleta deve ser o mais estranho possível, e ninguém nunca explicou por quê! Certamente, você gostaria de despertar o máximo de interesse possível, e embora um visual desafiador possa chamar a atenção para a moto, provavelmente não ajudará nas vendas! A Hero Motorcorp é um dos maiores fabricantes de motos do mundo, e a RNT é muito mais do que apenas uma scooter movida a diesel.

Na verdade, é um híbrido diesel, pois não só possui um motor diesel monocilíndrico de 150 cc que gera 13,5 cavalos de potência e 26 libras-pés de torque, mas também inclui um motor elétrico de 1,3 cavalos de potência no cubo dianteiro, transformando-o em um veículo de duas rodas com tração. Se você conseguir superar a aparência, perceberá que ele é robusto e versátil, com diversas opções de transporte de bagagem. O motor também pode ser usado como gerador para fornecer eletricidade se você estiver em um lugar remoto, o que, claro, é uma característica interessante para uma scooter! Ainda não se sabe se um dia será produzido em massa, mas se isso acontecer, será uma das motocicletas mais interessantes nas estradas.

Track T800CDI

motos-a-diesel-track-t800cdi-1 8 melhores modelos de Motos a diesel para comprar em 2024

A Track T800CDI é a prova de que a inovação não precisa significar um design feio ou bizarro. Com sua aparência que lembra uma moto de aventura – uma mistura entre Yamaha e BMW, podemos dizer -, ela combina experiência do mundo real com praticidade, apesar de suas especificações avançadas. Equipada com o motor turboalimentado de três cilindros e 800 cc do Smart Car, ela produz 45 cavalos de potência e 78 libras-pés de torque.

A aceleração – geralmente não o ponto forte de um motor diesel – é rápida, em apenas quatro segundos para atingir 0-60 mph, acompanhada por uma excelente eficiência de combustível de 140 milhas por galão. Com suspensão elevada, estrutura de treliça de aço e freios Brembo, ela tem todos os ingredientes certos, porém, nenhuma dessas características resultou em um grande sucesso de vendas.

A empresa começou a vender as motocicletas em 2009 e, segundo relatos, vendeu apenas 50 unidades antes de interromper a produção em 2012, possivelmente para se concentrar no desenvolvimento de novos modelos, talvez na área elétrica. Foi uma oportunidade perdida, podemos dizer.

Neander Turbo Diesel

motos-a-diesel-neander-turbo 8 melhores modelos de Motos a diesel para comprar em 2024

Digamos que dinheiro não seja problema e você esteja buscando algo realmente único para sua garagem? Bem, o Neander Turbo Diesel pode ser a escolha ideal. Produzida pela Neander Motors, conhecida principalmente por fabricar motores a diesel para barcos, esta moto é repleta de extremos. Possui um motor duplo paralelo turboalimentado de 1.340 cc, que gera impressionantes 112 cavalos de potência e 144 pés-lb de torque. Por mais impressionante que seja, há um preço a pagar em termos de peso, que chega a 650 libras. E devido a isso, consegue registrar apenas cerca de 50 milhas por galão.

Projetada como uma muscle cruiser e considerada premium, esta máquina única tem um preço bastante elevado, custando nada menos que US$ 133.000! Nesse nível, você precisaria percorrer muitos quilômetros para recuperar seu investimento, mas talvez isso perca totalmente o propósito desta máquina extraordinária.

Star Twin ThunderStar 1200 TDI

motos-a-diesel-star-twin-thunderstar-1200-tdi 8 melhores modelos de Motos a diesel para comprar em 2024

Estava prestes a se tornar realidade: a escolha de desempenho! Impulsionada por um motor turbodiesel de três cilindros Volkswagen de 1200 cc, os números de potência e torque se assemelham aos de uma moderna motocicleta elétrica, com 180 cv e 250 lb-pés de torque. Além disso, apresentava tecnologia de ponta, incluindo suspensão de alta especificação, rodas de carbono e freios Brembo.

Alguns dos números divulgados eram bastante impressionantes, com uma velocidade máxima prevista de cerca de 140 mph e uma eficiência de combustível de 95 milhas por galão. No entanto, a economia não era o foco dos fabricantes, pois esta moto foi concebida para ser potente e veloz. Infelizmente, esse sonho nunca se concretizou, já que a moto nunca entrou em produção.

Sidney Diesel

motos-a-diesel-sidney-diesel-norton 8 melhores modelos de Motos a diesel para comprar em 2024

A Sidney Diesel de 1950 pode muito bem ser considerada a precursora das motocicletas movidas a diesel. Idealizado por Arthur Sidney, ele projetou seu próprio motor diesel monocilíndrico, capaz de produzir 14 cv, embora sua velocidade máxima fosse de apenas 35 mph. Comparado ao contemporâneo BMW R68, que atingia mais de 160 km/h com 35 cv, o Sidney Diesel era consideravelmente mais lento. Não há registros sobre seu consumo de combustível, mas certamente foi impressionante para a época.

No entanto, dado que o preço da gasolina não era uma preocupação significativa no início dos anos 50, talvez a Sidney Diesel tenha sido uma ideia à frente de seu tempo.

Por Fim…

Gostou de conhecer esses incríveis modelos de motos a diesel?

Cada uma dessas máquinas tem sua própria história e características únicas, mostrando a diversidade e a inovação no mundo das motocicletas.

Se você ficou interessado em mais conteúdo sobre motos e quer acompanhar todas as novidades, não deixe de visitar e compartilhar o site MOTOS.net.br.

Lá você encontrará informações atualizadas, análises detalhadas e tudo o que você precisa saber sobre o mundo das duas rodas.

Aproveite para compartilhar essa paixão com outros entusiastas e explorar ainda mais o universo das motos!

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
Deixe seu comentário