20 Melhores Motos dos Anos 2000
Os anos 2000 foram uma virada de chave para o mundo das motos. Foi nessa década que designs ousados começaram a se misturar com tecnologia de ponta, desempenho esportivo e conforto. Para quem viveu essa época ou está conhecendo agora as relíquias da década, é impossível não lembrar de nomes como Hornet, R1, GSX-R, Sahara e tantas outras que brilharam nas ruas, estradas e garagens dos apaixonados por duas rodas.
Neste artigo, vamos listar as 20 melhores motos dos anos 2000, destacando o que cada uma teve de especial e porque elas ainda são lembradas (e desejadas) até hoje.
O que fez as motos dos anos 2000 serem tão marcantes?
Antes da lista, vale entender por que essa década foi tão importante:
- Foi o auge da popularização das esportivas de média e alta cilindrada.
- Houve grande avanço em injeção eletrônica, freios ABS e refrigeração líquida.
- Começaram os primeiros modelos com painel digital, além de design mais agressivo e aerodinâmico.
- A indústria começou a pensar mais no conforto sem abrir mão do desempenho.
Agora vamos direto para a seleção.
1. Honda CB 600F Hornet
A queridinha do Brasil. A Hornet surgiu nos anos 90, mas foi nos anos 2000 que virou febre. Com seu motor quatro cilindros derivado da CBR 600, desempenho forte, ronco inconfundível e visual esportivo, ela virou símbolo de status e potência.
Destaques:
- 102 cv de potência
- Injeção eletrônica a partir de 2008
- Um dos roncos mais marcantes
2. Yamaha YZF-R1
Essa sim era para quem não brincava em serviço. A R1 já era um ícone nos anos 90, mas nos anos 2000 ela recebeu atualizações absurdas, se tornando ainda mais ágil e poderosa. Era o topo da cadeia entre as superesportivas.
Destaques:
- Motor de 998cc
- Alta performance nas pistas
- Design futurista e agressivo
3. Suzuki GSX-R1000
Conhecida como “Gixxer”, a GSX-R1000 surgiu no comecinho dos anos 2000 e rapidamente conquistou os corações que queriam velocidade e precisão. Foi concorrente direta da R1 e CBR 1000RR.
Destaques:
- Estabilidade em curvas
- Freios fortes e precisos
- DNA de pista
4. Honda CBR 600RR
A esportiva perfeita para quem queria desempenho de pista com toque urbano. A CBR 600RR trouxe uma proposta agressiva com motor potente e carenagem aerodinâmica.
Destaques:
- Motor de 120 cv
- Equilíbrio entre peso e potência
- Excelente em curvas
5. Yamaha Fazer 250
A Fazer chegou em 2005 e virou referência entre as 250cc. Era perfeita para quem queria uma moto econômica, moderna e confiável. Ela foi muito usada para trabalho e lazer.
Destaques:
- Injeção eletrônica
- Consumo excelente
- Estilo esportivo
6. Honda CG 150 Titan
Essa foi uma verdadeira guerreira urbana. A CG 150 Titan surgiu como uma evolução da tradicional CG 125, e entregava mais torque, estabilidade e presença.
Destaques:
- Durabilidade mecânica
- Baixo custo de manutenção
- Ótima revenda
7. Kawasaki Ninja ZX-6R
Se você curtia esportividade com controle total, a Ninja ZX-6R era uma escolha de ouro. Ela foi muito usada em pistas, mas também apareceu bastante nas ruas.
Destaques:
- Alta rotação
- Suspensão firme
- Visual impactante
8. Honda XRE 300 (lançada em 2009)
Mesmo no finalzinho da década, a XRE chegou com uma proposta aventureira e urbana ao mesmo tempo. Ela misturava conforto de trail com pegada de uso diário.
Destaques:
- Suspensão elevada
- Tanque de boa capacidade
- Ideal para viagens curtas
9. Yamaha XT 660R
Se o assunto é versatilidade e aventura, a XT 660 foi soberana. Era robusta, forte, e dominava tanto o asfalto quanto terrenos difíceis.
Destaques:
- Torque elevado
- Refrigeração líquida
- Motor monocilíndrico confiável
10. Honda CBX 250 Twister
Lançada no início dos anos 2000, a Twister foi um marco entre as motos de média cilindrada. Ideal para o uso urbano e estradeiro, tinha bom torque e conforto.
Destaques:
- Baixo consumo
- Estilo esportivo
- Ideal para iniciantes
11. Dafra Apache 150
Apesar da resistência inicial, a Apache ganhou espaço pela boa performance, painel moderno e agilidade urbana. Foi uma boa opção de custo-benefício.
Destaques:
- Painel completo
- Boa ciclística
- Preço competitivo
12. Yamaha R6
Para quem queria algo entre a R1 e uma moto urbana, a R6 oferecia muita adrenalina. Era extremamente leve, potente e ágil.
Destaques:
- 600cc com alma de 1000cc
- Design chamativo
- Forte nas pistas
13. Honda NX4 Falcon
Grande sucesso entre 2000 e 2008, a Falcon conquistou os trilheiros e também os viajantes. Confortável, com motor de 400cc, era valente e resistente.
Destaques:
- Conforto para duas pessoas
- Boa autonomia
- Facilidade de manutenção
14. BMW F 650 GS
Essa foi a porta de entrada da BMW no mercado de aventureiras mais acessíveis. Motor confiável, conforto e muito estilo europeu.
Destaques:
- Suspensão macia
- Confiabilidade
- Estilo premium
15. Kasinski Comet 250
Apesar de ser de uma marca que saiu do Brasil, a Comet 250 marcou a década com seu visual de moto maior e pegada esportiva.
Destaques:
- Dois cilindros
- Design chamativo
- Boa estabilidade
16. Yamaha Crypton
Era pequena, mas fazia bonito. A Crypton era econômica, leve e perfeita para o dia a dia. Fez muito sucesso entre entregadores e iniciantes.
Destaques:
- Econômica
- Simples e eficiente
- Baixo custo de manutenção
17. Honda Pop 100
A Pop era (e ainda é) sinônimo de economia. Simples, leve e resistente, foi ideal para pequenas cidades e uso rural.
Destaques:
- Manutenção barata
- Leveza
- Fácil de pilotar
18. KTM Duke 690 (final da década)
A KTM chegou com motos nervosas e visual radical. A Duke 690 era um exemplo de potência, leveza e agressividade urbana.
Destaques:
- Torque insano
- Visual street
- Alta performance
19. Triumph Speed Triple
Não era comum no Brasil, mas quem conhecia sabia: essa naked era sinistra. Estilo bruto e motor potente eram os pontos fortes.
Destaques:
- Visual minimalista
- Motor três cilindros
- Posição de pilotagem agressiva
20. Yamaha TDM 900
Moto grande, confortável e perfeita para quem viajava muito. Era meio touring, meio naked. Tinha torque de sobra e muito conforto.
Destaques:
- Confortável para longas distâncias
- Boa estabilidade
- Estilo clássico
Por que essas motos ainda são lembradas?
Mesmo com o passar do tempo, muitas dessas máquinas ainda circulam pelas ruas, em ótimo estado. Algumas viraram clássicos modernos, outras ainda são vendidas como semi-novas disputadíssimas. O motivo? Qualidade mecânica, durabilidade e apelo emocional.
Os anos 2000 foram generosos para os amantes das duas rodas. Das esportivas brutais às utilitárias que nunca quebravam, foi uma década rica em opções, tecnologia e estilo. Essas 20 motos marcaram época e, pra muita gente, são lembradas com carinho até hoje — e continuam inspirando gerações.
