Honda CBR 1000RR 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

A trajetória da Honda Fireblade começou em 1992 com o modelo CBR 900 RR. Desde então, a linha tem evoluído, trazendo tecnologia de competição para as ruas. Agora, destacamos o modelo de 1000 cilindradas, a Honda CBR 1000RR Fireblade, também conhecida como Fireblade 1000. Vamos conhecer mais sobre essa superesportiva.

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A Fireblade 1000 cc

Em 2004, a Fireblade 1000 cc surgiu como resultado da influência dos motores de 1.000 cm³ da MotoGP. O modelo trouxe inovações notáveis, como o Honda Eletronic Steering Damper, um amortecedor eletrônico de direção de série, e a balança traseira Unit Pro-Link.

Inspirada na RC211V, pilotada por Nick Hayden e pelo brasileiro Alex Barros, a Fireblade 1000 cc apresentava um design marcante, com a saída do escapamento sob o assento. Seu motor de 998 cm³, um quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas e arrefecimento a líquido, entregava uma potência máxima de 173 cv a 11.250 rpm e torque de 11 kgf.m a 8.500 rpm.

Em 2006, a superbike passou por melhorias significativas, incluindo uma nova balança traseira mais leve, revisões nas suspensões e a adição de um novo sistema de escapamento.

Fireblade 2008

O ano de 2008 marcou o surgimento de uma nova geração da Fireblade 1000 cc. A superesportiva passou por uma renovação completa, abrangendo aspectos mecânicos, visuais e eletrônicos. O motor, mantendo sua essência, aumentou para 999,8 cm³, elevando a potência para 178 cv a 12.000 rpm, enquanto o torque cresceu para 11,4 kgf.m a 8.500 rpm.

O chassi também foi totalmente reformulado, resultando em uma redução de peso de dois quilos, totalizando apenas 177 kg. Com um tanque de 17,7 litros, a moto oferecia uma eficiência de consumo variando entre 15,45 km/l e 18,40 km/l, dependendo da sede por velocidade do piloto.

No aspecto estético, as linhas adotaram uma abordagem mais arredondada e minimalista, abandonando os ângulos retos. A Honda introduziu um novo sistema de escapamento, notavelmente curto e posicionado na lateral direita, antes do término da balança.

O modelo trouxe consigo novos recursos, como um amortecedor eletrônico de direção e uma embreagem deslizante, projetada para evitar o travamento da roda traseira durante reduções bruscas de marcha. No entanto, somente em 2010 a superbike recebeu seu primeiro sistema de freios ABS com controle eletrônico.

CBR 1000RR Fireblade 2017

A Honda revelou a nova geração da CBR 1000RR durante o Intermot 2016. O modelo apresentou uma renovação visual, com uma rabeta e carenagem mais compactas. O motor recebeu atenção especial, proporcionando 191,7 cv a 13.000 rpm e um torque de 11,82 kgf.m a 11.000 rpm.

Além disso, a moto pesava aproximadamente 194 kg, dependendo da versão. A tecnologia avançou consideravelmente, incluindo um sistema semi-ativo de suspensões, freios ABS, modos de pilotagem, controle de tração e quickshifter.

A Nova CBR 1000RR-R

Em 2020, testemunhamos o surgimento da nova geração da Fireblade 1000, agora conhecida como CBR 1000RR-R. Mais do que um simples “R” no nome, esta superbike adotou um novo projeto, aproximando-se ainda mais da eletrônica e mecânica da RC 213V, pilotada por Marc Márquez na MotoGP.

O motor de 999 cm³ passou por uma reformulação completa, resultando em impressionantes 217 cv a 14.500 rpm e 11,52 kgf.m de torque a 12.500 giros. Toda essa potência impulsiona a moto, que pesa apenas 201 kg em ordem de marcha, considerando todos os fluidos e o tanque cheio.

Este modelo oferece uma gama de recursos avançados, incluindo suspensão semi-ativa Öhlins, freios Brembo, controle anti-wheelie, ABS comutável, mapas de potência e controle do nível de atuação do freio motor, entre outros. No entanto, é importante considerar que o consumo de combustível em uma esportiva pode não ser o mais otimizado.

Com um tanque de 16,2 litros, mesmo adotando uma pilotagem cautelosa, os motociclistas conseguem alcançar apenas cerca de 17 km/l, resultando em uma autonomia média de aproximadamente 270 km.

