Quantos km por litro faz a Honda PCX 160?

A Honda PCX 160 é a scooter mais popular no Brasil, continuando a ser um dos modelos principais da Honda. Vamos discutir o consumo de combustível ao longo das várias gerações de motores. Continue lendo para saber mais!

Com o sucesso da Honda Biz, a fabricante japonesa ampliou sua presença no mercado brasileiro de scooters e motonetas com novos modelos, como a Honda Lead 110 e a Honda PCX.

Desde seu lançamento, a PCX já registrou mais de 280 mil unidades vendidas e alcançou a melhor média diária de emplacamentos em setembro de 2022, com 190 unidades licenciadas por dia, de acordo com a Honda. Fabricada em Manaus (AM), a PCX já superou a marca de 500 mil scooters produzidas.

Lançada em 2013, a PCX elevou o padrão tecnológico das scooters a um nível excepcional. Apesar de ser maior e mais potente que a Lead 110, ainda é compacta e fácil de pilotar, mantendo-se como líder de vendas há uma década.

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História da Honda PCX

A Honda PCX foi introduzida no Brasil em 2013 e logo se destacou por sua facilidade de pilotagem, design moderno e tecnologias inovadoras, como o motor de 150 cm³ refrigerado a líquido e o revolucionário “Idling Stop System”. Esse sistema desliga o motor em marcha lenta após três segundos de parada da scooter e o reinicia ao acelerar, uma tecnologia comum em automóveis, mas pioneira na PCX da Honda, visando reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases.

Em 2022, a PCX deu um salto em sua motorização, passando para a versão de 160 cm³ com a tecnologia eSP+ – Enhanced Smart Power Plus. Essa tecnologia reduz o atrito interno das peças, melhorando a eficiência e o desempenho do motor, resultando em um aumento de potência (são 16 cv contra 13,3 cv na versão anterior), além de maior durabilidade, funcionamento suave e silencioso, e contribuindo para a redução no consumo de combustível.

Atualmente, existem três versões do modelo: CBS, ABS e DLX. Em todas elas, há a opção da Smart Key, que controla a ignição e a abertura do assento, além de contar com alarme antifurto e oferecer três anos de garantia e sete trocas de óleo gratuitas.

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Modelos de 2013 e 2014

Os modelos de Honda PCX 150 dos anos 2013 e 2014 apresentam um bom rendimento em termos de consumo de combustível. Com um motor monocilíndrico de exatos 153 cm³ e arrefecimento líquido, proporciona uma eficiência notável, mesmo em comparação com propulsores similares arrefecidos a ar. Produzindo 13,6 cv a 8.500 rpm, quase equivalente à potência de uma CG 150 Titan (14,2 cv), mantém uma capacidade de carga considerável, com 25 litros sob o banco, graças à localização do radiador junto ao motor.

Em relação ao consumo de combustível, a Honda PCX 150 dos anos 2013 e 2014 é reconhecida por sua economia. Apesar de variar conforme as condições de uso e o estilo de pilotagem, muitos proprietários relatam médias de consumo na faixa de 40 a 45 quilômetros por litro, o que a torna uma opção econômica e eficiente para deslocamentos urbanos.

Na prática, o Honda PCX demonstra capacidade para lidar com vias de tráfego rápido e até mesmo estradas – algo que o Lead 110, uma scooter menor da linha Honda, não conseguia. Com uma arrancada impressionante de 0 a 60 km/h, auxiliada pelo excelente câmbio CVT e torque de 1,41 kgfm a 5.250 rpm, o PCX mostra sua eficiência. No entanto, o grande destaque está nos médios giros e em velocidades mais altas, onde o scooter demonstra disposição para manter uma velocidade de até 110 km/h, aproximando-se dos 120 km/h de velocidade máxima declarada.

Graças ao motor de 150cc, quatro tempos, arrefecido a líquido e com injeção eletrônica, o Honda PCX consegue alcançar médias de consumo que frequentemente chegam a 43,3 km por litro, tornando-o uma opção extremamente econômica para deslocamentos urbanos e viagens de média distância.

A Scooter Honda PCX 150 vem equipada com um tanque de gasolina de 5,9 litros, proporcionando uma autonomia que supera os 250 km, em média.

Em outubro de 2014, a Honda introduziu a nova versão DLX na linha da PCX 150. Esta versão se destacava pela pintura em preto fosco, contrastando com as rodas de liga leve em dourado, além dos logotipos prateados e vermelhos. Esta atualização representou a primeira mudança significativa no scooter desde seu lançamento no país.

