Yamaha MT 03 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

A Yamaha MT-03 se destaca como líder na categoria “Naked/Roadsters”, conforme apontado pela Fenabrave em suas análises de emplacamentos de motos. A versão de 2023 da Yamaha MT-03 oferece uma excelente opção para quem procura uma moto esportiva e ágil. Se você está curioso e deseja saber mais, acompanhe este artigo, pois vamos compartilhar todos os detalhes sobre a Yamaha MT-03.

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Certamente, o preço inicial atrativo da Yamaha MT-03, anunciado por R$ 30.890, é um grande atrativo. No entanto, o segredo dessa moto vai além do valor. Como veremos a seguir, a MT-03 proporciona uma experiência esportiva sem exigir um investimento elevado, evitando também os riscos associados às motos de porte maior.

Ficha Técnica da Yamaha MT-03

A Yamaha MT-03, como sugere o nome, faz parte da família MT de esportivas sem carenagens da Yamaha, que inclui no Brasil a MT-07 e a MT-09. A “03” se destaca como a porta de entrada para a linha de performance. Compartilhando vários componentes mecânicos com a R3, uma esportiva devidamente carenada, a MT-03 ganha praticidade pela ausência das peças, além da emocionante sensação de vento no rosto.

Equipada com um motor de dois cilindros paralelos de 321 cm3, a MT-03 se diferencia notavelmente de modelos como a Yamaha Fazer 250 FZ25 e a Honda CB 250F Twister, que apresentam motores menores e monocilíndricos. O propulsor da MT-03 revela sua sofisticação extra com características como o comando de válvulas duplo no cabeçote, acionado por corrente, 4 válvulas por cilindro e o eficiente arrefecimento a líquido. Alimentado por injeção eletrônica e operando exclusivamente com gasolina, oferece 42 cv de potência a 10.750 rpm e precisos 3 kgfm de torque a 9.000 rpm. A transmissão de seis marchas e a transmissão final por corrente garantem que toda essa potência chegue à roda traseira.

Com um peso em ordem de marcha de 169 kg, suportado por um chassi tipo diamante, a MT-03 exibe dimensões marcantes, como 2.090 mm de comprimento, 1.380 mm de entre-eixos e 755 mm de largura. A altura do assento, fixado a 780 mm do solo, proporciona uma posição confortável. O tanque de combustível tem capacidade para até 14 litros, incluindo 3 litros de reserva, oferecendo autonomia para suas aventuras nas estradas.

Suspensão e Freios

A Yamaha MT-03 mostra sua origem robusta no conjunto de suspensão, composto por um garfo telescópico invertido na dianteira, proporcionando 130 mm de curso. Na parte traseira, destaca-se o amortecedor único com ajuste de pré-carga. As rodas de liga leve, ambas com 17 polegadas, são envoltas por pneus 110/70 na frente e 140/70 na traseira. O sistema de freios com ABS oferece segurança, apresentando um disco generoso de 298 mm de diâmetro na roda dianteira e 220 mm na roda traseira.

Apesar de não esbanjar luxo em seu pacote de itens de série, a Yamaha MT-03 compensa com funcionalidades essenciais. A iluminação integral por lâmpadas de LED abrange faróis, luzes de posição, lanterna, luz de freio e piscas. A moto também incorpora um indicador de farol alto, enquanto o painel de instrumentos digital fornece informações úteis, como nível de combustível, conta-giros, consumo médio, consumo instantâneo e temperatura do líquido de arrefecimento.

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Ergonomia

Ao se deparar pela primeira vez com a MT-03, pode parecer confuso para quem não tem muita experiência com motos. Com um tanque imponente, uma postura agressiva e a famosa “cara de mau”, ela dá a impressão de ser muito maior do que realmente é. Destaque para o uso pioneiro do conceito de farol de LED único, uma característica presente não apenas na MT-03, mas também na Fazer 250, na Crosser 150 e na recentemente lançada FZ15, marcando presença no cenário nacional.

Contudo, ao montar na moto, a sensação de grandiosidade se dissipa. A ergonomia proporciona uma integração eficiente entre a moto e o condutor. Com meus 1,72 m de altura, sempre consegui apoiar um pé com segurança no chão, facilitando a tarefa de tirar a moto do descanso lateral e manobrá-la em baixas velocidades.

