Quantos km por litro faz a Honda PCX 150?
A Honda PCX 150 é líder no mercado brasileiro de scooters, com mais de meio milhão de unidades produzidas nos últimos 10 anos. Desde seu lançamento no final de 2013, a montadora japonesa já vendeu mais de 280 mil dessas motocicletas, conhecidas por sua praticidade e tecnologia.
A PCX 150 da Honda é uma escolha popular entre pilotos novatos, mulheres e motociclistas experientes, buscando praticidade no cotidiano. No Brasil desde 2014, a PCX 150 se despediu do motor de 150cc em 2022. Vamos conferir agora sua eficiência de combustível ao longo dos anos!
A Honda PCX 150
Conforto
Apesar de ter um peso seco de 126kg, a Honda PCX 150 oferece conforto e possui um design ergonômico e dinâmico para pilotagem. A distância entre o guidão garante facilidade nas curvas, mesmo com um passageiro na moto.
O banco é confortável, com uma leve inclinação do passageiro para o piloto, evitando escorregões. Além disso, a scooter possui apoios para os pés, garantindo conforto mesmo em viagens longas.
Modelo 2014 a 2016
Entre os anos de 2014 e 2016, a Honda PCX 150 foi lançada como uma opção moderna para deslocamentos urbanos cotidianos, sendo apelidada pela fabricante como a “companheira do dia a dia”.
Equipada com um motor de 150 cc refrigerado a líquido e transmissão CVT, proporcionando uma condução suave e sem trocas de marchas, a scooter oferece um torque de 1,41 kgfm a 5.250 rpm.
Com uma potência de 13,6 cv a 8.500 rpm, a PCX 150 impressiona ao atingir até 110 km/h, sendo ideal para deslocamentos urbanos e também para trechos de rodovias.
Recursos
Um destaque importante é o sistema “Idling Stop”, que desliga o motor em marcha lenta após 3 segundos de parada e é reativado facilmente ao acionar o acelerador.
Essa tecnologia, comum em automóveis, visa melhorar a eficiência de combustível e diminuir as emissões. Além disso, outro recurso inteligente da scooter é o desligamento automático ao abaixar o descanso lateral.
Painel
A Honda equipou a PCX 150 com controle de tração, painel digital, iluminação em LED e sistema smart key, que controla a ignição e a abertura do assento.
O painel da Honda PCX 150 inclui um pequeno porta-trecos com tomada USB para carregar o smartphone. Além disso, o baú possui capacidade para 25 litros e uma lâmpada LED, ideal para guardar um capacete fechado e outros itens pequenos.
Em 2017
No ano de 2017, a Honda introduziu algumas modificações significativas na scooter preferida dos brasileiros. O tanque de combustível foi aumentado, proporcionando maior autonomia. Além disso, a motocicleta recebeu a tecnologia eSP+ (Enhanced Smart Power Plus), um sistema voltado para otimizar a eficiência do motor, resultando em uma redução no consumo de combustível e um aumento na potência.
Entretanto, mesmo com melhorias em alguns aspectos, houve uma queda em outros. Isso se deve às modificações no motor da scooter japonesa, que não foram bem recebidas pelo público. Com o foco em sustentabilidade, a montadora precisou alterar a parte mecânica, o que resultou em uma redução na potência.
Com as alterações, o motor passou a fornecer 13,2 cv a 8.500 rpm, e o torque diminuiu para 1,38 kgfm a 5.000 rpm. Essas mudanças impactaram diretamente na experiência de alguns pilotos, que esperavam melhores resultados.
Modelo 2019 a 2021
Entre os anos de 2019 e 2021, após um período sem grandes mudanças, a fabricante decidiu inovar e lançar diferentes versões da PCX 150, desde as mais sofisticadas até as mais simples. No total, a scooter best-seller recebeu quatro novas variantes: PCX 150 Sport ABS, PCX 150 DLX ABS, além das mais acessíveis PCX 150 CBS e a inédita PCX 150 ABS.
Todas as novas versões mantiveram o mesmo motor e tecnologia das versões lançadas em 2013, além de compartilharem suspensões e chassi idênticos. A distinção entre elas está nos acabamentos e no sistema de frenagem, seja ABS ou CBS.
A PCX 150 CBS, mais simples, possui freio de acionamento combinado e chave convencional. Já sua quase-gêmea, recebeu freio a disco traseiro e ABS.
A DLX e a Sport apresentam uma pintura diferenciada em dois tons e possuem chave presencial. Ambas estão equipadas com um sistema de frenagem com assistência eletrônica.
Modelo de 2022
Em 2022, a PCX 150 recebeu um importante upgrade tecnológico. Agora, a scooter conta com a nova geração do motor, aumentando sua capacidade para 160cc. Este motor mais potente também incorpora a tecnologia eSP+, que não só melhora a eficiência de combustível, mas também aumenta o desempenho, potência e torque, proporcionando maior durabilidade, funcionamento suave e menos ruído.
Além disso, o painel digital foi renovado, apresentando um design mais moderno e iluminação por lâmpadas LED. As rodas de liga leve foram aumentadas para 14 polegadas, e o espaço sob o assento foi ampliado de 25 para 28 litros. Quanto à suspensão, tanto a dianteira quanto a traseira possuem um curso de 100 mm, com a dianteira equipada com um telescópico e a traseira com dois amortecedores.
Quantos KM por Litro faz a PCX 150
Quando chegou ao mercado, o motor de 13,6 cv da PCX 150 apresentava um consumo médio de combustível de 35 km/litro na cidade e 30 km/litro na estrada, onde a condução é mais intensa. Com um tanque de capacidade para 5,9 litros, a autonomia estimada é de aproximadamente 180 km.
Por Fim…
Se você está em busca de uma scooter confiável, econômica e com um histórico de evolução constante, a PCX 150 pode ser a escolha ideal para você.
Com seu motor aprimorado, tecnologia avançada e design moderno, a PCX 150 continua a ser uma das favoritas entre os motociclistas urbanos.
Seja para deslocamentos diários na cidade ou viagens mais longas, ela oferece conforto, praticidade e eficiência.
Fique por dentro de todas as novidades do mundo das motos acompanhando o Site MOTOS.net.br e compartilhe sua experiência com a PCX 150!
Fotos da Honda PCX 150
Detalhes da Honda PCX 150