Quantos km por litro faz a Royal Enfield Classic 350?

Você lembra da antiga Classic 500? Se sim, essa 350 tem zero porcento a ver com ela, apenas o nome mesmo. Isso porque a Royal Enfield Classic deu um grande salto nesta nova versão. Apesar do motor menor, ficou mais segura e confortável de pilotar. Ao ligar a Royal Enfield Classic 350, já fica evidente que a pilotagem será divertida e prazerosa.

O som do motor que sai pelo escape nos leva de volta aos anos 1970 e 1980. Para os amantes de motos clássicas, é um verdadeiro deleite. Mas e quanto ao consumo, será que melhorou? Vamos descobrir agora, quantos quilômetros por litro faz a Royal Enfield Classic 350!

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A Royal Enfield Classic 350

A Royal Enfield Classic 350 compartilha chassi, motor e vários outros componentes com sua quase gêmea, a Meteor 350 – um verdadeiro sucesso no país. Em 2022, foi a moto custom mais vendida no Brasil, com 4.677 unidades comercializadas.

Visual

O visual da Royal Enfield Classic 350 é marcante e lembra muito o da sua antecessora, a Classic 500. Nesse aspecto, a Royal Enfield fez um excelente trabalho. No Brasil, por diversos motivos, a Classic 500 não conquistou tantos admiradores como na Índia. No entanto, sua sucessora, com uma base mecânica significativamente melhorada, chama a atenção dos interessados. Outra moto com influência semelhante dentro da marca é a Bullet, que recentemente recebeu uma nova geração baseada na mesma plataforma da Classic 350.

 Dirigibilidade

Na questão da dirigibilidade, há alguns pontos a considerar. Apesar de sua aparência exótica, a Classic segue a abordagem de utilizar o mínimo possível de plástico, resultando em um peso considerável de 195 quilos em ordem de marcha. Como comparação, uma Bajaj Dominar 400, que é um tanto maior, pesa 192 quilos. A robustez da Classic a torna semelhante a um tanque de guerra, exigindo atenção especial durante a condução, especialmente se você planeja acompanhar o ritmo acelerado dos entregadores em meio aos estreitos corredores formados entre os carros nas grandes cidades.

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Motorização

Quanto à motorização, a nova Classic 350 apresenta um motor monocilíndrico, injetado e refrigerado a ar e óleo, proporcionando 20 cavalos de potência a 6.500 rpm e um torque máximo de 2,7 kgf.m a 4.000 rpm. Apesar de não ser excepcionalmente potente ou ter um torque alto, a moto se destaca em ambientes urbanos, sendo ágil em saídas de semáforos e ultrapassagens. Na estrada, é importante destacar que a viagem tranquila é o ponto forte deste modelo da Royal Enfield. É uma moto para desfrutar do percurso e apreciar a estrada, não para ter pressa em chegar ao destino.

Com uma velocidade de cruzeiro entre 90 km/h e 100 km/h, a Royal Enfield Classic 350 demonstra ser extremamente confortável, divertida e prazerosa de pilotar. Quando você aumenta a rotação, o motor responde, emitindo um som um pouco mais alto, mas consegue alcançar até 130 km/h no velocímetro. No entanto, ultrapassar essa marca torna o passeio menos agradável, e justamente desfrutar de cada quilômetro percorrido é o propósito principal ao pilotar esta moto.

Dimensões

Se o propulsor é idêntico ao da Meteor, as medidas apresentam ligeiras variações. O entre-eixos é 1 centímetro mais curto, o comprimento permanece igual (2.140 mm) e o banco é um pouco mais alto, com 805 mm. Além disso, a Classic é um pouco mais pesada, totalizando 195 kg em comparação com os 191 kg da Meteor, ambos os pesos já com a moto completamente abastecida. Apesar das semelhanças nos números, a experiência ao guidão é notavelmente diferente entre as duas. Na verdade, a posição de pilotagem da Classic lembra mais a extinta Classic 500. As pernas ficam ligeiramente estendidas e avançam sobre o tanque, o peito fica aberto, a coluna está ereta e as mãos estão posicionadas logo abaixo da linha dos cotovelos.

Chassi

O chassi da Royal Enfield Classic 350 apresenta freios a disco com ABS, uma das várias melhorias em comparação com a antiga Classic 500. As suspensões convencionais consistem em garfos telescópicos na frente e um sistema bichoque na traseira. Um destaque adicional da Classic 350 são suas suspensões, que possuem 13 centímetros de curso na dianteira e 8 centímetros de curso na traseira, proporcionando uma condução confortável mesmo em ruas com muitos buracos e paralelepípedos.

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Ergonomia

A ergonomia da Royal Enfield Classic 350 reflete o seu nome, sendo mais clássica. O motociclista adota uma postura mais ereta em comparação com a Meteor 350, que possui uma posição de pilotagem mais voltada para o estilo custom, com as pedaleiras mais avançadas. Essa característica é mais um ponto positivo para a Classic durante deslocamentos urbanos.

Versões

A Royal Enfield Classic 350 está disponível em várias versões distintas. A versão de entrada, a Halcyon, apresenta rodas raiadas, grafismos clássicos e protetores no tanque, disponível nas cores Preto, Verde e Cinza. Em seguida, temos a Signals, com rodas raiadas e pintura fosca, destacando-se pelo estilo militar e numeração única no tanque, disponível nas cores Areia do Deserto e Cinza Pântano.

A versão Dark possui rodas de liga leve e pneus sem câmara, com um visual mais moderno e acabamentos foscos, disponível nas cores Cinza Metálico e Preto Furtivo. Por fim, a Chrome é a versão mais luxuosa, com um tanque bicolor e vários detalhes cromados, incluindo os paralamas, disponível nas cores Vermelho e Bronze.

Quantos km por litro faz a Royal Enfield Classic 350?

Durante uma semana de testes particulares, combinando os ciclos urbano e rodoviário, a Royal Enfield Classic 350 alcançou uma média de consumo de 30 quilômetros por litro, uma marca bastante satisfatória. O painel da moto inclui até um indicador de pilotagem econômica. Com um tanque de capacidade para 13 litros de combustível, é possível percorrer até 390 quilômetros sem a necessidade de abastecer, permitindo aproveitar ao máximo cada trecho do trajeto escolhido.

Por Fim…

Se você está em busca de uma moto que combine estilo clássico, conforto e economia, a Royal Enfield Classic 350 certamente merece sua atenção.

Com um consumo médio de 30 quilômetros por litro e uma autonomia de até 390 quilômetros, esta moto oferece uma experiência de pilotagem econômica e satisfatória.

Além disso, sua variedade de versões e características únicas garantem que você encontre a Classic 350 perfeita para o seu estilo.

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Fotos da Royal Enfield Classic 350

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Detalhes da Royal Enfield Classic 350

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Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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