Relativamente estreita e leve, a Yamaha MT-03 desliza facilmente entre os corredores dos grandes centros urbanos. No entanto, é importante notar que o ângulo de esterço do guidão é moderado, exigindo precaução em desvios mais fechados. Apesar da postura esportiva, o guidão não é tão baixo quanto pode parecer inicialmente, evitando desconforto nos punhos devido ao peso do condutor.

A praticidade na condução pela cidade é complementada por detalhes muitas vezes subestimados. A embreagem, por exemplo, apresenta um ponto de fricção bem definido, fácil de modular, com uma alavanca leve. Os freios também respondem prontamente, exigindo pouco esforço para uma rápida resposta.

Esportividade

É evidente que, apesar de ser uma moto com proposta esportiva, a Yamaha MT-03 não se limita apenas a isso. A suspensão, com sua afinação firme, faz com que você sinta mais os buracos do que em uma moto urbana ou aventureira, mas esse é o preço a pagar por escolher uma moto que busca a velocidade com segurança.

Enquanto o desempenho na cidade é positivo, há ressalvas. A verdadeira diversão com a MT-03 surge quando você decide “esticar as penas” do motor bicilíndrico. A ficha técnica já dá um aviso: os picos de potência e torque são notáveis, e a Yamaha MT-03 reserva o melhor para aqueles que estão dispostos a explorar os limites do motor.

Girar o acelerador até o fim revela o som encorpado da MT-03, começando com um tom grave e elevando-se para um agudo à medida que se aproxima do limite. A verdadeira emoção, no entanto, só se desvela após ultrapassar as 9.000 rotações. Antes disso, a verdadeira diversão ainda está por começar.

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Em Altas Rotações

Para extrair o máximo de um motor que prefere operar em altas rotações, a Yamaha adotou um escalonamento de câmbio notavelmente curto. É daqueles em que mal se percebe a queda de rotação nas trocas, algo semelhante ao que se ouve nas corridas da MotoGP. No entanto, é preciso ter em mente que você estará constantemente fazendo trocas de marcha. Mesmo quando “torce o cabo” ao máximo, a moto nunca transmite insegurança. Apesar da rigidez da suspensão em terrenos irregulares, ela compensa mantendo agilidade e segurança, mesmo em velocidades que talvez eu não me sinta confortável em admitir publicamente.

Contudo, os mais atentos já perceberam a pegadinha. É uma crítica comum tanto à MT-03 quanto à R3. Um motor que te seduz a rodar em altas rotações e utiliza um câmbio de marchas curto inevitavelmente resulta em um consumo elevado. Em meu uso predominantemente urbano, porém entusiasmado com a emoção de pilotar a MT-03 com o giro elevado, a média de consumo revelou-se de 15,87 km/l. Poderia ser melhor? Certamente, mas perderia o propósito desta moto ao utilizá-la de maneira mais moderada.

Para quem busca uma esportiva acessível para aprender a pilotar com responsabilidade, as opções são limitadas. Uma BMW G 310 R (R$ 33.990) é mais cara, menos potente e monocilíndrica. A Kawasaki Z400, por outro lado, oferece mais desempenho e itens de série, mas também é mais dispendiosa (R$ 33.310).

Se a aspiração é, um dia, migrar para uma esportiva de maior cilindrada, é aconselhável começar com modelos menores para se adaptar gradualmente. A Yamaha MT-03 proporciona todos os elementos positivos de uma esportiva de grande porte sem colocar o piloto em risco imediato. Contudo, se a expectativa é uma moto veloz e econômica, será melhor aguardar a chegada das opções elétricas.

Por Fim…

Concluindo nossa análise, a Yamaha MT-03 revela-se uma escolha cativante para quem busca a fusão entre desempenho esportivo e acessibilidade. Com seu design imponente, pilotagem ágil e a emoção das altas rotações, a MT-03 oferece uma experiência única. Se você gostou deste passeio pela máquina, não deixe de compartilhar e ficar ligado para mais novidades no Site MOTOS.net.br. Curta as fotos a seguir e embarque nessa jornada sobre duas rodas conosco. Até a próxima curva!

Fotos da Yamaha MT 03

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Detalhes da Yamaha MT 03

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Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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