Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

A Honda XRE 300 não tá mais sendo fabricada. Mesmo sem anúncio oficial, não dá mais pra achar o modelo no site da marca. Eles tão focando na nova Honda XRE Sahara, que tá de volta e é bem falada. A XRE 300, que sumiu do site, deu dor de cabeça pra quem teve. Será que ainda vale a pena pegar uma XRE 300 em 2024? Bora descobrir!

honda-xre-300-vale-a-pena-construcao Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Com design top e segurança na pista, a XRE 300 é aquela moto pronta pra encarar qualquer chão, combinando direitinho com quem curte aventura. Quer saber as vantagens dessa belezinha? Então, dá uma olhada nas características principais: o visual, a segurança e a tecnologia.

Design

No quesito visual, a XRE 300 se destaca com um design robusto e chamativo. A moto moderna e elegante vem com uma tampa articulada no tanque, ajudando a controlar a evaporação do combustível e evitando desperdício na hora de abastecer.

As carenagens do tanque não ficam atrás, realçando o estilo aventureiro da XRE 300. Além de dar aquele toque de charme, elas têm uma função prática: direcionar o ar para resfriar o motor. O design das carenagens também proporciona um encaixe perfeito entre as pernas, garantindo que você pilote com segurança e conforto.

Pensando na galera que passa o dia na rua e precisa levar seus pertences, a XRE 300 tem um bagageiro com alça de alumínio. Essa belezinha não só melhora o armazenamento da bagagem, mas também está pronta para receber um bauleto. Tudo na pegada da praticidade.

Segurança

Quando o assunto é segurança, a Honda XRE 300 não brinca em serviço. Equipada com freios ABS, ela impede que as rodas travem, dando mais controle e segurança pro piloto durante a frenagem.

A suspensão dianteira da XRE 300 é outro ponto forte, com um curso mais longo do que muitas motos por aí. Isso significa desempenho de sobra, não importa o terreno. A XRE 300 tá pronta pra qualquer aventura que aparecer.

A segurança não para por aí. Com suspensão traseira pro-link e balança em alumínio, a XRE 300 garante leveza, conforto e segurança tanto pro piloto quanto pro carona. E olha só, o centro de gravidade desse modelo é bem distribuído, o que deixa a pilotagem mais fácil. A posição mais elevada no assento também faz maravilhas pelo conforto em viagens longas e no dia a dia.

E tem mais garantias de segurança na XRE 300. Trilhos de guia seguram a corrente de transmissão no lugar, tem um protetor de corrente e os pneus mistos oferecem uma frenagem eficiente, aumentando a aderência e a área de contato com o chão. E pra fechar com chave de ouro, as rodas de alumínio dão leveza e durabilidade.

Tecnologia

Em termos de tecnologia, a XRE 300 vem com um painel blackout 100% digital, que dá uma visão excelente e mostra as informações rapidinho, facilitando a vida do piloto. Esse painel é puro estilo, além de ter velocímetro, hodômetro parcial e total, medidor de combustível, tacômetro, relógio e luzes-espias.

E tem mais modernidade! Com faróis de LED, piscas e lanternas traseiras, a XRE 300 deixa a sensação de aventura e modernidade lá em cima. E, claro, melhora a segurança porque a visibilidade é top, mesmo em lugares com pouca luz.

honda-xre-300-e-boa-vale-a-pena Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Motorização

Vamos falar do coração da XRE 300: o motor. Com 291,6 cc, ele é único na turma das motos de 300 cm³. Esse motor faz bonito, poupando esforço e diminuindo barulho e vibração. É desempenho top garantido para qualquer aventura. Ah, e tem mais, a XRE 300 vem com a tecnologia FlexOne, então dá pro piloto escolher se quer abastecer com etanol ou gasolina.

A XRE 300 tá disponível em três versões: XRE 300 ABS, XRE 300 Adventure e XRE 300 Rally.

Agora, bora falar de um probleminha que rolou com alguns donos de XRE 300: o cabeçote do motor trincava. Mas, a Honda afirma que resolveu o problema. A nova XRE 300 está sem esse problema que dava dor de cabeça pros donos.
A XRE 300 podia ter dado tchau antes

A XRE 300 poderia ter dado tchau antes por um motivo. Mesmo sendo uma moto muito desejada da Honda, teve um perrengue que poderia ter levado ela pro mesmo caminho da CB 300, a sua irmã.