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Modelos de 2015 e 2017

Nos anos de 2015 e 2017, a Honda PCX 150 recebeu atualizações significativas. Em outubro de 2015, o modelo produzido no Brasil apresentou suas primeiras novidades, alinhando-se visualmente com o modelo europeu. Isso incluiu um novo farol dianteiro com design redesenhado e iluminação em LED, eliminando o friso superior cromado e a estrutura que se estendia sob a bolha dianteira. Essas mudanças deram ao scooter uma aparência mais moderna e atualizada, mantendo sua posição como uma das principais escolhas no mercado de scooters.

O Honda PCX passou por alterações mecânicas, incluindo amortecedores traseiros mais resistentes aos impactos e um motor ligeiramente menor, reduzindo de 152,9 cm³ para 149,3 cm³, enquanto a potência diminuiu de 13,6 cv para 13,1 cv e o torque aumentou de 1,36 kgfm para 1,41 kgfm. O scooter manteve o câmbio automático do tipo CVT, assim como o sistema start/stop e os freios CBS de frenagem combinada.

Além disso, a Honda PCX recebeu um tanque de combustível maior, aumentando de 5,9 litros para 8 litros de capacidade, o que amplia a autonomia para mais de 300 km quando pilotado de forma econômica. Um destaque contínuo da moto é o sistema start-stop (idling stop system), que desliga o motor em paradas curtas, como em semáforos fechados, e o religa ao acelerar.

O consumo de combustível da Honda PCX diminuiu consideravelmente, alcançando uma média de até 50 km/l. Além disso, a motocicleta apresenta a tecnologia eSP+ – Enhanced Smart Power Plus – um sistema projetado para otimizar a eficiência do motor, focando na redução do consumo sem comprometer a potência.

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A linha 2017 da Honda PCX chegou às concessionárias em outubro de 2016. No entanto, seguindo a tradição das motocicletas da marca japonesa, o modelo recebeu principalmente novas opções de cores.

Embora a Honda PCX 150 seja reconhecida como uma motocicleta urbana voltada para o conforto e praticidade, a Honda decidiu oferecer uma versão com apelo mais esportivo. Chamado de PCX Sport, o modelo foi lançado em novembro de 2017.

Por um valor de R$ 11 mil (ou R$ 500 a mais do que a versão Standard), a nova configuração da Honda PCX se destaca principalmente pela combinação de cores, sem nenhuma alteração no motor e no seu consumo.

A linha 2018 do scooter foi anunciada apenas com novas opções de cores, incluindo a nova tonalidade Azul Escuro Perolizado para o modelo Standard.

No início de 2019, importantes mudanças foram introduzidas na linha da Honda PCX, que incluíram alterações visuais, acréscimo de equipamentos e um nível de segurança superior. No entanto, o motor permaneceu inalterado.

Em outubro de 2019, a Honda revelou a linha 2020 com foco em melhorias significativas na segurança. Após introduzir freios ABS em toda a linha no ano anterior, o scooter agora contava com uma versão mais acessível equipada com esse recurso. Mesmo com tantas novidades no ano anterior, o visual e a parte mecânica permaneceram inalterados.

Modelos 2023 e 2024

Somente em 2023, a Honda PCX passou por uma reformulação significativa em seu motor. Entre as novidades da Honda PCX 2023, um novo motor maior foi introduzido na scooter, aumentando sua capacidade de 150 para 160 cilindradas. Além disso, um novo quadro, mais leve em 760 gramas, foi desenvolvido para sustentar o propulsor.

O motor monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração líquida foi ampliado de 149 cm³ para 156,9 cm³, resultando em um aumento na potência de 13,2 cavalos para 16 cavalos, enquanto o torque passou de 1,38 kgfm para 1,50 kgfm. Com o aumento do diâmetro e do curso do pistão, a taxa de compressão aumentou de 10:1 para 12:1, mantendo-se o uso exclusivo de gasolina como combustível.
Assim como o modelo anterior, o novo motor da Honda PCX mantém o sistema Idling Stop, que desliga automaticamente o motor ao parar no semáforo com o freio acionado.

Segundo a Honda, o consumo de combustível da nova PCX é ainda menor em comparação ao modelo anterior. Enquanto a PCX 150 percorria 41,4 km com um litro de gasolina, a PCX 160 agora faz 44 km por litro, ambos em condições de uso urbano.

Outras mudanças foram implementadas, incluindo a inversão da posição dos amortecedores traseiros e a introdução de novos cursos em ambas as suspensões, com a roda traseira reduzida de 14 para 13 polegadas. Além disso, pneus de baixa resistência à rolagem foram adicionados para aumentar a eficiência energética, e o sistema de escape recebeu um silencioso maior.

Fotos da Honda PCX 2024

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Detalhes da Honda PCX 2024

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Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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