Quais motos a Rocam usa?

A ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) é uma unidade especializada da Polícia Militar que tem desempenhado um papel fundamental na segurança pública do estado de São Paulo desde o início de suas operações, em novembro de 1982. No momento de sua criação, o 1º Batalhão de Polícia de Choque contava com 134 policiais militares, doze viaturas VW Gol e cem motocicletas Yamaha RX 180. No entanto, ao longo das décadas, à medida que o mercado de motocicletas evoluiu no país, as máquinas utilizadas pela Rocam também passaram por mudanças significativas.

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O principal objetivo da Rocam é fortalecer o policiamento ostensivo nas ruas, contribuindo para a diminuição dos índices de criminalidade tanto na capital quanto em todo o interior do estado. O grande diferencial do patrulhamento urbano com motocicletas é a capacidade de resposta rápida às ocorrências, o que implica a necessidade de um curso especializado para pilotar essas máquinas. Isso aumenta significativamente o percentual de segurança para os cidadãos piauienses, uma vez que a agilidade no atendimento a situações de emergência é crucial.

Ao longo dos anos, a Rocam não troca anualmente suas motos, mas incrementa modelos novos, o que significa que é possível ver modelos antigos e novos operando lado a lado em suas missões. Vamos explorar quais são as motos que atualmente compõem a frota da Rocam.

Yamaha XT 660

rocam-usa-yamaha-xt-660 Quais motos a Rocam usa?

Em 2016, a Polícia Militar do Estado de São Paulo incorporou 314 novas motocicletas Yamaha XT 660 em sua frota. A XT 660R é uma moto do tipo trail, projetada para ser usada em estradas de terra, trilhas e em longas viagens por diferentes tipos de terreno. Equipada com um motor potente, a XT 660R oferece um desempenho impressionante, com 48 cv de potência a 6 mil giros e 5,95 kgfm de torque a 5.520 giros. Isso se traduz em uma velocidade máxima de 180 km/h, tornando-a uma opção veloz para as operações da Rocam.

No entanto, é importante observar que o consumo de combustível da XT 660R é mais elevado em comparação com modelos de baixa cilindrada, com uma média de 23 km por litro. Isso se deve ao seu motor potente. A moto possui um tanque de 15 litros, o que proporciona uma autonomia de até 345 km, tornando-a adequada para longos períodos de patrulhamento.

Triumph Tiger 800 XCx

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No ano seguinte, em 2017, a Rocam incorporou 86 unidades da big trail Triumph Tiger 800 XCx em sua frota. Essas motos são equipadas com um motor tricilíndrico de 799 cm³, que oferece 95 cv a 9.250 rpm e 8,2 kgfm de torque a 7.850 rpm. Com um câmbio de seis marchas e transmissão por corrente, a Tiger 800 XCx proporciona um excelente desempenho, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e uma velocidade máxima que supera os 200 km/h.

As motos também contam com recursos de segurança, como ABS comutável e discos de freio dianteiros duplos de 305 mm, além de um disco único de 255 mm na traseira. Os modelos top de linha vêm com luzes de LED, vários modos de condução, pinças da Brembo e conforto adicional com punhos e assento aquecidos. Os proprietários frequentemente elogiam o desempenho do motor, que é suave e responsivo em todas as faixas de rotação.

Yamaha Lander

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O mais recente acréscimo à frota da Rocam foi a chegada de 600 motocicletas Yamaha Lander no início do ano passado. Essas motos passaram por modificações específicas, incluindo a instalação de sirenes, luzes, bauleto e proteções laterais, além da tradicional pintura da ronda ostensiva. A Yamaha Lander, que já possui vários pontos positivos, é destinada principalmente ao uso na cidade de forma rápida e econômica, sendo reconhecida por seu conforto. No entanto, devido à sua altura em relação ao solo, que é de 87,5 cm em relação ao banco, pode ser mais adequada para ambientes urbanos.

A Yamaha Lander é equipada com um motor monocilíndrico de 250cc que é flex, funcionando tanto com álcool quanto com gasolina. Esse motor é construído em alumínio e possui revestimento de cerâmica, oferecendo 20,7 cavalos de potência. Embora possa enfrentar algumas dificuldades nas ultrapassagens em altas velocidades na estrada, seu desempenho na cidade é apreciado. A suspensão dianteira, com 220mm de curso, lida bem com ruas irregulares, enquanto os freios a disco nas duas rodas, com sistema ABS na dianteira, garantem a segurança durante as operações da Rocam.

Quem Participa da Rocam? 

Os policiais que integram a Rocam têm experiência prévia em patrulhamentos operacionais por pelo menos dois anos. No entanto, não basta apenas ter habilidades na condução de motos e habilitação de categoria A. Para se tornar um membro da Rocam, além de atender a todos os requisitos da vaga, é necessário realizar um estágio com duração mínima de três meses.

Durante o estágio, os candidatos devem demonstrar domínio da motocicleta, conhecimento da legislação de trânsito, compreensão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e habilidades específicas de patrulhamento. Ao término do estágio, é realizado um teste rigoroso, mais complexo do que o exigido para a habilitação de motos em centros de formação de condutores. Além disso, é necessária uma autorização especial para conduzir motocicletas da polícia militar.

Portanto, não é por acaso que apenas uma pequena parcela do efetivo de mais de 81 mil policiais faz parte da Rocam. Este é um programa especializado que, ao longo dos anos, tem demonstrado seu êxito e, como resultado, foi expandido para outras instituições policiais em diferentes estados do Brasil. A Rocam continua desempenhando um papel vital na segurança pública, garantindo uma resposta rápida e eficaz a situações de emergência nas ruas.

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Estaremos sempre trazendo conteúdo interessante e informativo para os entusiastas das duas rodas.

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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