Quais motos mais díficeis de vender e que ficam encalhadas?
Vender uma moto usada pode parecer simples, mas nem sempre é. Enquanto alguns modelos saem rapidamente dos classificados, outros ficam encalhados por meses, mesmo em bom estado. Existem motos que, por diversos motivos, como consumo elevado, custo de manutenção, má fama ou simplesmente desinteresse do público, são difíceis de passar pra frente.

Se você está pensando em comprar uma moto e não quer cair numa furada na hora da revenda, ou se já tem uma e quer entender por que está difícil vender, esse artigo vai te ajudar. Vamos listar as motos que mais encalham no mercado brasileiro, explicar os motivos e dar dicas práticas pra evitar prejuízos.
Por que algumas motos encalham nas revendas?
Antes da lista, vale entender os principais fatores que fazem uma moto ficar parada no estoque ou em anúncios de particulares:
- Alta manutenção: modelos com peças caras ou difíceis de achar afastam compradores.
- Consumo elevado de combustível: motos beberronas não agradam quem busca economia.
- Visual fora de moda ou estranho: estética ainda conta muito na escolha.
- Histórico de problemas crônicos: fama de moto problemática pesa na decisão.
- Pouca aceitação de mercado: algumas motos não têm apelo comercial.
- Seguro caro ou difícil de fazer: atrapalha ainda mais a venda.
Sabendo disso, vamos agora às motos que costumam ser mais difíceis de vender no Brasil.
Motos que encalham com mais frequência no mercado
1. Dafra Kansas 150
Apesar de ter um visual custom atrativo, a Dafra Kansas 150 sofre com a imagem de má qualidade. Peças difíceis de encontrar e histórico de baixa durabilidade fizeram ela se tornar uma moto difícil de revender. Muitos donos reclamam que os interessados somem depois de pesquisar mais sobre o modelo.
2. Sundown Web 100 / STX 200
Essas motos da Sundown até tiveram algum sucesso nos anos 2000, mas com o fim da marca, virou dor de cabeça para revender. A dificuldade em encontrar peças e mão de obra especializada derrubou o interesse do mercado.
3. Kasinski Mirage 250
Outro exemplo de moto com visual lindo, estilo custom, mas que não segura o valor de mercado. Problemas mecânicos recorrentes e a saída da marca do Brasil tornam a revenda bem complicada. Quem tem uma dessas normalmente demora meses pra conseguir vender.
4. Dafra Apache 150 / 200
Mesmo sendo uma moto com bom desempenho, o modelo Apache da Dafra não pegou no gosto do brasileiro. A revenda é lenta, principalmente pela desconfiança com a marca e dificuldade em encontrar peças originais com facilidade.
5. Traxx JL 125 / Sky 110
Essas motos chinesas chegaram no mercado como opção barata, mas sofreram com preconceito por falta de confiabilidade. A pouca presença da marca no pós-venda faz os compradores fugirem.
6. BMW G 650 GS Sertão
Apesar de ser da BMW, esse modelo sofre na revenda por causa do alto custo de manutenção e seguro salgado. Muitos compradores olham e desistem quando colocam na ponta do lápis os custos para manter a moto.
7. Suzuki Yes 125
Mesmo sendo confiável e econômica, a Suzuki Yes sofre por ter saído de linha e perder espaço para modelos mais modernos da concorrência. O desinteresse do público faz com que fique mais tempo encalhada nos anúncios.
8. Honda PCX antigas (sem ABS)
A linha PCX é popular, mas as versões antigas, sem freios ABS e com problemas de suspensão traseira, acabam ficando mais tempo no estoque das lojas. Muitos preferem pagar um pouco mais em um modelo novo e atualizado.
9. Yamaha Fazer 250 antiga (carburada)
As versões carburadas da Fazer 250 sofrem por conta do consumo mais alto, manutenção mais complicada e estética ultrapassada. A maioria dos compradores busca as versões com injeção eletrônica.
10. Moto elétrica usada (diversas marcas)
As motos elétricas ainda têm pouco apelo no Brasil. O medo com a duração da bateria, o baixo desempenho e o preconceito do mercado dificultam muito a venda de motos elétricas usadas.
Motivos que mais fazem motos encalharem
Além dos modelos citados acima, existem algumas características que desvalorizam qualquer moto e fazem ela demorar para ser vendida, mesmo que o modelo em si seja conhecido:
1. Modificações exageradas
Motos muito alteradas, com escapamento barulhento, suspensão rebaixada, pintura fora do padrão ou alterações no motor, assustam possíveis compradores. Muita gente quer uma moto o mais original possível.
2. Muitos donos anteriores
Uma moto que já passou por muitas mãos gera desconfiança, mesmo estando com a documentação em dia. O histórico de manutenção fica nebuloso.
3. Multas e pendências
Débitos no DETRAN, IPVA atrasado ou problemas de documentação afastam imediatamente compradores. Muitos nem voltam a perguntar.
4. Manutenção mal feita ou gambiarra
Motos que apresentam barulhos estranhos, vazamentos de óleo, gambiarras mal feitas ou pneus carecas não vendem fácil, mesmo com preço baixo.
5. Ano muito antigo
Mesmo que esteja conservada, uma moto com mais de 10 anos acaba ficando encalhada pelo simples fato de ser antiga e ter menos tecnologia.
Como evitar comprar uma moto que vai ser difícil de vender?
Se você está pensando em comprar uma moto e não quer encalhar com ela no futuro, siga essas dicas:
- Prefira marcas consolidadas como Honda e Yamaha
- Pesquise o histórico do modelo no mercado de usados
- Evite motos de marcas que saíram do Brasil
- Fuja de modelos com fama de beberrões ou quebradores
- Escolha motos com visual mais neutro, sem exageros
- Verifique o preço médio de revenda no OLX, Webmotors ou Mercado Livre
- Sempre veja se tem rede de assistência e peças disponíveis na sua região
O que fazer se a sua moto está encalhada?
Se você já tem uma moto difícil de vender, calma. Ainda dá pra mudar esse cenário com algumas ações:
1. Faça uma boa limpeza e fotos caprichadas
Anúncio com fotos escuras ou sujas repele o comprador. Moto limpa e com boas fotos valoriza.
2. Seja transparente no anúncio
Fale a verdade. Informe o estado da moto, o motivo da venda, o que precisa fazer e o que já foi feito. Isso gera confiança.
3. Aceite troca ou proposta
Se o modelo é difícil de vender, talvez valha aceitar troca por outra mais comercial ou baixar um pouco o valor.
4. Ofereça parcelamento no cartão
Mesmo que tenha taxa, parcelar no cartão ajuda muita gente a fechar negócio.
5. Anuncie em vários canais
Use OLX, Facebook Marketplace, grupos de motos e até placa na moto. Quanto mais gente ver, mais chance de vender.
Nem toda moto é fácil de vender, e isso depende de muitos fatores, desde o modelo até o estado geral e o histórico de manutenção. Alguns modelos, mesmo bonitos, acabam encalhando por conta de má fama ou alto custo de manutenção. Por isso, antes de comprar ou vender, pesquise bem o comportamento do mercado.
Se você já está com uma moto encalhada, tenha paciência, capriche nos anúncios e considere ajustar preço ou aceitar proposta. E se vai comprar, pense não só no agora, mas também na facilidade de revenda futura.
Com informação, planejamento e bom senso, dá pra evitar cair numa cilada e garantir que sua moto nunca fique esquecida na garagem.