Quantos km por litro faz a Yamaha Fluo?
A Yamaha Fluo entrou no mercado brasileiro das scooters com um objetivo claro: conquistar os clientes da Honda Elite. Em 2022, mais uma opção surgiu nesse mercado já cheio de alternativas. As scooters estão ganhando popularidade pelas suas vantagens no dia a dia, sendo ideais para deslocamentos como trabalho, faculdade e compras.
A eficiência no consumo é um ponto-chave, e é isso que queremos saber: quantos quilômetros por litro a Yamaha Fluo faz? Vamos analisar se essa scooter é uma competidora forte ou se fica para trás na corrida!
As scooters estão se destacando no mercado de motocicletas no Brasil, seja por razões válidas ou não. A demanda por esses veículos tem crescido nos últimos anos, mesmo em períodos de crise, e isso levou ao lançamento de modelos inéditos, como a Yamaha Fluo 125. No papel, a Fluo já mostrava suas vantagens, com um conjunto mecânico e desempenho semelhantes à NEO, mas com um preço competitivo e uma lista de equipamentos mais completa, similar à NMax. Agora, vamos ver como a Yamaha Fluo 125 ABS se sai na prática do dia a dia.
A Yamaha Fluo 125 apresenta um visual mais suave em comparação com as linhas angulares da NEO e da NMax, o que se deve ao fato de já existir nos mercados asiáticos como FreeGo 125, especialmente na Indonésia. No Brasil, a Yamaha focou no custo-benefício para conquistar espaço no segmento competitivo das scooters de entrada.
O scooter Fluo ABS é lançado como o mais recente modelo de entrada da marca, com um design inspirado em produtos conhecidos como o NMax, e conta com um motor de 125cc, 9,5cv de potência e 1,0kgfm de torque, além de um câmbio automático do tipo CVT.
Embora tenha uma cilindrada semelhante, o motor da Yamaha Fluo 125 é diferente do utilizado na NEO. Ele possui um motor monocilíndrico de 125 cm³, com injeção eletrônica e refrigeração a ar. Graças ao sistema start/stop, não precisa do motor de arranque convencional.
Utilizando apenas gasolina, entrega 9,5 cv de potência a 8.000 rpm e 1,0 kgfm de torque a 5.500 rpm, números um pouco abaixo da NEO 125. No entanto, a Fluo é leve, pesando 98 kg a seco (ou 102 kg pronta para rodar). O câmbio é automático do tipo CVT.
Compacto, o Fluo vem com freios antitravamento ABS, conforme indica o próprio nome. Quanto à suspensão, adota uma abordagem tradicional, com garfo telescópico de 90 mm na frente e um amortecedor único de 88 mm na traseira.
A Yamaha Fluo 125 tem 1,92 metro de comprimento. Destacamos suas principais tecnologias, como o sistema Start&Stop com Smart Motor Generation System, que reduz o consumo de energia quando o Start&Stop é ativado. Esse sistema pode ser controlado pelo piloto, com tempo de atuação ajustável dependendo das condições de tráfego.
A Yamaha promete tecnologias únicas para as scooters de entrada, incluindo o sistema Start&Stop com o Smart Motor Generation System, que economiza energia desligando o motor em paradas prolongadas. Também apresenta a chave presencial Smart Key, a função “Eco” para reduzir o consumo, uma tomada de 12v e um porta-objetos com capacidade para 25 litros.
A Yamaha também incluiu soluções comuns, como o acesso ao tanque pela frente com chave, piso plano e gancho para carregar sacolas e pequenos itens. A intenção é competir diretamente com o Honda Elite, que é um modelo de entrada no mundo das scooters, com um motor de 9,3cc, 1kgfm de torque e câmbio CVT.
No lançamento, o preço da Fluo 125 foi de R$ 13.400, disponível em três cores: azul metálico, branco sólido e preto sólido. Ela se posiciona entre a NEO 125 e a NMax 160 em termos de preço e características.
Mesmo sendo um modelo de entrada, a Fluo 125 oferece muitos dos equipamentos encontrados em modelos maiores, tornando-se uma opção acessível em termos de mobilidade sem comprometer o conforto e a segurança.
Quantos km por litro faz a Yamaha Fluo?
A Yamaha Fluo registrou um consumo real de 44,05 km/l rodando principalmente na cidade, mas também em vias expressas. No entanto, é importante notar que o tanque da moto é pequeno, com pouco mais de 4 litros e quase 1 litro de reserva. Isso significa que dificilmente você conseguirá percorrer mais de 150 km antes de precisar acionar a reserva. Esse é o compromisso pelo design do tanque instalado no assoalho, que libera espaço sob o assento e possui um bocal de abastecimento conveniente no escudo frontal, mas requer paradas mais frequentes nos postos de combustível.
Por Fim…
Espero que tenha gostado de conhecer mais sobre a Yamaha Fluo e suas características, incluindo o seu consumo de combustível e design inovador. Se você se interessou por esse modelo ou quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo das motocicletas, não deixe de acompanhar o Site MOTOS.net.br. Lá você encontrará informações atualizadas, análises detalhadas e tudo o que precisa saber sobre o universo das duas rodas. Compartilhe essa informação com seus amigos e continue explorando o fascinante mundo das motos!