O grande xis da questão foi o motor que as duas compartilhavam desde o lançamento em 2009, vindo das antigas Honda Tornado e CBX 250 Twister. Esse motor, que foi de 249 cm³ para 291 cm³, até tinha uma potência boa de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque de 2,81 kgfm a 6.000 rpm. Esses números são bons para a categoria, só que teve um probleminha chato nos efeitos do cabeçote.

A adaptação desse motor para a XRE 300 resultou em um pepino sério de superaquecimento, que acabou causando trincas no cabeçote e vazamento de óleo. Essa parada gerou uma dor de cabeça pros donos que poderia ter sido evitada. honda-xre-300-boa-vale-a-pena-comprar Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Correção do problema

A salvação da XRE 300 rolou em 2015, quando a Honda deu um trato no modelo. As versões de 2016 vieram com ajustes no motor, e os problemas chatos com o cabeçote ficaram pra trás. Um alívio total pra Honda, que quase perdeu os dois modelos 300, já que a CB ficou de fora e saiu de cena. Só a XRE se safou do sufoco.

A atualização do motor foi pesada: reforço nas paredes, melhorias no sistema de ventilação e até um cabeçote novinho em folha. A mudança da vela, agora chamada de “vela fina”, também ajudou a dar um up no modelo.

A XRE 300, a partir desse trato, passou a vir com um motor monocilíndrico de 4 tempos e 291 cm³, mandando até 25,6 cv a 7.500 rpm e 2,80 kgf.m a 6.000 rpm. A caixa de marchas continuou com 5 velocidades. A XRE 300 saiu dessa turbulência com força total!

Vale a pena?

A Honda XRE 300 é uma moto que encara de tudo. Se sai bem nos buracos da cidade, é ágil nas ruas, confortável na estrada e encara sem medo os desafios da terra, até nos trechos mais complicados. E olha, o visual dela também é um ponto forte. Não é à toa que vende tanto.

A principal concorrente dela é a XTZ 250 Lander, conhecida pelos brasileiros desde 2006 e com uma repaginada em 2018, ganhando novo visual, ABS e outras melhorias. Elas têm muita coisa em comum na proposta, desempenho, consumo e até nas vendas.

Quem escolhe a Honda pode dar uma personalizada, já que tem três opções de cores e grafismos. Mas, meu chapa, prepara o bolso. A ABS tem um preço sugerido de R$ 23.120, mas nas lojas acaba saindo por R$ 27.576, segundo a Fipe. Já as Adventure e Rally têm PPS de R$ 23.670, mas os preços nas concessionárias ficam em R$ 28.125 e R$ 28.174 (Fipe). A Lander não fica muito atrás, com PPS de R$ 22.990 e valor Fipe de R$ 24.276.

A XRE 300, mesmo passando por apertos, sempre foi queridinha e vendeu muito. Por isso, a marca fez um esforço e manteve ela no mercado por mais de 10 anos. Na última versão, a XRE 300 começava em R$ 23.810 para o modelo básico e R$ 24.350 para as versões Rallye e Adventure. Vale a pena? A galera parece que acha que sim!

Por Fim…

Se curtiu as dicas, manda ver e compartilha com a galera! E não esquece de ficar ligado nas novidades aqui no Site MOTOS.net.br. Dá umas curtidas nas fotos e bora rodar por aí com estilo!

Fotos da Honda XRE 300

honda-xre-300-vale-a-pena-design Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?honda-xre-300-e-boa-vale-a-pena-comprar Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?honda-xre-300-vale-a-pena-mecanica Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?honda-xre-300-vale-a-pena-comprar Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024? honda-xre-300-vale-a-pena-analise Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Detalhes da Honda XRE 300

honda-xre-300-vale-a-pena-roda-e-motor Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?honda-xre-300-vale-a-pena-farol-traseiro Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?honda-xre-300-vale-a-pena Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?honda-xre-300-vale-a-pena-farol-frontal Honda XRE 300 é boa? Vale a pena comprar em 2024?

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
Deixe seu comentário