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Ficha Técnica da Nova CBR 1000RR-R 2024

A Honda Racing Corporation (HRC), divisão de alto desempenho da marca japonesa, orgulhosamente apresenta no Brasil a Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2024.

A nova linha da emblemática moto esportiva da Honda é marcada pela edição especial na cor Preto Pérola Morion Black. Mantendo a tradição de alto desempenho e tecnologia que a tornou uma referência nas pistas ao longo dos anos, a nova Fireblade promete impressionar os entusiastas.

Design

Esta nova opção de cor se destaca entre as disponíveis no mercado, incluindo a icônica Vermelho Grand Prix, inspirada nas motos da equipe oficial Honda no Mundial de Superbike, e a “30th Anniversary Edition”, com grafismos em fundo branco perolizado, uma homenagem à primeira Fireblade lançada em 1992.

A nova opção de pintura da Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2024 é uma mescla intrigante de preto fosco alternado ao preto brilhante, com grafismos sutis em prata e dourado. Elementos impactantes, como as rodas e a suspensão dianteira douradas, se harmonizam com a tonalidade cinza-titânio da ponteira de escape Akrapovic.

Neste conjunto visual, os logos HRC na carenagem frontal e o “badge” Honda em fundo vermelho aplicado ao tanque ganham ainda mais destaque, destacando a identidade e o prestígio da marca.

Motorização

No que diz respeito ao aspecto técnico, a Honda optou por não realizar alterações significativas. O motor de quatro cilindros em linha da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP continua entregando 216,2 cv de potência a 14.500 rpm e um torque de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm. Este propulsor é composto por pistões de alumínio forjado, bielas de titânio e uma arquitetura que prioriza o baixo peso e dimensões compactas, resultando em um posicionamento ideal no chassi. Esse design favorece a obtenção de um centro de gravidade ótimo, garantindo um equilíbrio notável.

Recursos

No aspecto eletrônico, a Fireblade 2024 mantém suas características distintivas. O controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control, o acelerador eletrônico e os modos de condução correspondentes que regulam quatro parâmetros essenciais – potência (P), freio-motor (EB), atuação do controle de empinada (W) e HSTC (T) – continuam presentes.

O cockpit está equipado com um painel de tela TFT de 5 polegadas, totalmente personalizável por meio de um comando localizado no punho esquerdo. Além disso, o sistema Smart-Key, uma chave presencial, adiciona praticidade ao uso da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP. O controle de arrancada ajustável e o quick-shifter bidirecional complementam o conjunto de recursos padrão da motocicleta.

Chassi e Suspensões

O chassi em alumínio com arquitetura Diamond, que recebe um acabamento em preto fosco, é uma característica marcante da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2024. Este chassi está associado a suspensões modernas e eficientes.

Na parte traseira, encontramos o conjunto mola-amortecedor Öhlins TTX36 Smart-EC, completamente ajustável, que opera em conjunto com um braço oscilante de alumínio. O desenho desse braço foi inspirado na Honda RC 213V da MotoGP, garantindo uma conexão direta com a tradição de corrida da marca.

A suspensão dianteira é uma Öhlins NPX, invertida, equipada com tubos de 43 mm de diâmetro, proporcionando precisão e estabilidade em curvas e em altas velocidades.

No departamento de frenagem, a Fireblade 2024 apresenta discos dianteiros generosos de 330 mm de diâmetro, combinados com pinças Brembo Stylema. Na traseira, um disco simples de 220 mm completa o sistema de freios, assegurando uma frenagem eficaz e controlada em todas as situações.

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Preço da nova Honda CBR 1000RR 2024 

A nova Honda CBR 1000RR-R SP 2024 estará prontamente disponível nas concessionárias Honda Dream.

Para a versão preta e vermelha, o preço sugerido é de R$ 193.500,00, enquanto a versão branca (Pear Glare – 30th Anniversary Edition) tem o preço sugerido de R$ 198.500,00. Ambas oferecem uma garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Por Fim…

E aí, gostou de conhecer mais sobre a emocionante Honda CBR 1000RR-R SP 2024? Se sim, compartilhe essa descoberta com seus amigos e familiares apaixonados por motos.

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Curta também as fotos incríveis que temos para você! A aventura sobre duas rodas nunca foi tão emocionante.

Fotos da Honda CBR 1000RR 2024

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Fotos da Honda CBR 1000RR 2024

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Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
1 comentário
  • Responder

    Boa noite!
    Estou interessado na CBR1000RR 2024.
    Gostaria de saber valores.
    Att.
    Geovane

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