Honda Elite 125 ainda vale a pena comprar? Preço de uma usada

A Honda Elite 125 ganhou espaço nas ruas brasileiras desde seu lançamento, chamando atenção pelo design moderno, pela leveza na pilotagem e pelo conforto que oferece para o dia a dia. Mas será que em 2025 ainda vale a pena comprar uma Honda Elite 125 usada? Qual o preço atual no mercado de seminovas? Quais são os apelidos mais populares dados pelos donos dessa scooter urbana?

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Se você está pensando em comprar uma motinha econômica, urbana e com aquele visual charmoso que não passa despercebido no trânsito, então esse artigo vai te ajudar a tomar uma decisão com mais segurança.

Apelidos para motos: Por que a Elite 125 ganha tantos?

Antes de falar do preço e se vale a pena ou não, vamos entrar no assunto que muitos fãs de duas rodas curtem: os apelidos carinhosos ou engraçados que donos colocam em suas motos. A Elite 125, por ser pequena, elegante e prática, virou alvo fácil para nomes criativos.

Ela tem uma “cara” que inspira personalidade, principalmente nas cores branca, preta ou vermelha. Além disso, por ser mais compacta, recebe muitos apelidos que brincam com o tamanho e a velocidade.

Apelidos populares da Honda Elite 125

Veja alguns apelidos comuns ou engraçados dados por donos e fãs:

  • Elitosa
  • Branquinha
  • Pretinha
  • Vespinha
  • Jet Elite
  • Foguetinho
  • Scooter Girl
  • Carrinho de Rolimã Turbo
  • Bicuda
  • Motonete Valente
  • Elite Veloz
  • Chiquetosa
  • Minerva
  • Espetinho da Honda
  • Bonequinha

Cada apelido mostra o carinho que os donos têm por essa motinho. Muitos personalizam com adesivos, retrovisores diferenciados, capas de banco ou até envelopamento para reforçar esse nome de batismo.

A Honda Elite 125 ainda vale a pena em 2025?

A resposta rápida é: sim, mas depende do uso que você pretende dar. A Elite 125 é ideal para quem precisa de uma moto prática e econômica para uso urbano. Ela não é recomendada para rodovias ou longas distâncias, mas é excelente para:

  • Trabalhar com entregas leves
  • Ir para a faculdade
  • Circular em bairros e centros urbanos
  • Evitar trânsito
  • Economizar com combustível

Ela conta com partida elétrica, câmbio automático (CVT), freio combinado (CBS) e painel 100% digital. É muito boa para iniciantes também, já que não exige troca de marchas e tem uma ciclística leve.

Vantagens da Honda Elite 125

  • Econômica (faz entre 35 e 45 km/l)
  • Leve, fácil de pilotar
  • Design bonito e moderno
  • Freio CBS que ajuda na frenagem equilibrada
  • Baixa manutenção
  • Confiabilidade da marca Honda

Pontos negativos a considerar

  • Porta-objetos pequeno
  • Suspensão dianteira dura
  • Roda dianteira aro 12 e traseira aro 10 (pouca estabilidade em buracos)
  • Baixo desempenho para subidas com garupa
  • Autonomia reduzida (tanque de 6,4 litros)

Preço da Honda Elite 125 usada em 2025

O valor de uma Honda Elite 125 usada depende bastante do estado de conservação, ano do modelo, quilometragem e se houve ou não customizações. Mas para te ajudar, fizemos uma média de preços com base no mercado atual de seminovas.

Preços médios por ano:

  • Elite 125 2019: entre R$ 8.500 a R$ 10.000
  • Elite 125 2020: entre R$ 9.000 a R$ 10.500
  • Elite 125 2021: entre R$ 9.500 a R$ 11.000
  • Elite 125 2022: entre R$ 10.000 a R$ 11.800
  • Elite 125 2023: entre R$ 11.000 a R$ 12.800
  • Elite 125 2024: entre R$ 12.500 a R$ 13.800

Esses valores podem mudar de acordo com a cidade, a quantidade de donos anteriores, revisões feitas na concessionária e até o visual (pinturas personalizadas podem valorizar ou desvalorizar, dependendo do gosto do comprador).

Vale mais comprar uma nova ou uma usada?

Se o objetivo for economia, uma usada em bom estado compensa bastante, principalmente se você encontrar uma com menos de 15 mil km rodados e com todas as revisões em dia. O modelo novo está custando cerca de R$ 14.500 a R$ 15.900 na versão 0km, e às vezes é possível encontrar seminovas com baixa quilometragem por cerca de R$ 11 mil.

Vantagens de pegar usada:

  • Economia de até R$ 4 mil
  • Já vem emplacada
  • Pode ter acessórios inclusos
  • Maior margem para negociação

Desvantagens:

  • Pode não ter garantia de fábrica
  • Possível desgaste de peças
  • Valor do seguro pode variar mais

Dicas para comprar uma Honda Elite 125 usada

Se você está decidido a comprar uma Elite usada, aqui vão algumas dicas importantes:

  1. Verifique a procedência:
    Evite comprar de vendedores sem referência. Dê preferência a revendedoras confiáveis ou vendedores particulares com histórico completo da moto.
  2. Cheque o número do chassi e motor:
    Certifique-se de que os números batem com o documento.
  3. Teste o funcionamento:
    Dê uma volta, observe se há barulhos estranhos, falhas na partida ou problemas na frenagem.
  4. Inspecione os pneus, freios e suspensão:
    São itens que impactam diretamente no custo de manutenção.
  5. Veja se tem acessórios inclusos:
    Às vezes o vendedor deixa baú, capa de banco, protetores ou outros itens que fazem diferença.

Elite 125 x concorrentes: vale mais que outras scooters?

Hoje em dia, a Elite 125 ainda é uma opção de entrada entre as scooters. Porém, existem outras concorrentes como:

  • Yamaha Neo 125: mais cara, mas com motor mais forte
  • Shineray Jet 125: bem mais barata, mas perde em durabilidade
  • PCX 160 (também da Honda): nível superior, porém com valor acima de R$ 20 mil

Para quem quer economia, uma moto compacta e que aguenta o tranco da cidade, a Elite ainda faz bonito.

A Honda Elite 125 continua sendo uma boa escolha em 2025 para quem precisa de uma scooter urbana, leve, econômica e com a qualidade da Honda. Dá pra achar modelos bem cuidados por bons preços no mercado de usadas, e ainda por cima deixar sua marca dando um apelido estiloso para sua moto.

Se você está com orçamento apertado e precisa de mobilidade rápida e barata, vale sim dar uma chance para a Elitosa, Espetinho, Branquela ou qualquer outro nome que combine com ela e com seu estilo.

Pierre Barros Sou Pierre Barros, apaixonado por velocidade e motos desde criança. Nasci em Recife/PE mas me mudei para São Paulo ainda na adolescência, me formei em Fotografia pelo SENAC e em Gestão Financeira na UNIP. Meu hobby favorito é escrever sobre o universo duas rodas (quando não estou andando de moto, claro). Atualmente tenho duas motos, uma Scooter Honda ADV para o dia a dia e uma Kawasaki Ninja 1000 para acelerar nos finais de semana.
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