Bajaj Dominar 200 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica
Chegou ao Brasil a aguardada Bajaj Dominar 200, a mais recente joia da coroa da renomada fabricante indiana. Com sua chegada, a marca Bajaj almeja conquistar o exigente mercado brasileiro, oferecendo uma opção repleta de tecnologia e estilo na movimentada categoria das motos de pequena cilindrada.
A Bajaj
A história da Bajaj remonta a 1940, e desde então, a marca se tornou a terceira maior fábrica de motocicletas do mundo, com uma impressionante capacidade produtiva de 7 milhões de unidades anuais.
Presente em quase 80 países, a Bajaj lidera em 17 deles, demonstrando sua influência global.
Em 2017, deu um passo estratégico ao adquirir 49% das ações da renomada KTM, ampliando sua presença ao produzir os modelos de baixa cilindrada da marca austríaca, assim como as emblemáticas motos da Husqvarna, também integrante desse conglomerado visionário.
No centro das atenções, a Bajaj Dominar 200 se destaca como a irmã do meio na família Dominar, que inclui modelos de 160, 200 e 400 cilindradas. Cada integrante dessa linha oferece diferenciais técnicos e um pacote completo de equipamentos e acessórios, evidenciando a determinação da Bajaj em enfrentar a forte concorrência em suas respectivas categorias.
Ficha Tecnica da Bajaj Dominar 200 2024
Assim, com sua trajetória sólida e a chegada marcante da Dominar 200, a Bajaj reforça sua posição como uma potência no mundo das motocicletas, prometendo uma experiência única aos entusiastas brasileiros que buscam uma combinação única de desempenho e inovação.
Dirigibilidade
A Dominar 200 surpreende com sua tocada envolvente, revelando fortes traços de parentesco com sua inspiradora, a KTM Duke 200. No entanto, a Dominar 200 abandona a agilidade afiada da Duke 200 em favor de uma sensação mais equilibrada e menos radical.
Embora as peças do conjunto sejam menos exóticas em comparação com a Duke 200, em estradas sinuosas, a Dominar 200 se revela tão envolvente e emocionante de pilotar quanto sua contraparte austríaca, proporcionando uma experiência que certamente encantará os pilotos.
A qualidade do passeio é excelente, embora um tanto firme devido ao comportamento esportivo da moto. Os pneus Pirelli Sport Demon, com sua aderência notável em condições secas, conferem um nível de confiança que é crucial para uma pilotagem mais radical.
Design
Quando se trata do design, a Dominar 200 não deixa nada a desejar. Os grafismos nos aros das rodas, codificados com as cores da moto, conferem uma aparência descolada e moderna. Outros elementos distintivos incluem um spoiler posicionado estrategicamente sob o motor, um suporte de placa robusto em metal e um paralamas traseiro maior, proporcionando uma proteção adicional. Estes detalhes visuais adicionam um toque único à Dominar 200, tornando-a uma opção estilosa e funcional para os entusiastas de motocicletas.
Estrutura
A estrutura da Dominar 200 se destaca pela escolha acertada do conjunto ciclístico. As bengalas invertidas de 33 mm de diâmetro na suspensão dianteira e o monoamortecedor traseiro com reservatório de gás, todos montados no chassi perimetral de dupla vida, resultam em um conjunto notavelmente equilibrado e preciso.
Essa harmonia se traduz na capacidade do conjunto em encarar o asfalto com uma mistura de harmonia e progressividade, permitindo até uma pilotagem esportiva com um feedback extremamente positivo da moto. A máquina demonstra um desempenho notável ao contornar curvas, proporcionando estabilidade e segurança acima da média da categoria.
As rodas em liga leve, com aro de 17 polegadas, são montadas com os excelentes pneus Pirelli Sport Demon, que se integram perfeitamente às boas suspensões, ampliando ainda mais a confiança na pilotagem em diversas situações.
O sistema de freios da Dominar 200, embora eficiente, apresenta uma pequena demora entre o acionamento do manete e a resposta efetiva na frenagem, especialmente no freio dianteiro, que conta com um disco único tipo margarida de 300 mm de diâmetro e sistema ABS. No entanto, quando a resposta ocorre, é firme e potente. O disco traseiro de 230 mm não dispõe do sistema antitravamento, proporcionando uma abordagem mais clássica nesse aspecto.
Motorização
A Dominar 200 ostenta um motor de 199,5 cm³, dotado da inovadora tecnologia DST-i, que faz uso de três velas de ignição para otimizar a queima da mistura e aprimorar seu desempenho.
Este propulsor impressiona ao gerar uma potência máxima de 24 cv a 9.750 rpm e um torque de 1,9 kgf.m a 8.000 rpm, números que a posicionam à frente na corrida da cilindrada.
Em comparação, a Yamaha Fazer FZ25 produz 21,3 cv, enquanto a recém-chegada Honda CB 300F Twister alcança 24,7 cv.
A Bajaj, por sua vez, perde um pouco no quesito torque, registrando valores inferiores às concorrentes brasileiras, com 2,1 kgf.m para a Yamaha e 2,61 kgf.m para a Honda. O câmbio de seis marchas é bem escalonado, aproveitando eficientemente a entrega de potência do motor.
O desempenho esperto do motor da Dominar 200 se revela a partir dos 4.000 giros, por um ronco que se faz presente de maneira marcante. Este som característico assemelha-se ao da KTM 200 Duke. Surpreendentemente, apesar da cilindrada, a moto atinge a marca de 148 km/h, limitada pela eletrônica, um feito notável para um motor de 200 cm³.
O nível de ruído do motor é um pouco elevado, porém, essa peculiaridade é compartilhada com os motores da KTM, conferindo uma identidade sonora única à Dominar 200.
Consumo da Bajaj Dominar 200 2024
Na vida urbana, a Dominar 200 se destaca pela agilidade. Ao arrancar do semáforo, as trocas de marchas rápidas possibilitam rodar em sexta marcha a 60 km/h, mantendo um consumo médio de 45 km/l.
Embora a sexta marcha na cidade seja mais eficiente em avenidas planas, a quinta marcha se mostra adequada para a maioria dos trajetos urbanos, mantendo médias de consumo consistentes.
Já nas estradas, o consumo varia de acordo com a mão do condutor. A uma velocidade constante de 80 km/h, é possível alcançar entre 40 e 45 km/l.
No entanto, ao abrir totalmente o acelerador para manter 130 km/h na estrada, o consumo cai abruptamente para 17 km/l.
O tanque de combustível, com capacidade para 12 litros, contribui para que, com o tanque cheio, a Dominar 200 atinja um peso de 157 kg. Estes números evidenciam a versatilidade e eficiência da motocicleta em diferentes cenários de pilotagem.
Preço da Bajaj Dominar 200 2024
Se você está de olho em uma moto para encarar as ruas com agilidade, a Dominar 200 2024 é uma opção atraente, especialmente considerando o preço a partir de R$ 19.000,00.
Esta motocicleta chega ao mercado para competir diretamente com a antiga CB 250 Twister, que foi retirada de linha recentemente. Se quiser mais detalhes sobre o modelo e as opções de aquisição, dê uma passada no site da montadora e confira todas as informações disponíveis.